segunda-feira, 23 de junho de 2014

SEM QUALIDADE - Nenhuma cidade de Rondônia está entre as melhores do país

A ONU, a Firjan e a FGV analisaram 500 cidades brasileiras mais desenvolvidas, mas nenhuma delas está em Rondônia

Mais uma vez se evidencia a distância entre o progresso e a qualidade de vida. Pelo menos é o que apontam as pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que analisaram 500 cidades brasileiras mais desenvolvidas - e nenhuma delas está localizada em Rondônia.

Embora Rondônia apresente índices de crescimento que são o dobro da média brasileira, não se registra qualidade de vida para a população. Isto porque falta saneamento básico; mais opções de emprego e renda; a saúde pública está muito deficiente; e a educação ainda apresenta sérios problemas, segundo as pesquisas. Assim, dos 5.500 municípios brasileiros, nenhum município do Estado tem perspectiva de chegar a um estágio melhor para nossa população, ao menos a curto e médio prazos.

Os melhores
Entre as 500 cidades do país com melhor qualidade de vida, Palmas no Tocantins. Está na 92ª posição. A outra é Florianópolis, no lugar 136. Porto Velho está longe das 500 melhores. O indicador analisa três áreas de desenvolvimento: emprego e renda, educação e saúde.

Pequenos
Os municípios melhores, em sua grande maioria, são todos de São Paulo. Muitos outros do centro sul. Pelos critérios da Federação das Indústrias de São Paulo, a melhor comunidade a atender todos os critérios é a pequena Louveira, no interior de São Paulo, com apenas 39 mil habitantes. Para a ONU, esse título deve ir para São Caetano do Sul, com seus 240 mil habitantes. Já para a Fundação Getúlio Vargas, a FGV, o título vai para a desconhecida Trabiju, uma cidadezinha longínqua, com pouco mais de 2.500 habitantes e  a 308 quilômetros da Capital paulista. Lá um operário pode ter casa própria, com o salário que ganha.

Noventa e nove por cento das cidades com melhor qualidade de vida são do interior e de pequeno porte. Enquanto o entendimento de "crescimento" estiver priorizando questões econômicas, sem levar em consideração a qualidade de vida, dificilmente uma cidade alcançará a satisfação pessoal e coletiva da sua população.

Fonte: Rondônia Dinâmica/M


Uma prova real da incapacidade administrativa dos nossos governantes, tanto municipal e estadual, incluindo os poderes legislativo também do Município e do Estado.  Rondônia é uma terra abençoada, mas estamos pagando caro há muito tempo pelos desmandos, falta de responsabilidade e como é dito nos 4 cantos do Estado, a corrupção correndo as cidades, enfim o Estado todo, além da inércia do judiciário. Malditos governantes, eternos irresponsáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário