Na maioria das vezes, ronco é o "barulho" que o ar produz ao passar pela região da "garganta" (vibrando suas estruturas). Mais raramente, esse barulho pode ser produzido pela dificuldade da passagem de ar pelo nariz (pessoas com problemas alérgicos, desvio de septo, adenoides e etc).
Por que algumas pessoas roncam e outra não?
O barulho característico do ronco, produzido pela passagem do ar pela "garganta" (vias aéreas), só acontece quando o ar tem dificuldade de passar por ali, ou seja, quando falta espaço para a passagem de ar!
O que dificulta a passagem do ar?
A musculatura da faringe (porção inicial da "garganta" e da língua são as principais responsáveis por essa obstrução. Normalmente esse conjunto de músculos torna-se mais flácido com o passar dos anos, ocupando um espaço maior e dificultando a passagem do ar.
O excesso de álcool, ou uso de remédios que promovem o relaxamento dessa musculatura, também contribuem para a diminuição do espaço na garganta, fazendo que o ar passe com maior dificuldade, produzindo o ronco. Pessoas obesas têm maior chance de serem roncadores.
Fonte: Ilomar Negri - Especialista em Implantes - Clínico Geral / Jornal Correio de Notíciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário