sexta-feira, 27 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SERÁ QUE A BOATARIA ANÔNIMA VAI SUPERAR A VERDADE?

É inacreditável como há uma torcida para que as coisas deem erradas, para que não funcionem e para que, então, possam ser temas de conversas de botecos, na rua ou, principalmente nas redes sociais. A boataria, maldosamente criada, substitui a verdade. Esta semana, um acontecimento corroborou esta tese. Frequentadores do Espaço Alternativo, área da lazer e caminhadas na Capital que está recebendo uma vultosa obra do Estado, foram "comunicados" por várias pessoas, todas dizendo-se (é claro!) "bem informadas", de que as obras teriam sido paralisadas e que o motivo seria a falta de pagamento às empreiteiras. Um dos "informantes" chegou a dizer que tinha, de "fonte muito segura", a triste informação de que o serviço não continuaria. E lamentou-se: "é uma pena que nem uma obra que se começa em Porto Velho é terminada". Cheio de razão. Não quis sequer ouvir o outro lado da história, até porque, dizia a voz do mau presságio, "muito bem informada", qualquer afirmação no sentido contrário ao que ele estava contando, seria uma forma de iludir o porto velhense e "puxar o saco" do governo.
 A praga da boataria e da fofoca, aumentada pelo mau caratismo anônimo, característico das redes sociais, se amplia em todos os sentidos.  A verdade é que as obras estão andando em ritmo acelerado; pararam apenas durante o feriadão da semana passada e serão concluídas em setembro, dentro do prazo previsto. Os investimentos de 22 milhões de reais, tudo com recursos dos cofres estaduais, estão garantidos até o final dos trabalhos. E Porto Velho ganhará sim um local de lazer excepcional, de Primeiro Mundo. Boatos, mentiras, suposições, não ajudam em nada a todos nós, que já temos uma vida difícil o suficiente para termos que conviver, ainda, com tanta invencionice maldosa. Vade retro!
 VAI PIORAR - Já temos notícias ruins (reais) o suficiente para sustentar nosso mau humor e descrença em quase tudo. Mas quando há algo que funciona, que poderia nos servir como uma tábua de salvação ou uma ponta de esperança, ah!, daí não pode também. Uma pena que essa maldade, inerente à muitas pessoas, que se ampliou com a internet e suas informações anônimas e irresponsáveis (que ainda são minoria) , vêm num crescendo assustador. E a tendência é piorar...
 NOVO MASSACRE? - O senador Valdir Raupp protestou, esta semana, contra uma eventual retirada da Força Nacional de Segurança da Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, divisa com Pimenta Bueno. Ali, os diamantes atraem aventureiros e foi o local onde 29 garimpeiros foram trucidados por índios, há uma década. Até hoje ninguém foi sequer denunciado pelo Ministério Público Federal. Raupp está preocupado que poderá haver novo massacre, com uma perigosa nova invasão de garimpeiros.
 DIAMANTES DE SANGUE - O estranho é que tanto nos discursos do senador e ex governador, como de outros importantes políticos rondonienses, se ouve sobre a riqueza dos diamantes de Roosevelt e dos riscos que a mina pode representar, sempre com a ameaça de novos massacres. O que não se ouve da boca de nenhuma autoridade - de Raupp e todos os seus demais companheiros da bancada federal, por exemplo - é a exigência de que os crimes cometidos em 2004 sejam denunciados e os criminosos julgados. Aí não! Este é um tema proibido...
DESCULPAS A CASSOL - A empresa contratada para realizar o concurso do Detran foi a última a se pronunciar sobre a lamentável episódio que envolveu o nome do senador Ivo Cassol. Desculpou-se e anulou a questão. Fez questão de isentar qualquer participação do Detran ou de alguma autoridade na formatação da fatídica pergunta que colocou a prova sob os olhares desconfiados de muita gente. O governador Confúcio e o próprio Detran já haviam protestado contra o ataque gratuito ao ex governador. Tomara que todos os que erraram, tenham aprendido a lição!
 FESTA TUCANA - O PSDB de Expedito Júnior realiza sua convenção nesta sexta, na casa de shows Talismã. O tucanato regional pretende fazer uma festa memorável e anunciar uma grande aliança com vários partidos, incluindo-se aí o PSD de Moreira Mendes. Delegações de todo o Estado estarão presentes. O nome de Expedito deve ser aclamado como o candidato ao governo, com Neodi de Oliveira, do PSDC, representante de outro partido aliado, como vice. Não há certeza ainda de que Moreira Mendes vá ser o nome do grupo ao Senado, porque depende ainda de decisão que está na alçada do STF.
 DECISÃO NO JUDICIÁRIO - A grande dúvida da eleição para o governo, continua sendo em relação ao ex senador Expedito Júnior. Até agora, ele tem liderado praticamente todas as pesquisas sérias, em algumas mais à frente e em outras próximo a Confúcio Moura. Os adversários de Expedito percorrem o Estado dizendo que ele não conseguirá registrar seu nome como candidato, junto à Justiça Eleitoral. Seus partidários garantem que conseguirá sim, já que o TSE, em situações semelhantes e até idênticas a dele, tem autorizado as candidaturas. Portanto, a decisão da eleição rondoniense poderá ser nos tribunais. E é isso que se desenha, ao menos até o momento.
 PERGUNTINHA - Será que surgirá alguma grande surpresa de hoje até segunda, quando encerram as convenções partidárias, em relação a nomes que entrarão na disputa pelo governo rondoniense?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário