sábado, 28 de junho de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NAS GUERRAS NÃO HÁ ESPAÇO PARA POESIA E LIRISMO

Vale a pena a leitura das quase 20 páginas da última edição da revista Veja sobre a Primeira Guerra Mundial, que começou em 1914 e está completando 100 anos. Foi uma das maiores tragédias da humanidade, que matou, proporcionalmente, mais gente do que a guerra posterior, a Segunda, maior, que envolveu muito mais países, mais soldados e tecnologia. A Grande Guerra, como então era chamada, foi um conflito do terror. Exterminou boa parte da juventude europeia e deixou outros milhões de mutilados. Foi a guerra que estreou as armas químicas, como forma de destruir os inimigos. Como o gás mostarda, mortal, que tirou milhões de vidas. Houve mais de 9 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados, durante o conflito que iniciou dia 28 de junho de 14. Vários países perderam uma geração inteira de jovens. E a primeira guerra também foi o estopim para a Segunda, que começou 25 anos depois.Foi ainda o caminho aberto para o surgimento do comunismo soviético, que transformou o mundo e colocou parte dele atrás de uma Cortina de Ferro, conforme frase histórica de Sir Winston Churchill. A primeira guerra, no seu início, foi tratada por escritores e poetas como algo positivo, em que jovens entregavam suas vidas por um ideal. Ao término dela, não havia mais  jovens e muito menos poetas. A realidade trágica acabou com o lirismo. Ficou claro que guerras não merecem poesia.
Lamentavelmente, o Homem optou pelas guerras, embora quem morra nelas, raramente são os que decidem fazê-las. A história nos ensina. Mas, nos dias de hoje, de tanto individualismo e pouco amor ao próximo, quem está preocupado com o passado? A tendência é continuar repetindo os mesmos erros, já que, como dizem pensadores desde os tempos antigos, quem não aprende com os erros do passado, tende a repeti-los eternamente.
 SERÁ POSSÍVEL? - A história foi confirmada e é estranhíssima!. O Governo do Estado assinou contrato de 600 mil reais com a Federon, entidade que realiza o Arraial Flor do Maracujá. A Federon recebeu, contudo, só a metade: 300 mil reais. Mas o Tribunal de Contas do Estado colocou a Federon na lista negra, como entidade que não cumpriu seus compromissos, porque estaria exigindo que a prestação de contas sobre os 600 mil reais do contrato e não sobre os 300 mil realmente recebidos. Se for real esta situação, há algo de muito estranho na decisão do TCE.
 VAI CONCORRER - O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, será confirmado neste domingo, na convenção do PT, como candidato à Câmara Federal. Execrado por meia dúzia de poderosos adversários dentro da própria sigla e muitos inimigos fora dela, Sobrinho diz que anda nas ruas tranquilamente e onde vai é bem recebido pelos porto velhenses. Vai concorrer, porque não tem qualquer condenação. Este é um dos temas do programa Candelária Debate (TV Candelária/Record) em rede estadual, neste sábado, a partir das 11 horas da manhã. Sobrinho é o entrevistado.
 ATÉ QUE ENFIM! - A grande notícia positiva da semana foi a decisão do STF em suspender o pagamento da dívida pornográfica do Beron. Saíam dos cofres do Estado, todos os meses, mais de 15 milhões de reais. O Senado já tinha aprovado uma resolução extinguindo a dívida, mas o Planalto ignorou. Será que vai ignorar também uma decisão do Supremo? Daí não, porque o buraco é mais embaixo. Agora, o Governo tem que  batalhar para que a dívida seja considerada extinta. Ela já foi paga mais de duas vezes, aliás...
 MATEMÁTICA VERGONHOSA - O caso Beron é sintomático. Há muitos anos, a dívida já estaria quitada, não fosse a vergonhosa cobrança de juros e correções absurdas. Do inicial de meio bilhão, o Estado já pagou praticamente duas vezes mais e um outro tanto. E o valor continuava subindo, ao invés de diminuir. Uma vergonhosa e humilhante matemática, retirando dos cofres estaduais um dinheiro que poderia muito bem ser aplicado na melhoria de vida da população, que tem tantas necessidades. Pode ser que agora a injustiça seja finalmente corrigida.
 NADA DE CADEIAS - Com a decisão do STF de que preso não precisa cumprir sequer um sexto da pena para ter direito a regime aberto, não seria mais fácil não mandar mais ninguém para atrás das grandes? Seria muito mais fácil e econômico para o país. Não haveria mais  superlotação carcerária. A população, já que é refém do crime, sofreria bem mais, mas quem está dando bola para a maioria, nesse país em que governo, Congresso e Judiciário só pensam nas minorias? Basta continuar tratando os criminosos como as vítimas são tratadas num país sério. Mas lá é lá, aqui é aqui. Simples!
 FECHANDO O PACOTE - Ontem foi a convenção do PSDB. Neste domingo, será do PMDB ; PP/PR e seus aliados e do PT. Segunda, do DEM, do ex governador José Bianco. Siglas menores já fecharam seus pacotes para as eleições. Daqui a alguns dias, tudo será encaminhado à Justiça Eleitoral e a campanha só começa mesmo depois que todos os nomes forem homologados, tendo que passar pelo crivo da Lei da Ficha Limpa.Todos os partidos estão concluindo suas negociações e fechando suas alianças para outubro.
 PERGUNTINHA - Como será o final de semana dos brasileiros? Vamos fazer festa depois do almoço ou enrolar a bandeira e assistir a Copa do Mundo no nosso país, mas sem ter pra quem torcer?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário