quarta-feira, 15 de junho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

É HORA DE APROVEITAR A ONDA E FAZER UMA LIMPEZA GERAL

Os pedidos de prisão contra quatro  políticos, entre as figuras mais destacadas da vida pública nacional, sacudiu o país. Imagine-se se o Supremo acatar o pedido e mandar o ex presidente José Sarney; os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá e o deputado Eduardo Cunha para a cadeia? Pela primeira vez na história do país, um ex Presidente iria para a prisão, em tempos de democracia. O próximo que poderia entrar nessa lista, seria o também ex Presidente Lula, em cujas costas se acumulam cada vez mais acusações. O que está acontecendo, nesse momento, é positivo para o país? Claro que é. A menos que sirva para colocar no caminho de novo dos brasileiros o governo do PT (o que nos destruiria definitivamente), a limpeza de safados e corruptos; dos que se abasteceram de dinheiro público a vida inteira; dos que abusaram da ingenuidade do povo, reelegendo-se seguidamente, apenas para nos saquear, os acontecimentos que envolvem a corja de mãos sujas, sem dúvida trarão benefícios para o Brasil. Várias personalidades de brasileiros do bem têm repetido que não poderia haver melhorar hora para fazermos uma limpeza geral. Mandar para onde deveriam estar há anos, gente do naipe dos quatro denunciados agora por Rodrigo Janot. Mas também gente como Lula, Dilma e outros líderes do PT, que enganaram a Nação e criaram um sistema organizado de avançar sobre os cofres públicos. Mas também Aécio e outros como ele.

Temos que fazer uma limpeza geral no Brasil. Defenestrar Dilma, deixar Temer completar esse governo eivado de corrupção e maledicências, aproveitar a eleição de 2018 para criarmos um novo tipo de política e de políticos. Não podemos mais conviver com tanta ladroagem, desrespeito, acinte contra a população trabalhadora. Cadeia para todos os corruptos, sejam eles quem forem! Enquanto não fizermos isso, jamais teremos um país decente.

MAIS UMA VERGONHA! - Tem tanta obra parada, abandonada, deixada às traças, que já faz parte da paisagem e a gente nem se revolta mais, tal o número de acintes contra a população. Em Porto Velho, então, nem se fala! Haveria necessidade de uma centena de páginas para enumerar todas. Uma dessas vergonhas é outro conjunto habitacional, o Cidade de Todos Três (olha só a demagogia do nome!), que já custou uma fortuna e nunca foi entregue. Começou em 2009 e até hoje não deu casa a um só morador. Os 11 milhões previstos para a obra já não bastam mais. Já houve sorteio para 240 famílias morarem no local. Mas só se forem viver dentro de esqueletos de obras e do abandono geral. Uma vergonha!

NAZIF ESPERA MARIANA - No Palácio Tancredo Neves, tanto o prefeito Mauro Nazif quanto sua equipe, têm como certa a entrada na corrida pela Prefeitura da Capital da deputada federal Mariana Carvalho. Mesmo com todas as negativas dela de que não disputará a eleição deste ano, a turma palaciana trabalha para o enfrentamento com a preferida em todas as pesquisas, até agora. Além de  Mariana, caso ela mude mesmo de ideia e entre na corrida, Nazif terá outros adversários fortes pela frente, tentando tirá-lo da reeleição: Willames Pimentel, que vem com toda a força do PMDB: Lindomar Garçon, sempre com boa votação nos bairros; Ribamar Araújo, com sua ficha limpíssima, que pode ser vital na disputa e ainda o jovem deputado Léo Moraes, que também está na briga. Vem ainda mais gente, nessa relação...

O APOIO DE CONFÚCIO - Por falar em Pimentel, ele receberá, tão logo sua candidatura seja oficializada (por enquanto é apenas pré candidato), um apoio de peso. O goverrnador Confúcio Moura afirmou a essa coluna que vai apoiar incondicionalmente o nome apontado por seu partido, o PMDB. Com boa aceitação na Capital, Confúcio ainda está ajudando muito a administração Nazif, realizando várias obras na cidade. Diz que continuará a fazê-lo e que, em momento algum, irá fazer críticas a Nazif ou a qualquer outro candidato. Mas que, como peemedebista, vai estar no palanque de Pimentel. Foi a primeira vez que Confúcio falou abertamente sobre o assunto.

O DNIT NÃO DECIDE - Houve um sopro de esperança de que os viadutos de Porto Velho pudessem finalmente serem concluídos, quando o senador Valdir Raupp (depois seguido por outros políticos), lançou a ideia de que o 5º BEC fosse chamado para resolver o problema. Passaram-se vários dias, mas até agora não houve qualquer manifestação concreta sobre o assunto, a não ser releases distribuídos à mídia e algumas manifestações aqui e ali. Sabe-se que, quando o governo quer resolver mesmo alguma obra pendente, sem risco de super faturamento ou corrupção, basta chamar os militares. Eles realizam um trabalho de qualidade, com custo justo, produzindo obras duradouras e, além disso, com a certeza de que o usuário ficará satisfeito. O problema é que a palavra final depende do Dnit. E o Dnit, a gente sabe como é: a personificação da incompetência.

OS NOMES DE ARIQUEMES - A eleição municipal em Ariquemes, uma das mais importantes cidades do Estado, será muito disputada nesse ano. As pesquisas consideradas sérias têm apontado quatro nomes entre os mais cotados. Lorival Amorim, que vai a reeleição, não tem aparecido na frente. O nome que anda rondando a cabeça da maioria do eleitorado, ao menos até agora, é o do deputado estadual Adelino Follador, do DEM. Também estão no páreo o delegado Thiago Flores e Daniela Amorim, ex deputada e filha do ex senador Ernandes Amorim.  Se a disputa fosse hoje, as chances maiores seriam de Follador, com Thiago e Daniela próximos. Claro que é apenas um estudo de futurologia, porque  ainda está longe da campanha começar...

PERGUNTINHA - O que você acha da Polícia Militar do Rio Grande do Sul ter autorizado um dos seus oficiais a casar com outro homem, usando o traje de gala da corporação?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário