NÃO SE MUDA A MATEMÁTICA COM DISCURSOS UFANISTAS
Não há milagre na economia. Ela é baseada na matemática pura, onde dois e dois sempre são quatro. E onde quando se tira de algum lugar, o valor terá que ser reposto, venha de onde vier. Nos últimos meses, o governo brasileiro tem anunciado vários pacotes de bondade. Entre eles, a diminuição nas contas de energia elétrica. Deveria ser 20%, mas já caiu para 18% e, na vida real, vai ficar bem menor. Agora, a presidente Dilma Rousseff anuncia renúncia fiscal dos tributos federais, para quase uma dezena de produtos da cesta básica. Incluiu até pasta de dente e papel higiênico. A União perderá, com isso, perto de 6 bilhões de reais. Claro que se não fosse o inchaço da máquina pública, a obesidade mórbida do governo, superlotado de funcionários e cargos comissionado, a economia de dinheiro poderia ser muito, mais muito maior. O problema é que, ao abrir mão desses 6 bilhões, os ávidos cofres públicos nacionais terão que suprir essa grana de outras fontes. O empresariado e a classe média já sabem quem irá pagar a conta, numa sucessão incontável de impostos, para sustentar essas bondades com a grana alheia e uma matemática capenga para a economia.
A presidente Dilma diz que os produtos essenciais podem baixar até 12,5%. É um desejo, um projeto, uma ânsia. Nada mais que isso. A realidade é que pouco vai mudar, porque a inflação continua ameaçando e tanto os produtores quanto os comerciantes não vão abrir mão de seus ganhos. Sonha-se muito no Brasil, discursos otimistas e megalomaníacos (como investimentos bilionários, sempre anunciados, raramente realizados na prática) fazem parte da nossa rotina diária. O diabo é que não tem como mudar a matemática. Mesmo o governo brasileiro dizendo que ela tem que, com os mesmos números, dar resultados diferentes. Never....
VAI MESMO
A menos que surja alguma mudança de rumos pelo caminho, inesperada, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, vai mesmo disputar o governo do Estado no ano que vem. Perguntado, Hermínio não responde diretamente, mas deixa claro que seu partido, o PSD, terá nome próprio na disputa e, para quem acompanha a política local, não há outra liderança para entrar na briga como ele. Vai concorrer contra Confúcio Moura, Ivo Cassol e Expedito Júnior, entre outros, já também pré candidatos.
DEZ DIAS
Hermínio se coloca como o mais duro opositor do governo Confúcio Moura, para marcar seu espaço e ter o apoio dos que também não apóiam o atual mandatário rondoniense, que certamente concorrerá à reeleição. Hermínio tem dito que, se Confúcio e seu vice, Airton Gurgacz, por qualquer motivo deixassem o governo por 10 dias nas suas mãos, ele que resgataria os direitos de Rondônia. Uma de suas providências, disse em entrevista a Léo Ladeia, na TV Candelária, seria interditar as obras das usinas, para pressionar a União a resolver o caso Beron...
EXPOVEL
O neo deputado Adriano Boiadeiro, achou um mote para seus primeiros passos na Assembleia. O representante de Nova Brasilândia e região, que ocupou a vaga do prefeito eleito de Ariquemes, Lourival Amorim, quer ser o porta voz do recém criado Sindicato dos Produtores Rurais do Estado. E quer pressionar o governo para que a Expovel volte logo a ser realizada em Porto Velho. Nem ele nem o Sindicato querem esperar por obras futuras, como as planejadas para a área do atual aeroclube, onde a Expovel passaria a ser realizada.
CINCO VEZES
O deputado Ribamar Araújo, que não tem papas na língua quando trata de interesses da coletividade, foi à Eletrobras, em Brasília, protestar contra o aumento das contas de energia. Ele disse ao diretor da Eletrobras Humberto Moraes, que são as pessoas mais humildes as que mais sofrem com aumentos absurdos. Apresentou exemplos de famílias pobres que pagavam 60 reais mensais e, de um mês para o outro, a conta foi multiplicada cinco vezes, chegando a 300 reais. Ribamar disse que a aferição dos contadores está sendo feita de forma errada e exigiu providências da estatal.
MERECIDO
O líder indígena Almir Surui, um orgulho para seu povo, para Rondônia e para todo o Brasil, recebeu justa homenagem, com o rótulo de Doutor Honoris Causa da Unir. A homenagem mobilizou várias autoridades, principalmente aquelas que defendem as causas indígenas. Almir Surui é um líder criativo, cheio de idéias, muito respeitado por onde passa por sua visão correta da necessidade de uma convivência harmônica entre o homem e a natureza. É tão importante que sua tribo tem uma parceria com a poderosa Google.
PRESENTE GREGO
Só prá não deixar passar: perto de 250 mulheres foram agredidas, feridas e algumas até mortas por seus companheiros, namorados, maridos, ex-maridos numa data importante para elas: o Dia Internacional da Mulher. Aqui em Porto Velho, onde só no ano passado 5.700 mulheres foram covardemente atacadas – e aí estão apenas os casos registrados pela polícia – a data também foi ignorada por vários machões, que bateram em suas mulheres. É uma vergonha que a legislação brasileira não puna com rigor esses covardes.
PERGUNTINHA
A disputa pelo Palácio Presidente Vargas em 2014 já começou prá valer ou ainda é apenas o ensaio geral?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário