domingo, 29 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS DE 400 MÁQUINAS PARA DAR UMA GERAL EM PORTO VELHO

Até que enfim!  O governador Confúcio Moura anunciou, nesta semana, tão logo soube que terá mais dinheiro em caixa com a liberação do dinheiro que era obrigado a pagar para amortizar a dívida do Beron, que entre seus projetos imediatos, está o de deslocar mais de 400 máquinas e equipamentos do Estado para ajudar a ajeitar (finalmente!) a cidade de Porto Velho. Será uma parceria com a Prefeitura. Vai proporcionar não só uma limpeza geral na Capital, como também fazer melhorias em ruas, asfalto e, enfim, uma nova cara para a cidade que acabou de ser atingida pelo mais violenta enchente da sua história. Para fazer tudo isso, o Governo precisa de dinheiro. Para pagar não só combustível e peças das máquinas, como para deslocar dezenas de trabalhadores, que vão operar toda a estrutura do DER, que será  trazida de várias regiões do interior. Esse é o primeiro resultado prático da economia mensal de mais de 15 milhões de reais que o Estado terá a partir de agora e por tempo indeterminado. Só até o final do ano, contando-se junho, em sete meses, ou seja, 105 milhões de reais a mais nos cofres. É uma dinheirama impressionante, que sobrará para investimentos.  
A dívida do Beron era de 500 milhões. Já foram pagos 1 bilhão e 500 milhões. Ainda se deve 1 bilhão e 800 milhões de reais. Conta vergonhosa e impagável, como se a União fosse um grande agiota, tirando o dinheiro do povo para fazer malabarismos financeiros e para sustentar sua obesidade mórbida. O pesado investimento que será feito para dar uma nova cara para Porto Velho, portanto, é apenas uma das primeiros vantagens que teremos em não pagar tanta grana. Se o dinheiro for bem usado, poderá ajudar Rondônia em muitas outras coisas. Até que enfim, uma boa notícia para nossa Estado e nossa Capital. Já era hora!
 FOLHA PARALELA - Decisão da juiza Kerley Regina Arruda Alcântara, da Segunda Vara Criminal de Porto Velho, condenou, em primeira instância, todos os 27 denunciados de envolvimento no chamado caso da Folha Paralela da Assembleia Legislativa. Os irregularidades teriam ocorrido entre 2004 e 2005, quando a Assembleia era presidida pelo então deputado Carlão de Oliveira. Além do próprio ex Presidente, foram condenados todos os demais 22 deputados denunciados e outras cinco pessoas. Foram dadas sentenças de diferentes penas de prisão e de pagamento de multas. Todos os réus vão recorrer.
 DOMINGO DE EMOÇÕES - No final do domingo, se saberá quem será o candidato da coligação PP/PR/PPS/PROS ao governo do Estado. Até o final de sábado, o comando partidário (leia-se Ivo Cassol e parceiros), tinham certeza que ganhariam, no voto, a indicação de Jaqueline Cassol. Mas Maurão de Carvalho ainda pretendia chegar na frente, cooptando a maioria dos convencionais. Não será uma decisão fácil. E, se não houver um acordo, os partidos da aliança poderão ir divididos para a disputa. O domingo promete muitas emoções.
 INDECISÃO PETISTA - Até a última hora, não se sabe qual será o destino do PT, em termos de coligações. Os petistas realizam convenção também neste domingo, em sua sede, na Capital. Padre Ton, que seria o nome do partido ao governo, abriu mão, para não bater de frente com o comando nacional, que exige parceria com o PMDB, Valdir Raupp. O PT indicará o vice na chapa de Confúcio Moura? Outra resposta que só virá no final do dia. Fátima Cleide e Anselmo de Jesus, nessa ordem, eram os mais cotados para vice.
 OS DOIS LADOS DA MOEDA - Expedito Júnior e seus aliados estão, claro, preocupados. Mas há cada vez mais parceiros dele otimistas com relação a uma decisão favorável do TSE para acatar sua candidatura dele. Enquanto os adversários do PMDB e aliados espalham pelo Estado que Expedito não conseguirá registrar seu nome na disputa, um grande número de advogados garantem que ele pode sim disputar o pleito e, se ganhar, assumir o governo. Ele estará quites com a Justiça Eleitoral um dia antes da eleição. O Judiciário tem decidido a favor dos candidatos em situações semelhantes e até idênticas.
CORRENDO SOZINHO - Na corrida pelo Senado, o empresário Acir Gurgacz continua correndo pro abraço. Não tem adversário. É surpreendente como numa eleição em que se imaginava uma verdadeira batalha voto a voto, Gurgacz esteja correndo quase sozinho. Por enquanto, seu principal opositor é professor e pastor Aluizio Vidal, com  enormes e respeitados atributos, mas concorrendo pelo nanico PSOL. Tivesse uma estrutura um pouco melhor e outra sigla; tivesse mais recursos e estrutura, Vidal certamente seria um adversário duríssimo. Mas não é. Desse jeito, Acir pode mandar fazer o terno da posse no segundo mandato.
 VOTO DE LOUVOR - Equipe de comunicação da Assembleia, comandada pelo jornalista Paulo Ayres, recebeu homenagem inédita dos parlamentares. Pela primeira vez na história, o Decom foi destacado com voto de louvor, proposta pela deputada Stella Mari, de Jaru e aprovado por unanimidade. Paulo Ayres é servidor do quadro da ALE há mais de três décadas e foi escolhido pelo presidente Hermínio Coelho para comandar a equipe de jornalismo da instituição.
 PERGUNTINHA - Quais as pesquisas eleitorais que pululam todos os dias na mídia e que realmente deveriam merecer  credibilidade dos rondonienses e dos brasileiros?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário