Calamidade (do latim calamitate) ou catástrofe significa desgraça pública, flagelo.
Podemos definir como estado de calamidade pública uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento substancial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.[1]
Uma calamidade pode ter origem em fenômenos naturais. Quando ocorrem grandes desgraças, infelicidades e infortúnios nas comunidades se utiliza o termo calamidade pública. Os governos nacionais nestes casos atualmente possuem mecanismos para salvaguardar as populações atingidas. Estes são chamados normalmente de defesa civil, que é executada por voluntários e profissionais voltados a auxiliar os atingidos pela calamidade.
Embora estes acontecimentos sejam bastante marcantes é possível controlá-los através de métodos de prevenção catastrofiais.
Fonte: Wikipédia
COMENTÁRIO DO BLOG: De acordo com vários juristas, além é claro da própria legislação que regulamenta o estado de calamidade pública, o "caso" do Rio de Janeiro em decretar estado de calamidade pública, é um ato absurdo e ilegal, tudo para gastar dinheiro com as famigeradas Olimpíadas. Não tem jeito, qualquer governo que entra, "ficamos a ver navios", ou seja, somos enganados e "eles" gastando o dinheiro público. É bom citar que o Rio de Janeiro está totalmente "quebrado", culpa dos governantes sem dúvida nenhuma. Pura jogada política e nefasta dos donos do poder. Não tem jeito, saiu um governo imprestável, entra outro governo imprestável. E nos ficamos no "rabo do capeta", para não falar outra coisa. além de nos tratarmos como palhaços. E lá vai mais 3 bilhões para o ralo e, o povo passando necessidade, dinheiro este "dado" pelo Governo Federal...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário