quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

VEZES 15
As operações da Polícia Federal em 2009, conseguiram flagrar perto de 219 milhões de reais desviados dos cofres públicos. Em 2010, esse valor saltou para 1 bilhão e 500 milhões de reais. Em 2011, para 3 bilhões e 200 milhões. Os números deixam muito claro o quanto a impunidade incentiva o crime. Como ninguém paga pelo que rouba, a tendência é que esses números assustadores só aumentem.

ALGUÉM PAGOU?
É importante perguntar: de toda essa roubalheira e das dezenas de operações da Polícia Federal no país, resultou em alguma condenação? Algum desses ladrões do dinheiro público devolveram um só centavo do que roubaram? Se nada disso aconteceu, de que serviu a eficiente atuação da nossa PF?

MARCHA LENTA
Janeiro é mês de férias. Muita gente pára. No governo também. As coisas, nesse mês que abre 2012 é de freio de mão puxado. A partir do final do mês é que as coisas recomeçam com força total. Por enquanto, a hora é de esfriar a cabeça e repensar muitas coisas. É ano eleitoral e o governador Confúcio Moura quer eleger seus prefeitos. Então, terá que dar duro, de fevereiro em diante.

TRABALHO DURO
Impressionantes os números da produção da assessoria de comunicação da Prefeitura de Porto Velho. Quase três mil notícias produzidas pela equipe comandada por Nara Vargas e outros dois milhões de acessos no site oficial do município. A média foi de 250 notícias/mês; mais de oito por dia. Não se pode dizer que a equipe de jornalismo não deu duro em 2011.

MAIOR DESAFIO
Por falar em Prefeitura, o prefeito Roberto Sobrinho entra no último ano, o oitavo de seus dois mandatos. Está com mais de uma centena de obras em andamento, incluindo os viadutos. Sua principal missão em 2012 será entregar tudo à população, principalmente as obras atrasadas. Se o fizer, sai consagrado. Mas é um desafio daqueles de Hércules.

TROCAS E MAIS TROCAS
Já no governo estadual, mais mudanças em vista, pelo menos até o final de fevereiro. As trocas palacianas continuam. Muda de mãos o poder, acaba-se com algumas estruturas de apoio e cria-se outras. Quem terminou 2011 no poder, pode não estar nele em 2012. Confúcio continua suas mexidas, tentando ajustar o time. Lá por março se saberá o que mais vem por aí.

AGENDA DE FÉRIAS
Hoje é feriado de novo. Festejamos o nascimento do Estado de Rondônia. No meio da semana, no início do ano. Mas 2012 terá muito mais para quem gosta de coçar...Vários feriadões estão no calendário. É só ir agendando. Vai ser festa e mais festa, mesmo com toda a crise mundial, quando mais precisaríamos trabalhar. Mas nesse país do faz de conta, trabalhar prá que?

TRAGÉDIA
O presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia em reportagem da Globo esta semana, que há cerca de 15% de presos cumprindo pena no país mesmo sendo inocentes. Uma coisa assustadora. Se ele estiver correto, dos 473 mil detentos em prisões brasileiras, pelo menos 70 mil estão lá condenados injustamente. Uma coisa de apavorar. Tem que resolver esse absurdo já!

PERGUNTINHA
Proibir a minissaia em repartições públicas é mais importante do que se preocupar com questões de moral, como a corrupção, por exemplo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário