sábado, 14 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O MACHISMO IMPERA TAMBÉM NA POLÍTICA BRASILEIRA
Texto publicado nesta coluna, dias atrás, sobre a dificuldade dos partidos em terem mulheres entre seus candidatos, mereceu comentário da deputada estadual Epifânia Barbosa, que publicamos, em função da importância do depoimento de uma importante representante feminina na nossa política. Ela elogiou a abordagem feita e fez comentários importantes, como os que envolvem o machismo que impera em praticamente todos os setores da sociedade brasileira. A opinião de Epifânia: "Na medida do possível,  acompanho sua coluna. Queria parabenizá-lo pelos textos, em especial essa temática da obrigatoriedade dos 30% das mulheres no parlamento. A matéria é no mínimo reflexiva, pois ela vai além do momento do processo eleitoral. As mulheres tem atuado nas diversas frentes políticas das organizações sociais: associações, sindicatos, movimentos religiosos e outros. Elas desenvolvem praticamente todas as ações. Contudo a figura política de destaque sempre é destinada aos homens. O machismo impera também nesse setor. Se uma mulher se destaca,  elegantemente ela é colocada no seu lugar de  tarefeira. Isso e tantos outros fatos de uma sociedade machista que veladamente ainda temos, inibe e aniquila cada vez mais a participação das mulheres nos espaços do  poder".  
Epifânia acrescenta: "É um caminho árduo e as mulheres necessitam de muita força de vontade, convicção do caminho a percorrer e de muitos aliados. Como falei no início, o tema é complexo e exige muito debate. Não é pontual, não nasce só no período eleitoral, quando da  inscrição das pré candidata, mas é consequencia da falta de apoio às mulheres em todos os espaços da sociedade. Também na política, acredito que precisamos apresentar trabalho, para que  tenhamos visibilidade para participar da disputa no processo eleitoral."
 COMEÇANDO BEM - A vitória brasileira sobre a Croácia, na estreia da Copa, indica que temos chances de chegar a mais um título mundial. Mas, mais que isso, ficou claro que a grande maioria dos brasileiros está pouco se lixando para protestos e política, nesse momento. Quer é saber de futebol e do maior campeonato mundial. Depois que os jogos terminarem, aí sim será a hora de começarmos a protestar contra quem quer que seja. E devemos fazê-lo nas urnas. Afora isso, é apenas demagogia, idiotices e conversa fiada.
PARADA GERAL - A próxima semana será praticamente inútil para a maioria dos brasileiros e especialmente para os rondonienses, a não ser para não fazer nada de útil. Dia 17, terça-feira, haverá jogo da Seleção e praticamente tudo para. Dia 18, quarta, é feriado estadual em Rondônia, pelo Dia do Evangélico. Dia 19, outro feriado religioso, dessa vez nacional: Corpus Cristi. Dia 20, outro jogo do Brasil. Pronto. Acabou a semana! Não é inacreditável?
 NEODI VOLTA - Tão logo termine o recesso parlamentar de julho, o deputado Neodi Oliveira retorna à sua cadeira na Assembleia Legislativa. Ele havia deixado o posto durante algumas semanas para fazer um tratamento de saúde e para dedicar-se também a uma andança pelo Estado. Indicado como pré candidato a vice na chapa que será liderada por Expedito Júnior, Neodi retoma seu trabalho na ALE antes do previsto. Sai novamente o suplente Brito do Incra. Brito, aliás, ainda não decidiu se concorre ou não nas eleições de outubro.
 RAUPP TEM FORÇA - O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, mostrou também sua força política dentro do partido de Rondônia. Todos os convencionais daqui que votaram pela manutenção da aliança com o PT, apoiando a reeleição de Dilma e do peemedebista Michel Temer, seguiram a orientação de Raupp. Foi uma convenção complicada, porque 39% dos membros do partido com direito a voto foram contra a repetição da aliança. O PMDB, depois de muitos anos, pode ir rachado para o pleito de outubro.
 O OTIMISMO DE MARIN - Mesmo com toda a lentidão, a transposição dos servidores do Estado para a folha da União será realizada sim, dentro do que foi previsto. Primeiro deverão passar para federais os servidores contratados até março de 1987. Serão em torno de 8 mil,. no total. Depois, devem receber o mesmo tratamento os contratados até 1991. No final, os transpostos serão mais de 20 mil. A previsão otimista é do sindicalista Caio Marion, presidente licenciado do Sindisaúde, em entrevista a Sérgio Pires, no  programa Candelária Debate deste sábado. Vai ao ar por duas dezenas de emissoras afiliadas à TV Candelária em todas as regiões do Estado, a partir das 13h15.
 QUADRÚPEDES - Lamentável, triste, deprimente, uma ação de mal educados, próximos aos quadrúpedes em termos de falta de consciência. Vaias e protestos contra a Presidente, dentro dos limites da civilidade, ainda se compreende. Mas ofensas, grosserias, palavrões contra nossa maior autoridade e, mais que isso, uma mulher, é de uma covardia doentia. Os palavrões contra Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa foi nossa maior derrota, num dia em que deveríamos ter brilhado perante o mundo.
 PERGUNTINHA - Não seria melhor ter entregue aos brasileiros, especialistas em grandes festas, como o sensacional carnaval carioca, a festa de abertura da Copa, que acabou sendo chinfrim?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário