terça-feira, 17 de junho de 2014

A LIDERANÇA MAIS REPRESENTATIVA DA MAÇONARIA RONDONIENSE VAI SER CONDECORADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

De acordo com registros, Euclides Sampaio Fróes foi iniciado na Maçonaria há 50 anos, galgando posteriormente todos os graus e todos os cargos existentes na estrutura da maçonaria.

Considerado pela comunidade maçônica local e nacional, como a liderança mais representativa da Ordem Maçônica em Rondônia, o engenheiro civil Euclides Sampaio Fróes, grão-mestre honorário do Grande Oriente do Brasil – Rondônia, será condecorado nos próximos dias, durante sessão solene, com a maior comenda outorgada pela a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, que é a Medalha do Mérito Legislativo.
No Diário Oficial da ALE de 16 de junho de 2014, foi publicado o decreto legislativo, concedendo a honraria. “DECRETO LEGISLATIVO Nº 547, DE 11 DE JUNHO DE 2014. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA, nos termos do inciso IX do § 1º do artigo 14 do Regimento Interno e do Decreto Legislativo nº 155 e suas alterações, promulga o seguinte Decreto Legislativo: Art. 1º. Fica concedida Medalha do Mérito Legislativo ao Dr. EUCLIDES SAMPAIO FROES, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia e ao Poder Legislativo.  Art. 2º. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação. Deputado Hermínio Coelho – Presidente ALE”.
O projeto de decreto  legislativo propondo a concessão da homenagem ao engenheiro Euclides Fróes (conhecido popularmente como kida), foi apresentado pelo deputado Brito do Incra (PSD), quando esteve no exercício do mandato parlamentar em substituição ao deputado Neodi Carlos (PSDC). O projeto foi apreciado em plenário e foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes.
De acordo com o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho trata-se de uma justíssima homenagem a um líder maçônico e um servidor público exemplar, que na época do então Território Federal de Rondônia e posteriormente na fase do Estado de Rondônia, deu grande contribuição, prestando relevantes serviços. “É justa, perfeita e extremamente importante esta homenagem a um pioneiro, um grande homem público e um líder maçônico”.
O engenheiro Euclides Sampaio Fróes, foi grão-mestre do Grande Oriente do Brasil – Rondônia, por diversas vezes, foi presidente (venerável) de Lojas Maçônicas, é membro da Academia Maçônica de Letras, e é detentor do último grau do Rito Moderno, Rito Adonhiramita, Rito Brasileiro e Rito Escocês Antigo e Aceito. Além disso, é fundador de diversas lojas maçônicas na capital e no interior do estado. De acordo com registros, Euclides Sampaio Fróes foi iniciado na Maçonaria há 50 anos, galgando posteriormente todos os graus e todos os cargos existentes na estrutura da Maçonaria.
Euclides Fróes no serviço público, foi o último chefe da Representação do Governo do Território no Amazonas, foi ainda, estruturador do sistema de patrimônio de bens imóveis, dentre outros cargos relevantes, inclusive junto a Prefeitura Municipal de Porto Velho. Ele estudou nos colégios salesianos de Porto Velho, Manaus e Belém, até sua formatura em Engenharia Civil, na capital amazonense, onde, nomeado pelo governador Marques Henrique, exerceu as funções de representante do Governo de Rondônia, junto à Suframa e outros órgãos e repartições públicas ali instaladas,
Depois de graduado, voltou ao então Território Federal de Rondônia, sendo imediatamente aproveitado na condição de engenheiro civil. Seu primeiro trabalho como engenheiro foi realizar o levantamento de todos os bens imóveis de propriedade do governo, serviço que demandou dois anos para ser concluído, a pedido do então governador Guedes.
No governo Jorge Teixeira, ele assumiu a chefia da Garagem do Estado, por ele estruturada e organizada, acumulando o cargo de presidente da Aspron, Associação dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, que mantinha em sua sede, na Esplanada das Secretarias, um restaurante e uma creche que marcaram época em Porto Velho.
 Fonte: PAULO AYRES - News Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário