segunda-feira, 27 de junho de 2016

SAÚDE - Exercícios que auxiliam a vida do diabético

Alguns exemplos de exercícios físicos que podem melhorar a vida do diabético tipo 1 e tipo 2 são a caminhada, a hidroginástica ou mesmo a musculação. Isso porque os exercícios físicos fazem com que o açúcar presente no sangue seja utilizado como fonte de energia pelos músculos, por um mecanismo independente da insulina, levando à redução da taxa de glicose sanguínea.

OUTROS DOS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS PARA OS DIABÉTICOS SÃO:
Redução do peso em excesso, que leva á redução de resistência à insulina no diabetes tipo 2; Melhora da circulação sanguínea, reduzindo assim os riscos de complicações cardiovasculares. Os exercícios físicos devem ser feitos com regularidade para que seus benefícios sejam alcançados.

COMO FAZER OS EXERCÍCIOS
Na diabetes, os exercícios devem ser realizados de forma leve e moderada, de 5 a 7 dias por semana, com duração de 30 a 45 minutos por aula. A intensidade do treino deve ser de 60 a 65% da frequência cardíaca máxima e, por isso, o diabético pode ter que usar um frequencímetro durante a aula, principalmente nos primeiros meses.

Porém, quando se trata de exercícios leves, como a caminhada, por exemplo, que não induz à formação de músculos, o benefício da captação de açúcar pelo tecido muscular é menos eficiente.

QUANDO FAZER EXERCÍCIOS
O melhor horário para treinar é após a s refeições porque é neste momento em que há mais açúcar no sangue, mas é importante verificar a glicemia antes de realizar o exercício. Se a glicemia estiver baixo de 80 mg/dl, devem-se consumir algum carboidrato, como um copo de suco de laranja natural, por exemplo, e se a glicemia estiver acima de 300 mg/dl, é recomendado não fazer o exercício e esperar algumas horas até que a glicemia tenha diminuído. Saiba em: O que o diabético deve comer antes do exercício.

A alimentação do diabético é uma questão importante para o tratamento da diabetes e deve ser orientada pelo nutricionista.

O endocrinologista é o profissional indicado para avaliar a necessidade de medicamentos e prescrever insulina ou hipoglicemiantes orais.

Fonte: Jornal Revista TV / Diário da Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário