"Seu carro está com os freios falhando, mas você já aprendeu a andar com ele assim, apenas não o levou para fazer a troca. Certo dia, um amigo precisando de ajuda pede seu carro emprestado e você não avisa sobre o freio, esperando que ele por saber dirigir vai saber lidar com a falha. Mas tarde chega a notícia de que ao entrar numa descida, não conseguiu frear e bateu seu carro. E agora, de quem foi a culpa?" Essa foi apenas uma estória para ilustrar a ideia, mas você já deve ter ouvido sobre alguma situação parecida. E é muito comum querermos responsabilizar o tal "amigo" sobre o fato, afinal ele sabia dirigir. Certo? Mas se se ao emprestar o carro ele tivesse sido advertido sobre o freio? Talvez o acidente não teria ocorrido.
De acordo com o site significados.com.br negligencia significa falta de cuidado, descuido, desatenção, displicência, e pode ser relacionado à uma situação específica, à uma pessoa, a um objeto, e etc. Negligencia pode ocorrer em qualquer área da nossa vida. Faculdade, namoro, amizade, em casa etc. Mas e quando ocorre dentro de uma empresa, e começa então a interferir no bom andamento e gerar problemas, envolvendo as pessoas e a saúde financeira desta. Como podemos identificar e lidar com essa situação? Qual o seu cargo na empresa. Tem pessoas hierarquicamente abaixo de você no qual precisa delegar atividades, ou estas são realizadas por você? Você sabe exatamente quais são as funções e responsabilidades?
Saber responder a estas questões é o primeiro passo para se prevenir da negligência. Pois uma vez que está claro suas responsabilidades, não tem como direcionar os resultados obtidos à outra pessoa ou setor. Se você é o responsável pela execução das tarefas no seu setor, acredito, você foi contratado porque identificaram em você competências para tal. Se os resultados não são os esperados, procure ver se não está pulando nenhuma etapa para cumprir as tarefas. Faça um Check-list diariamente, não ignore sua utilidade. Se seu superior não lhe der feedback com frequência, peça! Assim você terá certeza que suas atividades estão sendo bem executadas.
Se a sua função for gerenciar, supervisionar, liderar algum setor, você é responsável pelo resultado deste. Tenha conhecimento e competência necessária para manter seu setor em bom andamento. Se você não se considerar competente o suficiente, procure ajuda, capacite-se! Problemas sempre vão ocorrer, troque as peças se necessário, mas não ignore sua responsabilidade sobre o resultado não alcançado. DÊ todo o suporte para que não falte nada para seus subordinados, e atuem sempre focado nas suas metas. Lembre-se, por mais "humanizado" que seja sua empresa, ela visa resultados, e se não atingir, você pode ser a próxima peça a ser trocada.
Se você for empreendedor ou administrador de sua empresa, todos os resultados devem passar por suas mãos e, você deve tomar todas as decisões para manter a empresa alinhada à sua identidade corporativa e no caminho para atingir suas metas. Infelizmente nem sempre as decisões é deixar " o barco andar em qualquer direção que o vento levar" , e isso pode ser irreversível. Tenha maturidade para assumir seus erros e responsabilize-se por esses. Parece fácil, mas não é. As vezes parece que nossas vistas estão cheias de neblinas e n ão conseguimos enxergar onde estamos errando. Não negligencie, o maior culpado será você. Repense se necessário a sua forma de trabalhar, reestruture sua empresa, procure orientação de pessoas com mais experiências, evite pessoas negativas, capacite-se sempre.
Você não conseguirá prever todos os fatores externos, mas os internos, você precisa estar preparado. Crie cenários para todas as possíveis situações e, procure alternativas estando preparado se estas se concretizarem. Não desvie os olhos da sua empresa, setor, tarefa, etc. Negligencia pode enfraquecer uma empresa, mas o conhecimento, a atuação e claridade de funções são as soluções e claridade de funções são as soluções para que a empresa continue competitiva e em bom funcionamento.
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