Definição clássica de quem não quer parecer nem irresponsável nem careta, "beber socialmente" equivale ao que os especialistas classificam como "risco moderado" de alcoolismo. Entra nessa categoria quem consome até 3 doses diárias de bebidas alcoólica - na classificação-padrão, 1 dose equivale a 1 latinha de cerveja, uma de de vinho ou meros 25 mililitros de destilados, como uísque e vodca (ver quadro abaixo).
Acontece que há uma linha tênue entre bebedores sociais e antissociais. Nesse sistema, a categoria acima do "risco moderado" já é "risco em crescimento". Quem estiver nas 4 doses diárias deve ficar atento.
Mas calma: passar de 3 doses diárias não quer dizer que você esteja virando alcoólatra. "A dependência do álcool não é diagnosticada tendo como critério único, e nem principal, a quantidade de álcool que uma pessoa bebe, mas a relação com o álcool que a pessoa tem, ou seja, o quanto o consumo atrapalha sua vida", explica a pesquisadora Ilana Pinsky.
É dose: 2 doses - risco leve / 1 dose - risco baixo
É dose - Risco de alcoolismo conforme consumo diário de álcool: 5 ou + doses, risco avançado; 4 doses, risco em crescimento e 3 doses, risco moderado - limite de "beber socialmente".
Fonte: Raquel Lima - Revista Super Interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário