quinta-feira, 30 de junho de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

E OS PROTESTOS CONTRA A ROUBALHEIRA NA ÁREA DA CULTURA?

Sumiram 180 milhões de reais. Com peças teatrais falsas. Com projetos para atender crianças pobres que nunca saíram do papel; com festa de casamento para ricos; com shows que nunca se realizaram. Mais uma vez, a ponta do tapete foi levantada e, embaixo dele, toda a podridão de um sistema de governo que parece, foi criado apenas para dar oportunidade à ladrões de se adonarem do dinheiro público. Quando o presidente Temer decidiu extinguir o Ministério da Cultura, ouviu-se muita gritaria. Agora já se sabe do por quê. Muitos dos que vociferavam contra o fechamento da torneira, haviam se habilitado a participar da roubalheira sem fim, enquanto muitos artistas, sem a chapa branca, sem se envolverem em maracutaias, jamais tiveram acesso a qualquer incentivo oficial. A maior parte dos participantes do movimento de protesto, contudo,  era de inocentes úteis e de pessoas que realmente estavam preocupadas com a arte e os artistas, com a cultura e a produção cultural. Mas os que pegaram a maior fatia das verbas, aqueles que encheram os bolsos, que utilizaram verdadeiras fortunas para benefício próprio apenas, foram os que mais berraram. E que agora se calam, é claro, porque não são bestas. Quanto mais mexerem no fedor, mas mau cheiro ele exalará.

A Lei Rouanet, que deve ser mantida sim e continuar apoiando as artes e a cultura, deve ser modificada, para que não continue enchendo a pança apenas dos amigos do rei (ou da Rainha, no caso de Dilma Rousseff e seus apaniguados). Tem que haver rigorosa fiscalização e o fim de patrocínios exorbitantes para shows de grandes artistas, que já têm grandes verbas e mercado garantido. O dinheiro deve ir para novos talentos: atores, produtores, escritores, poetas, sempre com quantias compatíveis. O roubo vergonhoso, praticado pelos amigos do governo que, felizmente, se foi, não pode se repetir de jeito nenhum!

SAPOS NOS TRILHO  
O Ministério Público Federal e o Judiciário exigiram mudanças e melhorias profundas na área da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Deram até uma colher de chá, porque não obrigaram as autoridades responsáveis a colocarem  nos trilhos, de novo, o trenzinho Maria Fumaça que tanto encantava a população, por tantos anos, ao ir até a antiga Cachoeira de Santo Antonio, hoje Hidrelétrica de Santo Antonio. A promotora  Gisele Bleggi foi checar como andam as mudanças e não gostou do que viu. Já avisou que haverá uma multa diária de 10 mil reais, referendada pela Justiça, porque o que foi feito foi muito aquém do exigido. Ali na EFMM, também deve ter um grupo tenebroso de sapos enterrados. Nada funciona como deveria!

FESTA ANTECIPADA 
 Festa para anunciar o reinício das obras do Ginásio Fidoca, na Capital. Também nesses casos, deveria valor a proposta apresentada pelo deputado Airton Gurgacz: nada de anunciar obras com discursos, festas e palanques com fins eleitorais. O correto era fazer a festa quanto a obra estivesse pronta e fosse entregue, com todos os requisitos exigidos, para a comunidade. Mas aqui e em outros locais do Brasil, se faz isso. Festa para anunciar obra; festa para dizer que a obra começou; festa para dizer que falta pouco,. Depois, tristeza da população porque ela sabe que, no geral, nunca vai receber o prometido. Promessa não cumprida deveria é dar multa pesada e castigo do eleitor. Nunca festa política!

RAIO X MOLHADO
Não é de enlouquecer? A UPA da zona leste, construída há menos de quatro anos, já está com goteiras, vazamentos e infiltrações. Uma vergonha, para uma obra recente, que deveria, ao menos por longos anos, atender a coletividade, pelo que custou. Pois a situação chegou a tal ponto que a Secretaria Municipal de Saúde, a Semusa, teve que retirar de lá um equipamento de Raio X caríssimo, que corria o risco de ser atingido pela água da chuva e pelas infiltrações. Sem o aparelho, em torno de uma centena de pessoas ficaram sem fazer seus exames naquela unidade de saúde. É impressionante a péssimo qualidade de algumas obras públicas, principalmente aquelas que atendem os mais pobres. Será que ninguém vai preso? Claro que não!

NA CALADA DA NOITE
Bem que os vereadores de Ariquemes tentaram aumentar os salários a partir de janeiro do ano de vem, não só dos membros da Câmara Municipal, mas também do Prefeito, do Vice Prefeito e de todas nobres autoridades municipais. Eles não contavam, contudo, com a mobilização da comunidade. Dezenas de pessoas invadiram a Câmara, exigindo que o projeto do aumento, na faixa de 31 por cento (qual trabalhador brasileiro que recebeu esse aumento nos últimos anos?) não fosse votado. Amedrontados e pressionados, os nobres edis desistiram. Certamente vão ainda votar o aumento, mas na calada da noite, quando o povo menos esperar. Mas a tentativa lamentável já caiu na voz da população e nas redes sociais. Poucos se reelegerão, por lá!

ESPAÇO COMPLICADO
Deputado Lindomar Garçon voltou a afirmar que as obras do Espaço Alternativo estão autorizadas. Dois problemas graves, que dependiam de decisões na esfera federais, foram resolvidos por ele, anuncia: a área para a construção do estacionamento para 300 carros foi liberada, assim como  foi conseguida a autorização para a obra, que ameaçava ser impedida por estar numa área de decolagem e aterrissagem de aviões. Garçon também diz que o TCE não proibiu o recomeço das obras, mas apenas manteve sua decisão de que as denúncias de superfaturamento e outras, foram mantidas. A verdade é que com essa confusão toda, não se sabe se o Espaço será mesmo retomado, quando e por quem. O Governo quer fazer a obra e entregá-la até o Natal. Tem recursos próprios para isso.

PERGUNTINHA
Você concorda com a ida de uma centena de policiais de Rondônia para fazerem parte da Força Nacional de Segurança durante as Olimpíadas, enquanto temos tanto déficit de policiais nas ruas?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário