domingo, 29 de junho de 2014

Tornar-se Vencedor

Ser uma pessoa vitoriosa não é tão difícil assim. É bem verdade que inúmeras não têm conseguido tudo aquilo que desejam. Contudo, isso não significa que a felicidade e a realização sejam coisas utópicas só porque não se tem tudo o que se deseja. O factível nem sempre é o tangível. Os segredos de nossa vitória percorrem caminhos diferentes. São veredas que começam na interioridade, e vão sendo pavimentadas e adornadas com nossos valores, nossas atitudes e nossas filosofias de vida.

Pelo menos seis virtudes nos ajudam a transpor obstáculos e conduzem-nos à trajetória do sucesso: os sonhos, a esperança, a persistência, a fé, a alegria e a humildade. Sonhar é essencialmente a virtude interior de vislumbrar o amanhã, projetar-se além do aqui e agora. Sonhar implica olhar sempre para o futuro.

A esperança é a virtude de acreditar sempre no amanhã e ver-se nele independente das circunstâncias. O amanhã pode ser de paz, cura, reconciliação, conquistas, enfim, tudo aquilo com o que sonhamos. Sonhar é ter visão. Ter esperança é acreditar na visão e na conquista dela.

A perseverança é a condição básica para que os sonhos sejam transformadas em conquistas reais. É a virtude de não desistir e lutar sempre contra as adversidades. O persistente encara os desafios (ainda que sejam enormes) como a distância entre el e a vitória. Muitos sonham, mas poucos triunfam. O segredo é a perseverança.

A fé é o combustível da perseverança. É a virtude espiritual de saber que nenhum obstáculo, nenhuma provação, dificuldade, nada, absolutamente nada, pode ser maior do que Deus Por isso, a fé é a superação radical de todas as limitações naturais.

A alegria é o alimento da nossa alma. Muitas vezes a vida é ameaçada por ventos tempestuosos, frustrações devastadoras. Todavia, as pessoas realmente alegres não perdem a beleza e a serenidade. A alegria toma as pessoas sadias em suas emoções, robustecidas em seus sentimentos e fortalecidas em seu espírito.

Finalmente, a humanidade é a virtude que nos fortalece ao revelar-nos nossas fraquezas e limitações que reclamam a ajuda de outros. Aprendemos logo cedo que não nos bastamos. Somos  limitados por natureza e precisamos sempre de alguém que nos dê a mão. Precisamos reconhecer nossa condição humana e a nossa dependência de Deus. Precisamos exercitar a humildade.

Talvez você esteja lutando para sair do caos e conquistar vitórias. Vá em frente! Lute e tente um pouco mais, mas não se esqueça: vencer é continuar sempre n os braços de Deus, sonhando, esperando, persistindo, crendo, sorrindo e aprendendo.

Fonte: Estevam Fernandes / Jornal Alto Madeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário