segunda-feira, 13 de junho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

HÁ APENAS UM MÊS RENASCEU A ESPERANÇA PARA O BRASIL

O domingo fecha o primeiro mês do governo Michel Temer.  Apenas 30 dias, mas já se sente alguns avanços. Talvez o maior deles tenha sido o fim da sangria. O PT e seus aliados da esquerda tinham se adonado do dinheiro público e, se não tivessem sido tirados do poder, a essas alturas o rombo seria cada dia maior, até, quem sabe, chegar na hora do país literalmente quebrar. A Venezuela, por exemplo, com a mesma ideologia, não só está quebrada, quanto às portas de uma guerra civil. Provavelmente, se o país não tivesse reagido; se milhões de brasileiros não tivessem ido às ruas; se Temer e seu novo governo não tivessem assumido, estaríamos correndo sérios riscos. Temer é o cara? Claro que não. É a solução para todos os problemas do país? Obviamente todos sabem a resposta. Mas até um poste (com algum exagero), seria melhor que o desastrado, demagógico, torto e ideológico governo de Dilma. O mar de lama, a corrupção, a roubalheira instituída como programa de poder, tudo isso somado à incompetência petista de governar, obrigaram o país a procurar o mal menor.

O presidente interino conseguiu vitórias importantes no Congresso, com aprovação de medidas que podem ajudar o país a sair da situação em que se encontra. Não criou nada de excepcional, não inventou a roda, teve que demitir ministros enrolados com falcatruas, errou ao aceitar a chantagem de meia dúzia de artistas com bolsos cheios de verbas públicas,  que o fizeram recriar o Ministério da Cultura, mas, no geral, fez muito mais pelo Brasil e seu povo do que Dilma e sua turma. Há protestos ainda pelo país, mas cada vez menores. Porque só quem ainda fala em golpe e não aceita que o país melhorou em tão pouco tempo, são os cegos ideológicos, que são poucos e os  malandros, acostumados a viver da grana pública, que são bem mais. Afora esses grupelhos, não há brasileiro que não esteja sentido que as perspectivas hoje são muito melhores do que eram quando Dona Dilma foi tirada a fórceps do poder.

SACRIFÍCIO ALHEIO - Mesmo com toda a crise nacional, com os salários em dia e a perspectiva de que Rondônia seja um dos únicos Estados da Federação a não atrasar salários, categorias de servidores começam a anunciar greves. Aliás, sempre foi assim entre o funcionalismo. Todo o mundo quer um país melhor, desde que os outros se sacrifiquem. Aqui em Rondônia não é diferente. A categoria dos agentes penitenciários anuncia paralisação geral a partir da quinta-feira próxima, porque não teve atendidos seus pleitos. Exigem inclusive, a aprovação imediata de um Plano de Cargos e Salários que ainda está em discussão. Os policiais civis também estão falando em greve.

FRIO HISTÓRICO - Quem anda falando a todo o momento nos riscos do aquecimento global, precisa urgentemente bater um papo com moradores do sul do país. Em Santa Catarina, os termômetros chegaram a quase 8 graus negativos, com uma sensação térmica das tundras soviéticas: 31 graus negativos.  No Rio Grande do Sul, já chegou a nevar em Gramado e outras cidades serranas e as perspectivas são de um dos piores invernos dos últimos 50 anos. Ué, mas a Terra não estava aquecendo, com riscos dos oceanos subirem e invadirem cidades com milhões de moradores?  Os defensores do catastrofismo, que aliás ganham milhões de dólares com seus livros e palestras, vão continuar falando as mesmas asneiras de sempre. Porque há quem acredite nisso, mesmo sem qualquer comprovação científica do que eles alardeiam...

“JEITO INALDO!” - Quando a prefeitura Sônia Cordeiro, do PT, foi afastada, seu vice,  Inaldo Pedro Alves, chegou a ser motivo de gozação na mídia do Estado, ao anunciar que a população de Jaru conheceria “o jeito Inaldo de governar!” Parecia apenas uma frase de efeito, que os políticos se esmeram em criar, para engambelar o eleitor.  Pois não é que o Inaldo cumpriu mesmo o que prometeu? Não só reorganizou as finanças da Prefeitura, que estavam em frangalhos, como conseguiu dar novo ritmo à administração. A tal ponto que anuncia que, além dos salários em dia, a Prefeitura vai pagar metade do 13º a partir deste mês de junho. O “jeito Inaldo dee governar” está mesmo mostrando sua cara. E ela tem sido muito positiva!

CORDA BAMBA - O governador Confúcio Moura deixou claro, essa semana: vai apoiar totalmente o candidato do seu partido na eleição municipal de Porto Velho, seu ex secretário de saúde, Williames Pimentel. Mas não vai atacar a administração do prefeito Mauro Nazif e nem sequer deixar de realizar as obras projetadas pelo DER na Capital. Ou seja, Confúcio vai pedir votos para o seu companheiro de partido, mas na prática continuará também ao lado de Nazif. Como ele conseguirá esse verdadeiro milagre, balançando-se sobre uma corda bamba que sempre representa os períodos eleitorais, sem confrontar um lado ou outro, é o que se pergunta. Mesmo experiente, Confúcio terá que se desdobrar para deixar seu apoio claro a Pimentel, sem deixar de estar ao lado do seu adversário...

GRANA NO BOLSO DELES! - Absurdo inominável. Políticos demagogos, que falam da pobreza mas só viajam de jatinho, dizem que querem mudar o Brasil, mas desde que no deles não se mexe. Os partidos políticos receberam, em apenas cinco meses nesse ano, nada menos do que 307 milhões de reais. O PT, é claro, foi o que mais abocanhou dinheiro pú8blico: quase 41 milhões. O PSDB dos tucanos, com 34 milhões aproximadamente e o PMDB, com 33 milhões. Os partidos nanicos também encheram os bolsos. Um deles, com apenas um deputado, faturou quase meio milhão de reais. Uma vergonha. Os números foram divulgados pelo jornalista Cláudio Humberto, em seu Blog. E os malandros ainda discursam, dizendo que querem ajudar a melhorar nosso Brasil. Dá  pra acreditar?

PERGUNTINHA - Como o PT conseguiu o milagre de transformar alguns poucos gatos pingados que foram às ruas protestar contra o governo interino de Michel Temer em “centenas de milhares de pessoas”?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho - RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário