quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Viver Bem - Os homens devem ficar de olho em sua própria saúde

Exames preventivos de câncer não é privilégio apenas das mulheres

É sabido que as mulheres  TÊM que fazer exames preventivos periodicamente a fim de detectarem doenças ginecológicas e o câncer, mas o difícil mesmo é convercer os homens de que eles também precisam se cuidar principalmente fazendo exames de sangue específico e de toque a fim de prevenirem o câncer de próstata.

Os números de cãncer de próstata são alaremantes no país, ele é a segunda causa de mortes por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) calcula que 400 mil pessoas com mais de 45 anos tenham a doença e a maioria não sabe disso. O maior problema é a falta de informação e o preconceito dos homens.

Todo homem com mais de 40 anos deve procurar seu médico para fazer exame de próstata. Assim como em outros tipos de câncer, a idade é um fator de risco importante; no de próstata a incidência como a mortalidade aumenta após a idade de 50 anos.

Médicos especialistas ressaltam que outro fator de extrema importãncia é a história familiar e que os homens que já tiveram algum membro da família - avô, pai ou irmãos com cãncer de próstata antes dos 60 anos de idade - correm o risco de ter câncer em um proporção de três a dez vezes mais em relação à população em geral.

A influência que a alimentação pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta. O que já está comprovado é que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos  e cereais integrais, menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de cãncer, como também o de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Os principais sintomas do câncer de próstata são o hábito de levantar várias vezes à noite para urinar, dificuldades e dor à micção. O diagnóstico do cãncer de próstata é feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicar a realização de ultrassonografia pélvica (ou prostática trans-retal). Esta ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biopsia prostática transretal.

A Próstata
Importante órgão do aparelho reprodutor masculino, a próstata tem a função de produzir a secreção que participa do esperma, representando 30% do volume deste. Essa secreção serve como meio de transporte, alimento e proteção para os espermatozóides. Situada logo abaixo da bexiga e em frente ao reto, a próstata fica em volta da uretra, tem  a forma de uma castanha e pesa em torno de 20 gramas.
Fonte: Revista Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário