quarta-feira, 15 de junho de 2016

SAÚDE - Veja os benefícios da vitamina D para a saúde

A vitamina D é produzida pelo próprio organismo, com o auxílio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. É produzida a partir do colesterol, porém pode ser encontrada em a alimentos como fígado, gema de ovos e óleo de peixe. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor de vitamina D. Horas depois o fígado e os rins convertem esse precursor em vitamina D.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. Ela regula o metabolismo ósseo e a deposição do cálcio nos ossos. A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixação de cálcio nos ossos e dentes.

Porque a vitamina D é tão fundamental? 
A vitamina D tem sido destaque em vários estudos científicos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose,  pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos.

Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças autoimunes, infecções e câncer.

Além de fortalecer nosso sistema autoimune, atua na secreção de insulina. Alguns estudos sugerem que a deficiência da vitamina pode levar ao prejuízo na secreção deste hormônio, o que poderia causar intolerância à glicose. A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.

Fonte: Jornal Diário da Amazônia/Diário Revista


Nenhum comentário:

Postar um comentário