domingo, 8 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUANDO UM PAI SE TRANSFORMA TAMBÉM EM CRIMINOSO

O caso ocorreu em Vilhena. Um bandido matou covarde e brutalmente uma jovem, Maily Bragança Tavares, de 21 anos. O pai, inconformado e descrente de que seria feita a verdadeira Justiça, optou por tornar-se criminoso também. Matou o assassino da filha. Eliabi Oliveira, de 25 anos, foi fuzilado pelo pai da garota assassinada. O caso  complexo, que bem demonstra o desespero de alguém que perde uma filha, ou filho, a esposa ou alguém da família para um bandido cruel e que está se lixando para a vida alheia, foi julgado nessa semana, na cidade do extremo sul do Estado. Nilton César Bragança, o pai da garota morta, logo depois que executou sua vingança, apresentou-se à polícia. Confessou seu crime, explicou que não suportara a dor de ter a filha morta covardemente e que não conseguiu se conter. O corpo de sete jurados ouviu atentamente acusação e defesa e acabou não tendo opção: determinou a condenação do réu, acatando porém vários atenuantes. Na sentença final, Nilton Bragança foi condenado a seis anos de prisão, mas cumprirá a pena em regime semiaberto. O irmão dele, Nilson, acusado de ter participado do crime, foi absolvido. 
O desespero toma conta das pessoas comuns, acuadas com tanta violência e tanta injustiça. Com falta de segurança pública e com sentenças geralmente leves, mesmo quando crimes brutais são cometidos. Mais que isso, têm que ouvir discursos todos os dias em defesa dos bandidos e nunca de suas vítimas. A maioria do povo ainda está amorfa e aceitando essa sentença de morte imposta pela violência no Brasil. Mas, infelizmente,  já há muitos, como o pai de Vilhena, que não acreditam nas lei e na Justiça e vingam-se. Isso é um terrível presságio e um perigo inominável. Para a maioria das nossas autoridades, infelizmente, está tudo está normal.
 SÓ NA 25ª HORA - A partir desta terça, os partidos já podem realizar convenções, para escolha dos candidatos à eleição de outubro. Quem se habilitará? Provavelmente todos vão deixar as decisões para a 25ª hora. Muitos vão abrir a convenção e mantê-la assim, até o prazo final, 30 de junho. E depois, ainda, terão uma semana para corrigir eventuais rumos, já que as candidaturas podem ser registradas até 7 de julho. Que ninguém espere grandes mudanças no quadro atual, antes da primeira semana do mês que vem!
CASOS COMPLEXOS - Os casos mais complexos ainda, na corrida pelo Governo, são os que envolvem o PP de Ivo Cassol e se o PT terá ou não candidatura própria. Os dois partidos, que sempre foram adversários ferrenhos, vivem ensaiando uma aliança há semanas, mas até agora não bateram o martelo. O grupo de Cassol deve indicar Jaqueline Cassol ou Maurão de Carvalho para a disputa. No PT, se for mesmo com nome próprio, Padre Ton é "o cara". Neste momento, não dá para fazer qualquer aposta sobre o que acontecerá nesses casos  e se a parceria entre petistas e pepistas ocorrerá mesmo.   
 COPA CARA - O Banco do Brasil, banco público, investiu 9 milhões e 100 mil reais na compra de ingressos para os jogos da Copa do Mundo. Para que? Para presentear alguns dos seus principais clientes. A Caixa Federal fez o mesmo. Gastará 1 milhão e 800 mil reais. O Porto de Suape, em Pernambuco, do goverrno daquele Estado, também comprou e  gastou quase 750 mil reais. Todos o fizeram para agradar clientes Vips. Fossem bancos privados, tudo bem. Mas bancos públicos usam também dinheiro público. Daí...
 ONZE ANOS - Vai fazer mais um aniversário! Há onze anos, ocorreu e invasão de uma fazenda na região de União Bandeirantes. O imóvel é todo regularizado. A Justiça já decidiu por várias reintegrações de posse, nunca cumpridas. Há sete anos, nova decisão judicial determinou a retirada dos bandidos da área, que lá estão destruindo a floresta e derrubando árvores, algumas nobres e centenárias, como mogno, para vendê-las a serrarias clandestinas. Nunca nenhuma decisão judicial foi cumprida. No momento, o caso ainda está pendente. A lei vale para todos? Onde? Certamente não nessa terra brasilis...
BEBUNS EM PROFUSÃO - Num final de semana, apenas, a Polícia da Companhia do Trânsito prendeu nada menos do que 38 motoristas (num universo de 284 veículos abordados), que estavam dirigindo embriagados. A Lei Seca, todas as noites, mas principalmente em sextas, sábados e domingos, apreende dezenas de carteiras de habilitação e leva para as delegacias grande número de bebuns que teimam em dirigir em nossas ruas. A surpresa ainda é o alto índice de detidos por tentarem burlar a Lei Seca: 13% dos motoristas.
 AGORA VAI! - Agora sim, a candidatura de Aécio Neves à Presidência, que só tem patinado, conseguirá uma subida sensacional! É que os grandiosos partidos PTN, PMN, PTC e PTdoB fecharam aliança nacional com o PSDB. Certamente os milhões de eleitores destas excepcionais siglas, cheias de ideologia e projetos positivos para o país, vão engrossar de vez a postulação do tucano mineiro. (Claro que tudo isso é brincadeira e ironia. Mas é triste, quando vemos a política brasileira ser levada na gozação!).
 PERGUNTINHA - As últimas medidas tomadas pelo governo, tentando diminuir o poder do Congresso; impondo segregação por classes e raças; impedindo pais de darem palmadas para educar seus filhos, são positivas para quem, neste país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário