Hoje, minha inatividade funcional por aposentadoria me possibilita freqüentar eventos nos mais longínquos recantos, em qualquer dia da semana, sem o compromisso dos horários de saída e chagada e, nem tampouco a preocupação com o trabalho no dia seguinte, porém, quando vivemos sobre duas rodas devemos conhecer, e cultuar dois aspectos fundamentais para que nossas vidas e nossos passeios não sejam tomados, repentinamente, pela surpresa de um enguiço, um acidente ou, o pior, uma falha da máquina humana. À esses dois aspectos, que influenciam tanto o homem como a máquina, chamamos de os dois SS do motociclismo.
Assim como a máquina pode nos causar surpresas por um relaxamento na manutenção preventiva, num descuido na condução ou, até mesmo, numa pane seca, devemos nos preocupar até com as nossas emoções, pois nosso motor central (Coração), nosso óleo lubrificante (sangue), os cabos e dutos (veias e artérias) que conduzem esse óleo pelo motor humano e finalmente o nosso módulo de inteligência (cérebro), podem vir a falhar num momento cruciante no ápice do prazer das estradas, além de que, se não cuidarmos de outros pequenos mecanismos da máquina e do homem, podemos realmente ficar na estrada da vida.
Nessa fase da minha vida e, por ter uma origem militarizada por quase quatro décadas, tenho cuidado da minha máquina interna, mas, senti o peso da idade e do condicionamento físico em dois momentos. No final do ano passado, fui surpreendido com dois momentos onde há emoção, de um cinquentenário, fizeram-me lembrar dos dois “SS” do motociclismo, SEGURANÇA e SAÚDE. O primeiro, por ser um fator preponderante na condução de uma máquina, o segundo pelo condicionamento físico, pois, pela própria natureza do ser humano os reflexos passam a ser comprometidos pela idade e a disposição física passa a ser fator preponderante nos reflexos, sem contar com as emoções repentinas.
No primeiro momento fui convidado para participar dos testes das novas motos adquiridas pela Instituição, onde a finalidade maior não era aprovar ou reprovar as novidades, mas sim, um prestígio aos mais velhos que “ralaram” sobre as antigas 400 cc durante as escoltas ou mesmo durante as apresentações festivas das décadas de 80 e 90. Logo depois vem uma nova emoção quando convidado para a formatura dos novos Motociclistas do Primeiro Batalhão de Guardas do Exército, onde com pouco mais de duas horas de esclarecimentos e ensinamentos em uma moderna sala de aulas e depois com a atuação prática de algumas formações e manobras com motocicletas no pátio do Batalhão, pude testar, não só a emoção como também o condicionamento físico através dos músculos do corpo que me fizeram retornar aos bancos escolares do meu Curso de Motociclismo feito em 1979 na PMERJ. Ao término das visitas pude sentir o peso da idade numa emoção e com direito a um copinho de refrigerante (com açúcar) para diminuir uma taquicardia involuntária.
Meus amigos motociclistas
Todo esse intróito nos remete a reflexão sobre os dois “SS” do motociclismo propositalmente, pois, a nosso ver, temos deixado de lado esses dois requisitos importantes para uma pilotagem segura na condução de nossas máquinas. O primeiro dos “S” de SEGURANÇA significa uma série de requisitos que não podemos desprezar quando partimos para uma viajem, um passeio, ou mesmo no dia-a-dia onde não podemos desprezar fatores importantes como o Equilíbrio dinâmico (o equilíbrio da motocicleta), Ver e ser Visto pelos ocupantes da via e o Controle de Velocidade , pois, na pilotagem 90% é Raciocínio e apenas 10% é a Capacidade.
Na manutenção básica tudo é fundamental, desde o estado dos pneus, luzes e, até mesmo, o funcionamento do descanso lateral. Nos equipamentos lembremos-nos do capacete regulamentado, óculos ou viseiras, luvas, botas e uma boa capa de chuva para as intempéries. Na frenagem devemos estar condicionados ao freio traseiro em baixa velocidade e dianteiro em alta. Nas emergências nunca desista de ambos até o final, e nos obstáculos (buracos ou ondulações) nunca os passe com eles acionados.
O segundo “S”, de SAÚDE, fala de estarmos sempre bem preparados fisicamente, pois, alguns motociclistas só descobrem seus problemas quando são surpreendidos por uma hipoglicemia, uma Arritmia, uma isquemia ou mesmo uma simples cefaléia (forte dor de cabeça) que pode nos levar há um AVC ou para um Aneurisma.
Amigos
Perdemos há pouco tempo alguns de nossos amigos como: Ronaldo HD, Ferreirinha e no mês passado os amigos Sélio e Maria de Paracambi, todos por problemas de saúde na condução de suas máquinas. A SAÚDE, tal qual a SEGURANÇA, são requisitos fundamentais, pois, quem de nós nunca ouviu falar de motociclistas, homens e mulheres, que tiveram mal-súbitos tornando-os vítimas fatais? Em nossa rotina não importa a idade, onde atuamos profissionalmente, nossa situação financeira nem mesmo a vaidade pela beleza estética, importa sim é estarmos bem preparados para a atividade que amamos tanto e na certeza de uma ida e volta onde o resultado final são as lembranças dos bons momentos, das paisagens, o Rock e a saudade pela passagem por aquela cidade, aquele evento na certeza do retorno no ano seguinte.
E você, amigo ou amiga motociclista, já fez um chek-up esse ano?
Um abraço.
Texto de autoria do Cel Dario Conv
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