sábado, 22 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


OPOSIÇÃO ATACA LULA, GOVERNISTAS FALAM EM GOLPE
O senador rondoniense Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, é um dos dirigentes partidários que assinaram nota condenando os partidos de oposição, que querem investigação sobre denúncias de que o ex-presidente Lula sabia do Mensalão e era seu mentor, segundo publicou a revista Veja da semana passada. Na análise dos partidos de apoio ao governo, a tentativa da oposição é uma “prática golpista”. Rui Falcão (PT), Eduardo Campos (PSB), Renato Rabelo (PC do B), Carlos Lupi (PDT) e Marcos Pereira (PRTB), assinam a defesa de Lula. A nota dos aliados do ex-Presidente diz que esses dirigentes partidários repudiam as denúncias da oposição contra Lula, baseadas, segundo o texto, “em fantasiosa matéria veiculada pela Veja”. Os políticos que lideram alguns dos mais importantes partidos do país, dizem que a oposição “pretende transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação”. A Veja publicou várias páginas com frases atribuídas ao publicitário Marcos Valério, que apontam o ex-presidente como mentor do Mensalão, que está sendo julgado no STF. Os advogados de Valério negaram que ele tenha feito as declarações publicadas na revista.

Nos dois lados – governistas e oposição – há um esforço claro para transformar um caso de polícia num evento político. Tucanos e aliados querem jogar Lula na vala comum, obviamente de olho nas urnas e esperando que isso prejudique o PT e seus parceiros nas eleições municipais que se avizinham. Os petistas e seus aliados fazem questão de politizar o Mensalão, para tentar desviar o foco das investigações e das pesadas penas que os envolvidos podem receber no STF. Ninguém desse meio político está pensando no Brasil. Cada um está lutando apenas por sua sobrevivência e dos seus amigos. Nessa história não tem mocinhos...
 
OBJETIVO MAIOR
Há, claro, muitas divergências políticas, ideológicas e partidárias. Mas quanto se trata dos interesses maiores do Estado, a Assembleia tem apoiado iniciativas do governo Confúcio Moura. Nessa semana, os deputados aprovaram um empréstimo de 438 milhões de reais junto ao Banco do Brasil. O presidente Hermínio Coelho resumiu: “mais uma vez, autorizamos o Governo a procurar resolver suas questões financeiras. Aqui nesta Casa os deputamos objetivam a facilitação e o bom funcionamento da máquina pública em favor da população”.

IMPRESSIONADO
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que esteve em Porto Velho esta semana, visitou também o canteiro de obras da Hidrelétrica de Santo Antônio, juntamente com o superintendente da Sudam, Djalma Mello. Recebido pelo presidente da Santo Antônio Energia, Eduardo de Melo Pinto, o ministro conheceu todas as estruturas (casas de força, escritórios e a sala de operações, de onde é feito o controle do funcionamento das turbinas e abertura e fechamento das comportas).Como todas as autoridades que visitam o canteiro de obras, Bezerra ficou impressionado com a grandiosidade e com o  avanço da obra.
 
PERDIDO?
Quatro meses depois, os professores da Unir decidiram encerrar a greve. Foi o movimento paredista de maior duração na história de Rondônia. Como a maioria dos professores das 57 universidades públicas brasileiras, os mestres da Unir não conseguiram ver atendidas suas principais reivindicações. Agora, o sindicato – Adunir – diz que a mobilização continua e que a pressão volta no ano que vem. O que não sabe, até agora, é como será recuperado tão longo período de aulas perdidas.

EM NOME DO PAI
Estava demorando! A campanha para a Prefeitura de Porto Velho já tinha apresentado algumas baixarias, mas a que envolveu o pai do candidato Lindomar Garçon, do PV, foi um exagero. Adversários tentaram filmar Adão José Alves, pai de Garçon, com declarações em que ele deveria dizer que ele e o filho não se davam; que Garçon tinha abandonado os pais e outras acusações. Não deu certo. O ancião, quando notou que estava sendo filmado, sem que tivesse autorizado, colocou a correr os que tentavam usá-lo contra o próprio filho. Lamentável...

TOM SUBINDO
Aliás, o tom da campanha subiu, nessa reta final, tanto na Capital como no interior. Em várias cidades o quadro já está claro, mas em outras a disputa será acirrada, voto a voto. Já em Porto Velho, os candidatos que têm chances de chegar ao segundo turno, usam todas as suas armas – para tentar convencer o eleitorado. Há boas propostas em praticamente todas as candidaturas. Mas há, é claro, algumas que estão totalmente fora da realidade. O porto velhense que vota é quem vai dizer se acredita ou não nas promessas de palanque.

NA TV
Neste sábado, a partir das 12h30, a TV Candelária apresenta as duas últimas entrevistas com candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Já foram entrevistados Lindomar Garçon, Mauro Nazif, Fátima Cleide, Mário Português, dr. José Augusto, Mário  Sérgio e A|uizio Vidal. Neste sábado, os jornalistas Sérgio Mello, Léo Ladeia, Beni Andrade e Sérgio Pires entrevistam Waltério Rocha, do PSTU e Mariana Carvalho do PSDB, fechando o ciclo. No dia 1º de outubro, a partir das dez da noite, a Candelária apresenta o debate entre os prefeituráveis em Porto Velho.

PERGUNTINHA
Quantas categorias de trabalhadores vão cruzar os braços e parar de trabalhar na próxima semana?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário