segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SAÚDE - Doença Reumática também pode surgir na infância

Há males que, por diversos motivos, agridem as articulações e as estruturas que as cercam. São os chamados reumatismos - e, ao contrário do que você pode pensar, eles não se restringem aos mais velhos. Tanto que no 32º Congresso Brasileiro de Reumatologia, sediado em Curitiba, muitas palestras se dedicaram a como diagnosticar e tratar corretamente essas condições na infância. Uma das principais conclusões: é necessário ficar atento a uma lista de sinais (veja alguns dos mais comuns abaixo) que apontam o dedo para esse conjunto de mais de 100 doenças. "Até porque elas podem trazer problemas para vários órgõs, não apenas às articulações"; avisa a reumatologista pediátrica Margarida Carvalho, presidente do Departamento de Reumatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pele, olhos e até coração às vezes sofrem com a inflamação gerada por vários desses transtornos. Felizmente, o tratamento precoce ajuda a, no mínimo, amenizar as consequências.

AS VERSÕES MAIS FREQUENTES
No Brasil, a febre remática lidera o ranking desse tipo de doença. Ela se origina de uma infecção bacteriana das vias aéreas superiores e pode  afetar até o coração. Em segundo lugar aparece a atrite idiopática juvenil, que acaba especialmente juntas, músculos, tendões e fígado.

A ROTINA DE QUEM TEM
Após o diagnóstico, sempre surgem incertezas sobre o que a criança pode ou não fazer. E a verdade é que isso varia de caso para caso. Mas, de acordo com margarida, se o quadro estiver controlado, em geral o exercício físico e as brincadeiras estão liberados. O importante é seguir de perto as orientações médicas.

SINAIS DE ALERTA

  • Queda e tropeços frequentes;
  • Febre prolongada ou recorrente;
  • Pedidos constantes de colo;
  • Dor, inchaço, calor e vermelhidão nas juntas;
  • Perda de peso e atraso no crescimento e
  • Alterações posturais.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia / Diário Revista


Nenhum comentário:

Postar um comentário