quarta-feira, 15 de junho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS SE UNEM PELO AEROPORTO DA CAPITAL

Dentro de duas semanas, a Infraero vai fornecer, ao Ministério da Aeronáutica, todas as informações necessárias para o alfandegamento do aeroporto de Porto Velho. Falta muito pouco para que isso aconteça. Todo o investimento, segundo o presidente da Fiero, o competente Marcelo Thomé, não passaria de 4 milhões e meio de reais, que seriam recuperados em pouco tempo, a partir da abertura do Jorge Teixeira como aeroporto realmente internacional, ampliando nossos negócios com os vizinhos da América.  O governo do Estado já demonstrou seu total apoio à iniciativa. A bancada federal, a começar pelos senadores Valdir Raupp, Ivo Cassol e Acir Gurgacz, está empenhada em que o projeto ande rapidamente. Os deputados federais também estão engajados. O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, não só escancarou as portas da Assembleia para que o assunto fosse amplamente debatido, como abraçou a ideia desde o começo. Lançada pela Fiero, a iniciativa de apressar a internacionalização do aeroporto (internacional só no nome!) mobilizou empresários e autoridades, numa frente que pode trazer resultados práticos a curto prazo. Nesse contexto, Carlos Alberto da Costa, superintendente da Infraero, explicou que serão necessários apenas alguns ajustes para concretização do projeto. 

Décimo aeroporto do país, com mais de 1 milhão de passageiros/ano, o Jorge Teixeira, por sua localização geográfica no coração da América Latina, pode tornar Porto Velho um centro exportador e importador, com a utilização de cargas aéreas, levando e trazendo riquezas e voos que transporte homens de negócios para ampliar o comércio regional. Com o porto graneleiro em expansão, com projetos de ferrovias e outros modais, Rondônia tem um rico caminho pela frente, para fortalecer sua economia. E se consolidar como um dos Estados diferenciados do Brasil. Estamos no caminho certo. No caso da via aérea, ele está sendo indicado pela Fiero e apoiado por todos. Tem que dar certo...

NÃO SOBRA UM! - Poucos das novas gerações conhecem ou ouviram falar de Bezerra da Silva. Foi um genial músico e cantor brasileiro, que usava o bom humor, fazia um samba de breque de primeira e teve inúmeros sucessos durante sua longa carreira. Nascido no Rio, em 1927, morreu aos 78 anos, em 2005. Um dos seus maiores sucessos, até hoje lembrado pelos que acham que a boa música tem letras e histórias, tem poesia, humor e criatividade, poderia resumir muito bem o que está acontecendo nesse momento da política brasileira. O refrão da música dizia assim: “Se gritar pega ladrão, não sobra um, meu irmão; se gritar pega ladrão, não sobra um!”. Precisa dizer mais?

ANALFABETOS FUNCIONAIS - Textos eivados de erros de Português, escritos por estudantes de jornalismo da Unir e criticados pelo jornalista Mário Quevedo, causam polêmica nas redes sociais.  É lamentável que isso aconteça. Ao invés de chamar o repórter para a briga, os responsáveis (?) pelo Curso deveriam é agradecê-lo. Não é possível que estudantes que estejam sendo preparados para atuar na Mídia, escrevam frases desconexas, informações desencontradas, frases extensas sem vírgula e sem ponto, textos em que sujeito, verbo e  objetivo direto são inimigos. Certamente não são orientados a ler, ler e ler, porque só a leitura ensina a escrever direito. O mais triste é que há professores da Unir que saíram em defesa dos alunos. Mesmo concordando que o texto está ruim, disseram que “é possível entender a mensagem”! Não dá vontade de chorar?

ÚLTIMO NOME PETISTA - O último nome que teve indicação do PT no primeiro escalão do governo Confúcio Moura, deixou o cargo na semana passada. Valdenice Domingues tinha sido indicada pelo deputado Ribamar Araújo, quando ele ainda estava no partido. Ribamar trocou o PT pelo PR, é pré candidato a Prefeito de Porto Velho e não tinha mais ligação política com Valdenice. Como ela saiu do cargo de secretária de assistência social para ser candidata (provavelmente vai disputar a Prefeitura de Campo Novo), não restou nenhum petista em cargo de relevância no governo estadual. A assistente social Hérica Lima Fontineli , da equipe da SEAS, foi indicada por Confúcio para comandar a secretaria. Agora com zero de petismo!

RUMO AO DÉCIMO ANO - Novidades sobre as obras dos viadutos. Mais uma. São tantos anúncios de solução para o problema, que já não se sabe em quem e quando acreditar. Mas o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp garantem que conseguiram autorização do Dnit, para que o 5º BEC assuma a conclusão dos arremedos de obras públicas, atiradas às traças durante anos, pela incompetência do Dnit e do governo federal. Raupp e Marinha garantem que receberam o aval do diretor do Dnit, Valter Casemiro, para que a turma do Exército comece em breve a trabalhar. Não disseram em que ano o serviço será retomado. Estamos caminhando céleres para os primeiros dez anos das obras nunca concluídas...

BOLSOS CHEIOS - Mesmo com toda a crise, a grana anda rolando solta pela Câmara Municipal de Porto Velho. Pelo menos para alguns bolsos. Teve mais beneficiados, mas pelo menos dois vereadores – o atual Presidente Jurandir Bengala e o ex, Alan Queiroz – colocaram no bolso nada menos do que 100 mil reais cada. Tudo legal, porque seriam diferenças que eles teriam a receber. Mas, num momento em que o legislativo municipal foi obrigado a demitir quase três centenas de servidores, para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, é surpreendente que haja tanto dinheiro sobrando. Legal é. Mas será moralmente correto? A classe política realmente anda surpreendendo, cada vez mais. Para pior!

PERGUNTINHA - O que você achou sobre o momento de sinceridade no Conselho de Ética da Câmara Federal, quando um deputado chamou um colega de ladrão, safado e vagabundo e o outro retribuiu, denominando seu adversário de picareta e canalha?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO



Nenhum comentário:

Postar um comentário