segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CPI COMEÇA A INVESTIGAR O CARTEL DOS FRIGORÍFICOS

Como os donos de frigoríficos continuam fazendo ouvidos de mercador, para a situação dos produtores de gado de Rondônia, pagando a eles pela arroba do boi, cerca de 30 reais a menos do que em outras regiões produtoras, a guerra vai começar. A Assembleia instalou a CPI que vai investigar a fundo o que está acontecendo e o porquê dessa dura discriminação contra nosso Estado. Que, aliás, produz uma carne de ótima qualidade, já que nosso gado é alimentado no pasto, sem utilização de produtos químicos e outros alternativos. A CPI, que será presidida pelo deputado Adelino Follador, vai fundo nas investigações. O relator, deputado Lazinho da Fetagro, já avisou que a Comissão pretende trazer à luz todos os problemas do setor, incluindo uma análise aprofundada sobre a isenção de até 85 por cento nos impostos que os frigoríficos recebem. Se eles vieram para o Estado para crescerem e nos fazer crescer, por que, agora, estão criando um cartel para impor preços e nos Estados. Como vice presidente da CPI, foi escolhido o deputado Ribamar Araújo, também profundo conhecedor do tema e que e poderá contribuir bastante com seus resultados.

A iniciativa do presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho, de ficar ao lado dos produtores desde o primeiro momento, mostra que o paramento rondoniense se posiciona cada vez mais próximo da sociedade. Rondônia está precisando resolver esse grave problema. Começará por resolvê-lo dentro da Assembleia Legislativa, que junto com o e entidades patronais e de trabalhadores, vão questionar ló que está realmente acontecendo e como acabar com o cartel formado. Temos que recuperar, com urgência, o mais de 1 bilhão de 200 milhões que podemos perder num só ano, com a cartelização do setor da carne. Ou o fazemos isso agora, ou não teremos outra chance...

NO DIRETO AO PONTO - Ainda sobre o tema: neste sábado, o deputado Adelino Follador, o mais votado na última eleição e, agora, presidente da CPI do Boi, será o entrevistado de Sérgio Pires., no programa DIRETO AO PONTO. Na atração da SICTV/Record, com transmissão simultânea para todas as 24 emissoras afiliadas, que começa às 13h20m, logo   depois do programa dos Dinossauros, Follador fala da sua trajetória e explica como está a situação do preço da arroba, assim  comenta como vai agir a CPI, em busca de um acordo com os frigoríficos. Fique por dentro do assunto. Não perca o DIRETO AO PONTO deste sábado.

 DAQUI A UMA DÉCADA - Quando acabará a escuridão que toma conta da BR 364, entre Porto Velho e Candeias?  Ninguém sabe. Nem o Dnit, que é o responsável por resolver o problema. Depois de roubos de fios (tanto os que foram enterrados como os que foram colocados por cima de postes altos ), a nossa principal rodovia, no perímetro urbano,  é uma escuridão total, do 90 anoitecer ao amanhecer. O Dnit diz que não tem a menor ideia de quando o problema será definitivamente resolvido, porque depende de projeto,  de recursos, de Brasília, de alguns encontros com o Papa e do alinhamento dos Planetas.Ou seja:talvez daqui a uma década!

CADÊ A POLÍCIA??? - “Hoje a tarde passei por momento de tensão horrível, uma arma apontada na minha cabeça em plena luz do dia, em frente ao 5 º DP na Amazonas com Guaporé”...ao pedir ajuda, foi pedido que ligassem no CIOP. Durante uma hora e meia, isso mesmo durante, 1 hora e 30 minutos, fiquei aguardando alguma viatura se preocupar em ir atender a ocorrência, porém após mais de 10 ligações, feitas tanto por mim quanto por populares, recebi a informação que nem a viatura ainda tinha sido enviada, que não havia previsão pra chegarem”. Desabafo de uma porto velhense, assaltada perto de uma Delegacia e sem ver nenhum policial nas ruas. Foi nesta terça...

 FAVELA CARIOCA - Quem avisa... Antes que o conjunto Orgulho do Madeira se transforme numa favela carioca, recheada de violência e mortes, é vital que os serviços dos governos municipal e estadual cheguem à população. Se não houver alguma estrutura a situação  poderá se tornar incontrolável. Aliás, o próprio governador Confúcio Moura já comentou sobre isso, dizendo que há necessidade de que se tenha, naquele mini cidade, uma série de serviços e orientações, para que as pessoas consigam conviver com harmonia, num ambiente com tanta gente. Nessa semana, já foi registrado por lá o primeiro assassinato. O aviso está dado!

SERÁ QUE RECONSIDERA? - Depois de anunciar que não participaria mais da política e da vida pública, o ex prefeito de Machadinho (duas vezes) e ex deputado estadual, incluindo na   sua      biografia uma passagem muito positiva como Presidente da Casa, Neodi Oliveira, pode repensar sua decisão. Ele tem sido muito pressionado por amigos, correligionários em muitas lideranças da sua cidade para entrar novamente na disputa pela Prefeitura. Dizem que Neodi anda balançando. Nesta semana, ao visitar a Assembleia, num café da manhã oferecido pela ALE à imprensa, Neodi ouviu do presidente Maurão de Carvalho, um apelo público, para que reconsidere a volte à Prefeitura da sua cidade.

PERGUNTINHA - Agora que o crime começa a chegar com cada vez mais força também na área rural de Rondônia, haverá  algum plano dos órgãos de segurança para combater esses bandidos?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário