quarta-feira, 4 de junho de 2014

COLABORADOR OPINA - Enxergando oportunidades

No mundo atual cheio de concorrências é natural que algumas ou boa parte das empresas passarem por dificuldades, essas que fazem o empreendedor tomar atitudes que não tomaria se não fosse a dificuldade. Nesse momento um empreendedor pode enxergar uma oportunidade até mesmo na falta de recursos. O que queremos destacar é uma visão holística da situação nos leva  a ver o que possivelmente os demais não veem, como demonstra em o caso de uma grande empresa a seguir. Em muitas vezes é necessário apelar para a imaginação devido a falta de recursos, nesse exemplo nota-se que um ambiente de restrições, concorrência e pouco capital pode ser o estímulo para criatividade lucrativa.

O americano Thomas Sullivan se preocupou quando o preço do metal aumentou e seu trabalho consistia em distribuir chá, pois ele enviava latinhas com amostra de seu produto para clientes experimentarem. Porém quando houve o aumento e esse aumento não parava de sentiu-se impedido de continuar utilizando-as como amostra grátis, porém sabia que era necessário substituí-la rapidamente para que seu negócio não fosse por água abaixo. Então considerou várias materiais até chegar a seda chinesa, esse mostrou-se adequado a sua necessidade pois além de mais barato mantinha chá mais fresco e respirando.

Preocupou-se em não deixar transparecer aos clientes o objetivo real pela troca do material, mandando assim costurar a mão os saquinhos. Surpreendeu-se ao enviar as primeiras embalagens, pois os pedidos aumentaram levando os clientes a parabeniza-lo pela nova e revolucionária técnica de preparo de chá. "Mas como?" pensou Sulivan, afinal somente havia substituído a latinha pela seda! Após conversa com alguns compradores, finalmente entendeu o que havia ocorrido; as pessoas pensaram que era para mergulhar o saquinho de seda diretamente na água quente.

Levando o método de preparo de chá a ser mais prático, dispensando assim o coador e a sujeira provocada. Ao explicar marotamente aos amigos disse que havia notado que a forma tradicional de preparo de chá era muito trabalhosa e por isso criou esse novo método! Percebe-se então que há muitas variáveis no mundo empresarial de forma que uma visão holística e empreendedora pode levar o negócio a um rumo totalmente diferente ao idealizado, ou quem sabe bem melhor ao idealizado.

Fonte: Evelyn Lemos - Acadêmica de Administração / Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário