segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ENCAPUZADOS E ARMADOS, ELES TIRAM AS CRIANÇAS DA ESCOLA

Quando começaram, há mais de uma década e meia, que determinados grupos que se misturavam com ‘os verdadeiros sem terra, o faziam com intenções muito distantes do que apenas ter uma área para plantar e viver, grupos de esquerdas protestavam, denunciando que tudo não passava de invenção. Quando se denunciou que grupos armados formavam acampamentos e neles treinavam táticas de guerrilha; não permitiam que suas crianças frequentassem escolas normais, mas apenas aprendessem o que eles ensinavam no acampamento: um ensino que envolvia violência e doutrinação, parecia que se estava  falando sobre uma invenção, uma obra de ficção. Quando se denunciou que a polícia temia ir a essas áreas ou que nos acampamentos, quando havia uma batida policial, crianças e mulheres eram colocadas na linha de frente,à  espera de que algumas delas fosse Ferid, para jogar a opinião pública contra as autoridades, parecia apenas conversa falsa, de  má vontade e preconceito contra gente pobre.  Infelizmente, nada disso era invenção. Eventualmente. aqui e ali,  pode  ter havido algum exagero. Mas afora isso, a realidade é muito próxima dessa narrativa.

A triste história dos confrontos no campo  têm causado, nos últimos  anos, uma série de  mortes, feridos, perdas materiais e medo, chegou agora a mais uma impensada e lamentável situação. Temendo ataques de grupos fortemente armados, mascarados é claro, os pais não querem mandar seus filhos à escola rural.  Isso está acontecendo na Escola Padre Ângelo Spadari, no garimpo Bom Futuro, em Ariquemes. Como os ônibus do sistema e transporte escolar podem ser atacados pelos guerrilheiros terroristas, são cada vez menos crianças que vão para as aulas. Terá lei, autoridade, Ministério Público e Justiça para acabar com esse crime absurdo contra nossas crianças?

OS CAMINHOS DE MAURÃO - PMDB ou PRB? O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, está entre essas duas siglas para seu futuro político, que pode culminar com uma candidatura ao Governo, em 2018.7 Procurado por várias legendas, Maurão vai decidir, nos próximos dias, se vai ser aliado do governador Confúcio Moura , de Raupp e de Michel Temer ou do partido ligado à Igreja Universal. No encontro com Temer, nas sexta, Maurão não poupou elogios ao partido, mas preferiu dizer que sua decisão será anunciada só dentro de algumas semanas. Muitas questões estão postas na balança e serão profundamente analisadas, antes que Maurão decida seu futuro.

OS PLANOS DO PMDB - Num estudo de futurologia, se Maurão optar pelo PMDB, terá garantido seu nome como pré candidato do partido em 2018? Na verdade, lideranças peemedebistas gostariam de convencê-lo a aceitar compor uma chapa com Acir Gurgacz, do PDT, que é, hoje, o único nome que já está sendo constantemente comentado como um que estará, com certeza, na disputa pelo Governo. O problema do PMDB, contudo, será conseguir convencer Maurão a ser vice. Ele e seu grupo (que é cada vez maior), não querem nem pensar nessa possibilidade, ao menos por enquanto. Só se saberá qual o caminho que Maurão trilhará a partir de agora, quando ele anunciar sua decisão.

O MUNDO DOS IMBECIS - Umberto Eco morreu neste sábado, abrindo mais uma enorme lacuna na cultura da Humanidade, cada vez mais inculta. Numa de suas últimas entrevistas,  à TV Globo, ele deixou, para a posteridade, mais uma daquelas declarações inesquecíveis. O autor  do clássico  O Nome da Rosa, crítico do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" que antes falavam apenas "em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade". Para ele, os imbecis estão tomando conta das redes sociais e transmitindo suas imbecilidades...

DÁ PARA ACREDITAR? - Não se pode jurar que é verdade, porque quem manda na região são as poderosas ONGs internacionais, mas o Ibama anuncia que vai mesmo liberar as obras da BR 319. A presidente do órgão, Marilene Ramos, anunciou que o trabalho de recuperação da rodovia que liga Porto Velho a Manaus, poderá recomeçar em abril. Dona Marilene fez a promessa a representantes das bancadas federais de Rondônia e Amazonas, que a foram pressionar. O problema é que o Ibama diz uma coisa num dia e faz outra no outro. O trabalho estás paralisado desde outubro. Se for encontrado um ninho de cobra ou um vaso indígena a 10 quilômetros da rodovia, tudo pára de novo. Uma vergonha! 

 FHC E O FILHO - Se o ex presidente Fernando H enrique usou dinheiro de empresas que trabalhavam para seu governo,  para sustentar sua ex namorada Miriam Dutra, nos Estados Unidos, cometeu crime e deve ser condenado por ele. Ele nega, é claro. Mas Miriam perde um pouco da credibilidade, quando afirma que FHC é pai do seu filho, quando dois testes de DNA comprovaram que a paternidade não é do ex Presidente. Mesmo assim, FHC ajudou o jovem nos estudos e até lhe deu um apartamento de presente. O que será que aconteceu para o assunto ressurgir agora? Vamos ver no que essa história vai dar!!!

PERGUNTINHA - Com a troca de denúncias sem fim entre governistas e oposicionistas, sobrará algum tempo para a classe política comece a resolver os graves problemas econômicos do país?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário