quarta-feira, 18 de abril de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

LEMBRANDO JOÃOZINHO TRINTA PARA
EXPLICAR ALGUNS DOS NOSSO FENÔMENOS
Cachoeira. Mensalão. Queda de ministros. Suspeitas de corrupção. Denúncias que não acabam mais. Governos e Prefeituras contratando fantasmas. Assembleias Legislativas gastando exageros para manter mordomias de deputados. Câmaras Municipais trabalhando para si mesmas e não por suas comunidades. Obras do PAC superatrasadas. A saúde pública transformada em caos. A educação andando para trás. A liberalidade nas escolas já não impede que quem não estuda, não cumpre seu trabalho, leve as coisas na brincadeira, acabe sendo aprovado e siga em frente, mesmo que mal saiba ler e escrever. O setor industrial em visível decadência. A segurança pública quase um arremedo. Junto com tudo isso, o triste título de campeões nacionais em impostos. Em resumo, o quadro atual no Brasil não é dos mais animadores. Mas, mesmo assim, o povão está satisfeito. Os programas sociais nunca beneficiaram tanta gente. Brasileiros que viviam na miséria absoluta foram resgatados e hoje têm pelo menos uma vida menos indigna. Os pobres subiram para perto da classe média. Os valores podem estar invertidos, mas uma verdade é inquestionável: nos últimos anos, nunca tantos brasileiros conseguiram pelo menos sair da miséria e da pobreza absolutas. E é essa gente que desconsidera os grandes problemas nacionais. E dão à Presidente Dilma Rousseff a maior aprovação que um governante teve em todos os tempos mais recentes.

Enquanto o dinheiro dos programas sociais estiver sobrando, enquanto o Bolsa Família, o Bolsa Gestante, o Bolsa Gás, o Salário para Presidiários, Auxílio Passagem e outros quetais estiverem a mil, nada afetará a popularidade do governo. Enquanto a economia estiver aquecida, também não. Até lá, não adiantam críticas nem crises. A massa de brasileiros está se lixando para essas discussões que não a afeta. Quem gosta de miséria é intelectual. Pobre gosta é de luxo, já dizia o inesquecível Joãozinho Trinta.

PEGOU FOGO
Esquentou demais a reunião de ontem da Comissão Processante, na Assembleia. Gritos, ameaças, troca de ataques. O clima esteve muito acima do esperado. Depois de várias reuniões pró forma, apenas para seguir os trâmites legais, a terça foi de pauleira pura. Jornalistas que acompanhavam o encontro foram surpreendidos com o tom da conversa. A censura proposta ao deputado Ribamar Araújo, por ter criticado duramente os seus pares e a questão de ouvir ou não testemunhas a portas fechadas causou bate boca e confusão. No final da manhã, o astral já tinha melhorado.

QUEREM COMPLICAR
A Procuradoria Geral da União complica ainda mais o projeto da transposição. O que se fala agora é que só poderão ser transpostos servidores contratados até 87. É o samba do crioulo doido, Todos os dias, saem notícias animadores de Rondônia e, ao mesmo tempo, só más notícias vindas de Brasília. A verdade é que a União vai interpor todas as dificuldades possíveis para a transposição. As coisas estão piorando, com as más notícias vindas do governo federal.

OLHA O HERMÍNIO!
Agora engrossou! Ao aceitar sua indicação como pré-candidato do PSD à Prefeitura de Porto Velho, o presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, pode ser a surpresa para o pleito de outubro. Com densidade eleitoral muito forte na Capital, Hermínio disse, em encontro de seu partido com membros do PV e PSDB, que, se convocado, topa a missão. É daquelas candidaturas que, se for confirmada, pode mexer com toda a estratégia dos demais partidos, até agora.

PACTO
O problema maior dos três partidos é que cada um deles tem um ou até dois nomes muito fortes. Como é o caso do PSDB, que tem Mariana Carvalho e o ex-promotor Ivo Benitz. O PV já se definiu por Lindomar Garçon há muito tempo. José Hermínio entraria nesse grupo, mas certamente só o fará se tiver certeza do apoio das três siglas. A ideia continua a mesma: uma pesquisa será feita lá na frente e quem estiver melhor fica com a vaga. Será que o pacto será cumprido? Esperemos para ver.

ESQUENTANDO
Os três na aliança garantem que estão juntas, mesmo depois de terem perdido o apoio do PR, de Miguel de Souza e querem buscar o nome mais forte para uni-los em busca da vitória nas urnas. Hermínio é nome quentíssimo, se entrar mesmo na disputa. Mas os outros pré também podem ser considerados entre aquelas que têm chances reais. Tanto Garçon quanto Mariana ou Benitez, no mesmo nível, podem entrar na campanha com possibilidades reais. Ou seja, a campanha em Porto Velho começa a se desenhar muito quente.

NOVENTA DIAS
O governador Confúcio Moura confirmou ontem: em 90 dias, começa a funcionar a pleno vapor toda a estrutura de atendimento do Hospital Regional de Cacoal. Confúcio garantiu que tudo está preparado para que o hospital consiga fazer todo o atendimento que potencialmente pode fazer. Atualmente, o número de pacientes não chega a 140 por dia. A partir do momento em que toda a estrutura estiver pronta e com as equipes necessários, até duas mil pessoas/dia poderão ser atendidas. Uma ótima notícia, sem dúvida, para a estrutura de saúde do Estado.

PERGUNTINHAS
Até quando o comércio vai suportar a sucessão interminável de feriados que os calendários local e nacional marcam? Fechar as portas em pleno sábado, dia de alto faturamento, não é endoidar os lojistas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário