Letícia Marques Rasfaski |
Ao contrário a muitos estudantes de sua idade, Letícia Marques Rasfaski, de 14 anos, é uma apaixonada pelos números e cálculos, tanto que ela é a única aluna da rede pública municipal de ensino de Cacoal/RO a conquistar uma medalha na Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM). Moradora da Linha 8, na zona rural, Letícia que está cursando o 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Santos do Dumont da Linha 7, participou da OBM pela primeira vez em 2014, quando conquistou a medalha de bronze (3º lugar) na etapa nacional do certame. Já em 2015, ela alcançou o 4ª lugar e recebeu menção honrosa. "Nossa. Foi uma grande surpresa, pois não imaginava que iria chegar tão longe, tendo em vista que era a primeira vez que participava da prova e as questões eram difíceis de resolver. Além disso, concorri com pessoas do Brasil inteiro. Por isso sempre falo que essa conquista tem peso de ouro para mim", revela a vencedora.
Letícia conta também que sempre teve bastante facilidade em compreender matemática, mas o diferencial para a conquista foi o apoio da família da escola da escola."Matemática sempre foi minha matéria preferida na escola, porém meus pais me incentivaram bastante, apesar de não serem muito bons na disciplina. A escola também me ajudou muito na conquista, principalmente minha professora de matemática que sempre apostou no meu potencial", revela a estudante, acrescentando que além de satisfação de ficar entre os melhores do país, o concurso lhe proporcionou a oportunidade de aprofundar ainda mais na disciplina. "Junto com a medalha foi contemplada com um curso de iniciação científica do Ministério da Educação (MEC), que me deu boa bagagem e no futuro irá me ajudar quando foi escolher uma profissão enfatiza."
A professora de matemática Adília Macedo Amaro, conta que a OBM incentiva os alunos a desenvolver o raciocínio lógico. Ela destaca que as medalhas é uma forma de premiar alunos dedicados como Letícia. "Todo ano a escola incentiva os alunos a participar do concurso com uma programação específica e a Letícia sempre se esforçou muito, tanto em sala de aula, como em casa, respondendo as questões. O resultado não poderia ser diferente já que ela tem uma facilidade com a disciplina. Ficou muito feliz porela e espero que continue assim", diz.
Para o secretário municipal de educação, Joel Pereira, a conquista da estudante serve de estímulo para os demais alunos e coloca a rede pública de ensino do município evidência, tendo em vista que o prêmio é de abrangência nacional. "Ficamos felizes em saber que temos estudantes com essa capacidade na rede. Por isso só temos em agradecer a Letícia pelo esforço e dedicação. Também não poderia esquecer de agradecer a direção e toda equipe pedagógica da escola por acreditar no potencial dos alunos. Sabemos que matemática tem um grau de complexidade, mas não é o bicho papão, quem dedica e não tem preguiça em estudar colhe bons frutos e o resultado está aí"", aposta Joel.
Fonte: ACPC - Jornal Tribuna Popular / Cacoal-RO
COMENTÁRIO DO BLOG: Parabéns Letícia, eu como Professor fico feliz também. Desejo sucesso, estude muito e, tenha muita dedicação. Valeu...!
COMENTÁRIO DO BLOG: Parabéns Letícia, eu como Professor fico feliz também. Desejo sucesso, estude muito e, tenha muita dedicação. Valeu...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário