segunda-feira, 20 de junho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O MAIOR DE TODOS OS CRIMES COMETIDOS CONTRA OS BRASILEIROS

Toque de silêncio na zona leste da Capital. Comerciantes fecham suas portas, põe grades, cadeados e se trancam, para não serem assaltados. As famílias já sabem: em alguns bairros, andar na rua depois que escurece é um convite aos bandidos. Estudantes que se esforçam para ir às aulas à noite, têm que se pegar com todos os santos para voltarem ilesos. A Polícia Militar faz o que pode, dentro das suas condições. Quando prende algum bandido, no outro dia ele está solto, na maioria das vezes. Se for “dimenor”, além de não poder prender o criminoso, o policial ainda tem que lhe pedir desculpas, porque pode ser denunciado. O menor pode mentir, caluniar, que o que vale é a palavra dele, não a da autoridade. No centro da Capital, só maluco para andar à noite. E as praças? Só se for desequilibrado para usar. Durante o dia já é perigoso, imagine-se quando a Lua começa a nascer. Assim está Porto Velho. Assim está a situação da grande maioria das capitais, das grandes, médias e pequenas cidades. Se é no Brasil, tem bandido solto, tem a impunidade absurda e doentia que os abraça e incentiva o crime e a violência. Quando vão presos  - e são poucos – em breve voltarão a cometer todos os mesmos crimes de novo, porque a lei é amiga deles, não das suas vítimas...

De todos os crimes que os últimos governos e o Congresso cometeram contra o povo brasileiro, sem dúvida o maior deles foi criar uma legislação amiga dos bandidos.  Foi lavar as mãos, enquanto mais de 50 mil assassinatos são cometidos por ano e menos de dez por cento são resolvidos. E, pior, nos obrigando a fazer investimentos pesados em teorias doentes, que sonham em para “recuperar” a grande maioria de criminosos  irrecuperáveis.  Para que eles matem e roubem de novo; que voltem a traficar, a estuprar, a trucidar suas vítimas. Enquanto isso não mudar, não adianta nada. Melhor mesmo se trancar em casa e rezar para que os bandidos não nos escolham para seus crimes desta noite....

TUCANOS AINDA NA ESPERA... - O PSDB já tem data para realizar sua convenção municipal de escolha dos seus candidatos em Porto Velho. Será no dia 30 de julho, provavelmente na casa de shows Talismã. A única coisa que falta é o candidato ou a candidata para entrar na briga pela sucessão de Mauro Nazif. Os tucanos vão esperar até a 25ª hora pela (in) decisão  de Mariana Carvalho, que ora é anunciada como candidata, ora de que ficará exatamente onde está: na Câmara Federal. Há pressão de todos os lados para que a jovem parlamentar anuncie, definitivamente, sua decisão. Para alguns membros do partido, não existe qualquer dúvida de que Mariana vai concorrer, já que estaria com grandes chances de ser a Prefeita da sua cidade, segundo todas as pesquisas. Outra ala já desistiu de esperar por ela e começa a analisar outros nomes. Enfim, o dilema continua, dentro do ninho tucano.

COITADOS DOS CARTEIROS! - O aparelhamento dos Correios pelo PT,  no decorrer da última década, transformou uma empresa sólida, respeitada pelo público e uma das mais importantes do país, numa estrutura apodrecida, que vai terminar mais um ano no vermelho. E que vermelho! O prejuízo da estatal, nesse ano, será de algo em torno de 2 bilhões de reais, mais ou menos o mesmo déficit que teve no ano passado. Berço do escândalo do Mensalão, os Correios estão destruídos. A empresa terá que recorrer aos bancos, para poder honrar seus compromissos, incluindo o pagamento dos salários dos seus funcionários.  Os carteiros, que trabalham muito e ganham uma miséria, poderão pagar o pato por tanta corrupção, desmandos e canalhices. Uma tristeza!

UM TRISTE RECORDE - Vários  bandidos, receptadores de motos roubadas, que as desmanchavam e vendiam as peças (e também é nesses locais de crime onde drogados que roubam  para sustentar o vício, conseguem receber algum dinheiro), foram presos, depois de longa investigação da polícia,. Houve denúncias anônimas, campanas, gastos de tempo e dinheiro público, até chegar aos criminosos, entre eles um daqueles canalhas também conhecidos como “dimenor”. Pois a quadrilha deve ter batido o recorde mundial de não permanência na cadeia. Nem fecharam as 24 horas de prisão e todos foram soltos, por decisão judicial. E é com essas leis que querem acabar com a violência no nosso país? Lamentável!

CORRERAM DA BRIGA - Um grupo de empresários madeireiros, que se sentia prejudicado pela Sedam, pediu ao deputado Alex Redano, que interviesse no assunto. Houve queixas pesadas e aviso de que seriam feitas graves denúncias.  Redano tratou de pesquisar os problemas e propôs uma audiência pública para discutir todas as dificuldades, que estavam sendo postas no caminho dos que dependem da Secretaria do Meio Ambiente, para dar andamento aos seus projetos. E que não estavam conseguindo. Resumo da ópera: Redano convocou o pessoal da Sedam, chamou os empresários e esperava colocá-los frente a frente, para esclarecer tudo. Não deu. Os principais denunciantes contra a Sedam simplesmente não apareceram. Dá pra entender uma coisa dessas?

QUINZE ANOS DEPOIS... - Inacreditável! Depois de quase 15 anos em obras, finalmente foi inaugurado o prédio do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Ji-Paraná. Quase um recorde. Só perdeu para os viadutos sobre a BR 364, em Pimenta Bueno, que levaram quase duas décadas e meia para serem entregues. Estão próximo aos recordes, obras como o Anel Viário da mesma Ji-Paraná e correm céleres para eles, os viadutos de Porto Velho, que não se sabe quando serão concluídos algum dia. Com relação à obra finalmente concluída, desde que ela iniciou em 2002, foram quase 15 anos de espera pela inauguração. Agora, os “dimenor” em conflito com a lei, terão um local apropriada para serem atendidos. Ufa! Finalmente!

PERGUNTINHA - Você pagaria, com seu dinheiro, 200 mil reais por um show de um tal de Wesley Safadão, com dinheiro do seu bolso? Pois pagou. Dona Dilma deu a grana. Dos nossos impostos!

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário