quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O ZIKA VÍRUS É PERIGOSO, MAS O QUE MATA MESMO É A DENGUE

Estamos preocupados com o zika vírus. E com razão. Porque ele é perigoso, essencialmente para as grávidas, já que pode causar danos cerebrais irreversíveis nos fetos.  Maia de 4 mil crianças nasceram no país, principalmente no Nordeste, com microcefalia, o que significa uma vida inteira de enormes limitações. Afora essa tragédia comas grávidas,contudo, o zika vírus não tem mais grandes perigos. Nem a Chikungunya, que causa muitas dores nas juntas, mas em poucos dias está curada. O grande perigo, contudo, temos esquecido: a velha, perigosa e mortal dengue. Só para se ter ideia, em 13 meses, seis rondonienses morreram, acometidos pela doença. Quatro no ano passado e dois apenas em janeiro passado, na região de Rolim de Moura. A dengue é a que mata! E continua crescendo,com números assustadores. Em todo o ano passado, foram notificados 672 casos, confirmados 172 deles e quatro pessoas morreram. Neste ano, só em janeiro, o número saltou para 1.744 casos suspeitos, 422 deles confirmados, ou seja 145 por cento a mais de doentes apenas em um mês deste 2016 que está recém começando. Do tal de casos notificados em janeiro, 1.124 ainda estão sendo analisados e poderão ser confirmados, o que colocaria a dengue numa posição de deixar toda a população rondoniense em estado de alerta.
                                                     
Uma equipe de médicos, infectologistas e  outros especialistas foi criada para combater o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. A Dra. Antonieta Machado (foto), faz parte deste time, tem repetido que a única forma de combater essas doenças todas é não permitir que o mosquito nasça. Tem que haver um esforço de todos, porque na maioria dos casos, os criadouros estão nas residências. Sem isso, achance de perdermos a guerra contra o mosquito é grande.

MENOS  GENTE - Não faltou animação e nem alegria. Mas não há dúvida que o público da Banda do Vai Quem Quer teve, neste sábado, menos foliões do que nos últimos anos. A Banda desfilou um pouco mais cedo, mas certamente não foi isso que diminuiu um, pouco a mobilização, mas sim a falta de dinheiro que a crise  econômica começa a impor a todos. Os vendedores de cerveja, refrigerante e água até que faturaram bem, mas menos do que no ano passado. Sem grana sobrando, até a festa diminuiu de tamanho. Outros blocos também têm saído menores. Mas todos compensam com muita alegria, mesmo nesses tempos tão complicados.

 DUAS ALAS - O PMDB anda apostando num cenário em que tudo dê certo,para seu projeto de eleger  o secretário de saúde, Williames Pimentel, na Capital.Há a expectativa  de que o PSDB não lance Mariana Carvalho, a líder de todas as pesquisas. Isso abriria  as portas para uma composição com os tucanos, que poderiam indicar o vice, caso houvesse um futuro acordo. Além disso, teriam que contar com um distanciamento do Governador e o  prefeito Mauro Nazif, que, ao menos até agora, andam próximos.  Mais ainda: que o grupo de Confúcio considere que o nome  de Pimentel tenha o poder de unir o partido.  Será que tudo isso vai funcionar?

A TOCHA NAS RUAS - A Tocha Olímpica passa por Rondônia  em junho.  Dia 22, ela vai andar por 32 quilômetros na Capital, desde a área ribeirinha. Mais de 160 personalidades do esporte e de outros setores serão convidadas para participar do evento, num dia que certamente será festivo. Será uma pequena participação dos rondonienses num evento mundial, mas ao menos não ficaremos totalmente de fora. A tocha percorrerá todas as capitais brasileiras e mais umas duas centenas de cidades grandes e médias. Pena que não teremos nenhum atleta nas disputas, a não ser nos Jogos Paraolimpicos. Mas estaremos lá...

BANDALHEIRA NO JUDICIÁRIO - Leitor envia à coluna contribuição, com mais uma declaração polêmica do ex Presidente Lula, ao programa Roda Viva, em 199, quando ele ainda não tinha chegado ao poder. Vejam só: “Eu não sou Presidente. O Lula é cidadão brasileiro. Sobre o controle externo do Judiciário, eu sou favorável a fazerem  investigação no Judiciário porque está cheio de juiz aí dando liminar atrás de liminar,  sem nenhum critério. Um dá uma favorável às 8 horas da manhã, outro dá às 9 horas, outro dá outra à meia noite. Tem que acabar com essa bandalheira. Então, eu sou favorável a isso como cidadão brasileiro. Como Presidente, eu não terei nenhuma ascendência sobre o Poder Judiciário”.

 MENINA DOS OLHOS - Recém ocupado pelos beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Orgulho do Madeira, já têm muitas reclamações a fazer. Menina dos olhos do governador Confúcio Moura, o conjunto habitacional passará a ter uma atenção especial. Confúcio andou  por lá, acompanhado de vários assessores e deu ordens para que o local seja transformado num conjunto modelo. Terá policiamento comunitário, infraestrutura urbana e estabelecimento de regras de convivência, entre outras medidas. Mais de 4 mil imóveis serão entregues ali, no total.As ações começam de imediato.

PERGUNTINHA - Quando o ano começar de verdade, depois do carnaval,será que vamos começar a sentir muita saudade de 2015?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário