Um novo relatório publicado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados sobre a poluição atmosférica em 1600 cidades
Nova Délhi, a capital da Índia, é oficialmente a cidade com a pior qualidade de ar do mundo. Um novo relatório publicado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta dados sobre a poluição atmosférica em 1600 cidades, e faz um alerta: aumentou o nível de poluição em todo o planeta.
Se depender da lei brasileira, vamos respirar muita poluição. - A lista conta com 40 cidades brasileiras. A pior é Santa Gertrudes, em São Paulo, que aparece como a 175º cidade mais poluída do mundo - culpa de um polo industria de produção de cerâmica, o principal emissor de poluentes da região. Outras cinco cidades brasileiras apresentam mais poluição do que o recomendado pela OMS (confira abaixo).
O ranking da OMS mostra que a situação é particularmente complicada na Índia. Entre a dez mais poluídas, seis são indianas. Nova Délhi apresenta seis vezes mais poluição do que o considerado seguro para a saúde humana. Níveis altíssimos foram detectados em muitas cidades asiáticas, de países como Paquistão, Irã e Bangladesh.
As cidades chinesas também aparecem na lista, mas não entre as dez mais. A China enfrenta episódios agudos de poluição do ar no inverno. O governo chinês, no entanto, anunciou no mês passado uma "guerra à poluição", com dezenas de medidas para tentar recuperar a qualidade do ar de suas principais cidades.
O relatório da OMS leva em conta a presença de partículas inaláveis de poluição no ar (MP10 e MP2,5). Essas partículas são tão pequenas que podem passar pela corrente sanguínea e causar doenças graves, como enfisema pulmonar e câncer.
As dez cidades mais poluídas do mundo
- Nova Délhi, Índia
- Patna, Índia
- Gwalior, Índia
- Raipur, Índia
- Karachi, Índia
- Peshwar, Paquistão
- Rawalpindi, Paquistão
- Khorambad, Irã
- Ahmedabad, Índia
- Lucknow, Índia
Cidades brasileiras
40 cidades brasileiras aparecem entre as 1600 da lista. Em seis delas, o nível de poluição do ar está acima do recomendado pela OMS, sendo:
175° Santa \Gertrudes - SP
262° Rio de Janeiro - RJ
388º Belo Horizonte - MG
408º Rio Claro - SP
455º Limeira - SP
464º Colombo - PR
A lista também conta com outras capitais estaduais, como São Paulo (651º), Curitiba (741º), Vitória (794°) e Salvador (127º). Chama a atenção, no entanto, que pouquíssimas cidades brasileiras têm estações de monitoramento da qualidade do ar - apenas 40 entre as mais de 5 mil cidades no país. Somente o Paraná, a Bahia e os Estados do Sudeste são monitorados. As cidades com melhor qualidade do ar - as "últimas" do ranking - ficaram no Canadá, Finlândia, Suécia e Islândia.
Fonte: Blog do Planeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário