sexta-feira, 13 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

AGORA SÓ FALTA O DETRAN PEDIR DESCULPAS

O caso que envolveu o nome do senador Ivo Cassol (foto), atacado gratuitamente numa prova oficial do Detran, ainda causa grandes reboliços. Primeiro, foram duras críticas vindas de dentro da Assembleia Legislativa, dos deputado Maurão de Carvalho  e Luiz Cláudio. Ambos repudiando agressão desnecessária,  em uma das questões do concurso do Detran,no domingo. Por fim, foi o próprio governador Confúcio Moura quem se pronunciou, criticando duramente o ataque boçal contra seu adversário político. Confúcio teve um gesto de grandeza, no meio de toda a confusão, se desculpando com Cassol: "Não tenho outra palavra que possa expressar essa irresponsabilidade da banca examinadora, por essa pergunta que considero inconveniente, inconsequente e inoportuna e peço desculpas ao senador por essa incompetência de quem formulou a pergunta”, protestou o Governador. Já Maurão de Carvalho havia distribuído nota, repudiando o que considerou um ataque injusto e gratuito ao ex-governador e Luiz Cláudio, defendeu também seu amigo, exigindo respeito e condenando "a terrível maldade cometida”. O que está faltando agora é a direção do Detran seguir o chefe maior e também se desculpar. Não há outro caminho, senão esse.
O que se espera, também, é que esse episódio tenha servido de alerta para que o nível da campanha eleitoral deste ano não fique próximo ao chão. Ataques gratuitos a adversários, ofensas, mentiras (a pergunta afirmava que Cassol foi condenado e preso, o que é totalmente falso), deslustram o bom debate, tiram o foco dos verdadeiros problemas do Estado e dão um diploma de ignorância à classe política que usa tais subterfúgios. O eleitor ainda é enganado, mas certamente em coisas como essas, tiradas da prova lamentável do Detran, ninguém mais engole. Uma pena que tenha acontecido.
 CINCO MIL CASAS - O governo diz que há 54 metas para recuperar todas as perdas com a enchente histórica. A Prefeitura da Capital diz que são cinco mil os pontos que precisam ser atacados. Coisas enormes, como a construção de novas cinco mil casas, fazem parte do pacotaço de obras necessários para que Porto Velho, principalmente, mas também que Nova Mamoré, Guajará Mirim e os distritos voltem ao normal. Ou seja, é coisa para alguns anos de muito trabalho. Se vierem outras, estaremos mesmo em maus lençóis!
SEXTA 13, DIA DE SORTE! - Esta sexta-feira 13, será um dia de grande sorte para pelo menos 593 famílias de Ji-Paraná. Elas receberão as chaves de suas casas próprias, numa parceria entre o Governo Federal e o Estado. A presidente Dilma chegou a agendar estar no evento, mas em função da Copa do Mundo, optou por ficar mesmo em Brasília. O valor investido no projeto foi superior a 31 milhões de reais. Famílias que têm renda até 1.600 reais são as beneficiadas. É um grande dia para essa gente pobre, que terá suas vidas mudadas para muito melhor.
REALIDADE OU SONHO? - Será verdade? Não será só ilusão, como nas grandes peças que fazem o público rir, chorar, se emocionar? A inauguração do Teatro Estadual de Porto Velho, com o nome pomposo de Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, está agendada para o próximo dia 20 deste mês, uma sexta feira. Depois do viaduto de Pimenta Bueno, que demorou 20 anos para ficar pronto, o teatro é a obra que levou mais tempo para ser construída no Estado: 19 anos e meio. A inauguração será com a peça "A Falecida", tendo Lucélia Santos como protagonista principal.
RACHA CONTINUA - Quem acha que a crise interna do PT já terminou, está longe de acertar. O grupo liderado pela ex senadora Fátima Cleide, derrotado nas eleições internas, quando a turma do Padre Ton assumiu o controle do partido, não quer nem ouvir falar em aliança com o PP de Cassol. Padre Ton já avisou que pode sair ao Senado, o que abriria uma importante parceria com o PP, que indicaria o candidato ao Governo e apoiaria o petista. Fátima e sua turma exigem mudar o quadro. Não o conseguiram pelo voto interno. Vão tentar outras soluções...
 COVARDES E ANALFABETOS - Vagabundos, semianalfabetos (não poderia ser diferente, porque não sabem escrever por detestar a escola), vandalizaram um educandário em Vilhena, dias atrás. Além da baderna que fizeram, ainda deixaram frases idiotas, cheias de ameaças, pessimamente escritas, tirando sarro das autoridades. Ameaçaram voltar e colocar fogo na escola Ronaldo Aragão. Quando presos, esses canalhas mostram toda a sua covardia, mentindo que nada fizeram e, ainda, adoram dizer que são "di menor". Cadeia neles!
 PREPARADOS - O seguro morreu de velho! Com tanta baderna país afora e as autoridades no geral lavando as mãos, os milicos estão de olho em áreas da segurança nacional, como as hidrelétricas. Foram apenas exercícios realizados nesta semana, por um grupo do Exército, na usina de Santo Antonio, mas  eles deixaram claro que estão preparados para defender esses locais vitais para o país, sempre que necessário. Enquanto o governo faz vistas grossas e até há quem aplauda a baderna generalizada, há sim quem se preocupe com setores prioritários para a vida nacional.
 PERGUNTINHA - No "day after", como estará se sentindo o torcedor brasileiro depois da nossa estreia na segunda Copa do Mundo em que somos os anfitriões?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário