sexta-feira, 13 de junho de 2014

Enquanto isso no "País do Futebol"...

Nunca de muita importância para o futebol,k sempre achei uma perda de tempo, mas tenho que admitir que a maioria das pessoas gostam e é quase impossível ficar alheio, sobretudo em períodos como esse, quando a paixão é coletiva e o grito de Brasil é uníssono. No lugar do futebol e da televisão coloquei livros, internet, rádio e até trabalhos voluntários. Porém, sendo brasileiro, sempre acompanhei a torcida de longe, assisti o sofrimento, e por vezes as comemorações entusiasmadas que inúmeras vezes levaram o Brasil às finais de Copas do Mundo e a explosão de alegria contagiante.

O Brasil parava uma semana antes dos jogos e sair pelas ruas depois de vitórias da seleção era um espetáculo de euforia e comemoração. Lembro da cidade toda enfeitada de verde e amarelo e dos carnavais que aconteciam pelas ruas de praticamente todo o país. No interior, a festa era ainda maior. O futebol tem o poder de juntar pobres, ricos, brancos e negros, sem distinções, era uma festa democrática, onde todos os convidados se sentiam parte dela. A sensação de pertença era absoluta.

Com efeito, este ano, quando acontece no Brasil, o "país do futebol", o verde e amarelo foi substituído por tapumes, barricadas de metal e até containers empilhados nas portas de empresas, transformando o sentimento de alegria e euforia, em uma sensação de medo e incertezas. O cenário é de uma guerra de verdade. Fica claro que além dos milhões desviados, roubaram também a festa verde amarela. "Nunca antes na história deste país", uma nuvem pesada de dúvidas e medos pairou sob o céu da nação, por tanto tempo.

Não satisfeito com o mar de lama que conseguiram transformar a política nacional, construíram uma versão piorada do Coliseu com heróis de chuteiras, pois existia há época o famoso jargão: "ao povo pão e circo"... Aos Brasileiros, Globo e futebol. Hoje conseguiram roubar até o circo. E não adianta o eufemismo embalado por sorrisos congelados de animadores doutrinados, o povo, ao que parece , está começando a acordar para essa farsa política.

Fonte: José Aparecido Ribeiro / Jornal Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário