quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Realizar longas viagens pela América do Sul

Sozinho, com amigos ou em tours guiados? Não importa... 

Realizar uma longa viagem de moto, é uma atividade que requer um certo preparo e pesquisas, além de perfil pessoal. Muitos partem para suas viagens acompanhados de amigos ou mesmo de forma solitária, mas, por outro lado, tantos outros deixam de realizá-las devido a não saberem por onde começar ou terem receios de possíveis problemas durante a viagem, sem contar, com o tempo que é necessário para prepará-la, como roteiro do dia a dia, hotéis, locais para visitar, etc. 

A questão é que para a maioria dos motociclistas, empreender longas viagens são oportunidades únicas. Ir para o Atacama, Ushuaia e tantos outros belos e distantes destinos, pilotando uma moto, muitas vezes, são coisas que fazemos somente uma vez na vida. E fica para sempre em nossas memórias! 


Não é difícil ficarmos sabendo de motociclistas que foram, por exemplo, para o Deserto de Atacama no norte do Chile, mas, provavelmente por falta de preparo e dedicação em seu planejamento, deixaram de conhecer o Vale de La Luna, que fica ao lado da cidade de San Pedro de Atacama, ou, não foi ver os Géiseres Del Tatio, um passeio que é imperdível. Foi para o grande deserto, curtiu um tanto, mas deixou de conhecer locais sensacionais. E agora, quando irá retornar ao Atacama de moto? Tá certo, alguns vão várias vezes… mas a maioria não. 
Na Europa existem agências que realizam os chamados “tours de moto guiado” há décadas. Destinos como os Alpes, Pirineus e Marrocos, só para citar alguns, são explorados por essas agências desde os anos 80.
Curioso que mesmo, só para dar um exemplo, motociclistas que residem em Lisboa/Portugal, contratam agências para irem até Marrocos, do ladinho do seu país. Por que? Simples, porque dessa forma aproveitam ao máximo a viagem, que já vem toda preparada, esquematizada para se conhecer o que de melhor tem na região, sem ter que se preocupar com reservas de hotéis, caminho a percorrer e também, claro, com conforto e segurança que uma viagem guiada proporciona, com um profissional que lidera o grupo e com uma Van de apoio, além de um grupo de outros motociclistas participantes.


Confesso, que particularmente, não gosto de fazer longas viagens em tours guiados, por uma questão de perfil pessoal, inclusive, já escrevi uma matéria a esse respeito (confira aqui - abrirá em outra janela). Já viajei por mais de 40 países da América, Europa, África e Ásia, e somente numa das minhas viagens, fui num tour guiado.  
Mas, não só respeito aqueles que pensam diferente, como compreendo e incentivo esses que preferem seguir longas viagens em tours guiados. Não é todo mundo que pode organizar uma longa viagem sozinho, quanto menos tem “perfil” de encarar possíveis desafios em terras estrangeiras, sem o apoio e companhia de outras pessoas.
Tenho um amigo que diz: não gosto de viajar sozinho. Já eu digo para ele: de moto, eu adoro viajar sozinho, ou no máximo, com mais um amigo. Cada qual com seu perfil! O importante é realizarmos nossos sonhos, afinal, essa vida é única! 


A América do Sul é um continente sensacional para viagens de moto. Pode perguntar para aqueles que já rodaram bastante por ai, inclusive para os demais continentes.
O chamado "Cone Sul", região que engloba desde o sul da Bolívia até Ushuaia, no extremo sul do continente, é simplesmente fantástica. Nesse pedaço da Terra, o Criador caprichou em demasia! Cordilheira dos Andes, grandes lagos, desertos, planícies, montanhas gigantes, neve, paisagens e locais de tirar o fôlego (muitos literalmente, devido a altitude), e de quebra, um povo para lá de receptivo, o que nada lembra, por exemplo, a frieza do europeu.
Nada se assemelha a Patagônia. Nenhum deserto é como o Atacama. Só existe um Salar de Uyuni, fica na Bolívia. O povo andino só existe na América do Sul. Nenhum vento se assemelha ao "patagônico". A Cordilheira dos Andes tem mais de 8.000km de extensão! Enfim... que me desculpem os Americanos do Norte, europeus, asiáticos, australianos, etc, mas a América do Sul é "inigualável" para viajar de moto! E o melhor, para nós brasileiros, é a nossa casa. 



Existem diversas boas agências que realizam tours guiados no Brasil, como a Triumph Experience, a Boxer Adventure, a Moto Atacama Entretenimento e aSAMA - South America Moto Adventure. Todas essas são empresas sérias e profissionais. 

A SAMA, é de propriedade de dois experientes motociclistas, o Olavo Almeida e o Sergio Plumari, esse último, está agora (fev/16), há mais de 5 meses fazendo uma viagem solitária pelo mundo. Saiu de São Paulo montado numa BMW R1200GS Adventure, está chegando em breve nos EUA, de lá vai para a Europa, Ásia, África... está "executando" seu projeto pessoal "50 mundos". 
Através do bem estruturado website da SAMA (www.samotoadventure.com.br), você obtém informações a respeito dos tours realizados pela agência e confere todos os detalhes. Tire dúvidas e troque informações também pelo tel (11) 99116.2250

Calendário dos tours para esse ano de 2016 da empresa (SAMA): 

- Atacama - 15 dias - 16 abril a 30 abril
- Serras Gaúchas e Catarinenses - 9 dias - 21 a 29 de maio
- Estrada Real - 9 dias - 18 junho a 26 junho
- Bonito/Pantanal - 8 dias - 16 de julho a 23 julho
- Bolívia - 15 dias - 06 agosto a 20 agosto
- Peru - 15 dias - 03 a 17 setembro
- Patagônia Lagos Andinos - 22 dias - 01 a 22 de outubro
- Ushuaia - 29 dias - 5 de novembro a 3 de dezembro
 É isso ai, não importa se sozinho, com amigos ou em tours guiados, vá conhecer o mundo de moto! 
 Fonte: Texto por Policarpo - RockRiders.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário