sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PERDA É DE 1 BI E 200 MILHÕES/ANO COM CARTEL DOS FRIGORÍFICOS

Traduzindo em números: o que o cartel dos frigoríficos em Rondônia tem imposto uma perda real de algo em torno de 1 bilhão e 200 milhões de reais ao ano aos pecuaristas do Estado. Isso mesmo: você não leu errado. Todos os meses, o setor deixa de faturar pelo menos 100 milhões de reais, só com a diferença a menos que o cartel impõe ao preço da arroba do boi, que pode chegar até a 27 reais a menos do que em outros mercados. Só em ICMS. O Estado  estaria perdendo perto de 18 milhões de reais/mês ou 216 milhões/ano. Dinheiro que poderia ser aplicado na melhoria da qualidade de vida da população tão necessitada destas terras de Rondon. A mobilização do Governo, dos políticos, das lideranças do agronegócio e dos produtores, portanto, não é apenas uma tentativa de impor preços ao mercado. Pelo contrário.O que todos querem é apenas um tratamento igualitário: que, ao vender uma das carnes de melhor qualidade do país, recebam em troca os preços justos, tais como são pagos pelos frigoríficos em outras regiões do país.

Aqui, dois ou três grandes frigoríficos dominam o mercado. Muitas vezes compram pequenos e médios concorrentes apenas para fechar as plantas de produção e impedir a concorrência. Sem ter opção, o produtor é obrigado a vender por preços irrisórios, tendo muitos prejuízos. Quando o caso foi denunciado na Assembleia e o presidente Maurão de Carvalho assumiu a liderança do movimento, ao lado dos seus pares, imediatamente o governo comprou a briga e os criadores de gado iniciaram o “Grito dos Produtores”, percorrendo o Estado, realizando encontros, debates e fazendo protestos. Neste próximo dia 15, um grande encontro estadual pode bater o martelo, em definitivo, contra o cartel. A carne é nossa e merecemos que ela tenha um preço justo. Fora o cartel dos frigoríficos!

DEZOITO NA CELA - Uma jovem de Goiânia, que visita Porto Velho, caiu numa blitz da Lei Seca e foi flagrada, porque bebera um pouco e foi dirigir. Detida, foi levada para a Central de Polícia, como determina a Lei. Até aí, tudo certo. O problema foi daí em diante. Na Delegacia, ela foi colocada, da uma hora da madrugada até às 9 horas da manhã, numa cela superlotada...por 18 homens. Ou seja, uma jovem mulher foi jogada durante oito horas seguidas numa cela repleta de homens, alguns bêbados, outros ladrões, outros criminosos mais perigosos. Felizmente nada aconteceu a ela, liberada depois de pagar fiança. Mas a jovem vai processar o Estado. E com toda razão. Escapou de ser estuprada por sorte. De quem é a (i)responsabilidade?

FUTUROLOGIA - Além de Willames Pimentel, Ribamar Araújo, Léo Moraes e Mauro Nazif, já definitivamente pré candidatos à Prefeitura de Porto Velho, há vários nomes se movimentando. Desde gente mais conhecida, como o deputado federal Lindomar Garçon e o ex senador Odacir Soares até outros que estão começando a serem conhecidos na política, como o presidente do PSDC, Edegar do Boi. Com a decisão praticamente certa de que Mariana Carvalho não vai entrar na briga, vários outros nomes começam a se mexer. Mais um deles é o do deputado Hermínio Coelho. Quantos irão mesmo estar na disputa,por enquanto é apenas um estudo de futurologia!

UM POR CENTO - Eles ganham 99 por cento dos casos. Mas em 1 por cento... A brincadeira que é feita nas redes sociais vale para falar sobre os criminosos, que sempre estão levando vantagem, até porque não há segurança. Mas, de vez em quando eles perdem...Em Porto Velho, perderam duas vezes nessa semana. Num dos casos, o  populacho pegou um assaltante no centro e caiu de  pau nele, depois que ele assaltou e feriu uma pessoa a facadas.  No outro, um PM baleou dois canalhas que o assaltaram, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Um deles tinha 15 anos. Eram oito. Os outros fugiram.

 TEORIAS DA MORTE - Os que defendem irresponsavelmente a impunidade dos menores, têm mais um fato a demonstrar o quanto sua ideologia é danosa para as sociedade e, principalmente para as crianças e jovens. Sem controle, sem conhecer limites, jogados em instituições que não recuperam ninguém; tratados como se fossem pobres coitados indefesos, muitos menores se tornam criminosos irrecuperáveis. A morte violenta de um garoto de 15 anos, com 40 passagens pela polícia, em Cacoal, é o retrato dessa nefasta teorias do tudo permitir aos menores. É mais uma vida perdida por causa dessas teorias que não resolvem nada na vida real.

 GORDURA GERAL - São cerca de 7 bilhões no planeta. Desse total, 1 bilhão e 500 milhões, ou seja, 21.5 por cento  de todos os  homens, mulheres e crianças estão acima do peso. Pior: 500 milhões são obesos e desses, pode chegar a 30 por cento os casos de obesos mórbidos. E no Brasil? Levantamento oficial aponta que os números também são de assustar. De cada 100 pessoas nesse país que até há poucos anos a fome é que apavorava, mais da metade já estão com peso acima do que é considerado normal. Falta de exercício  e péssimos hábitos alimentares tendem a piorar esse quadro. 

PERGUNTINHA - Dá para acreditar que a inflação de janeiro passado ficou realmente em pouco mais de 1 por cento, como apontaram os números oficiais ou ficou bem acima disso, como comprovam os brasileiros quando saem às compras?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário