sábado, 29 de setembro de 2012

SAÚDE BUCAL - O paciente quer implantes dentários rapidinho!

Propagandas veiculadas na televisão, rádio, etc, nos últimos tempos pela "Super Clínicas Dentárias", é algo extraordinário para a odontologia como um todo, particularmente para  a implantodontia. As pessoas ficaram mais esclarecidas e mais interessadas em se submeter ao tratamento. Porém, toda  coisa boa tem seu lado ruim e a parte ruim, neste caso, são as mentiras contadas nestas propagandas. Dentre as várias mentiras, destaco a sensação passada para o público em geral da "rapidez" com que o tratamento com implantes dentários é feito. O paciente chega ao consultório de manhã e à tarde sai reabilitado com implantes e próteses.Todavia, na maioria das vezes não é isso que acontece. O planejamento é demorado, a preparação é difícil e as condições físicas nem sempre são favoráveis para este tipo de cirurgia.

Planejamento
Quando a pessoa vem ao consultório interessada em colocar implantes, fazemos a anamnese, exame clínico e orçamento. Uma vez o orçamento aceito, iniciaremos o planejamento, que é feito através de análise clínica do caso, radiografias, etc. Quando temos a certeza do que vamos fazer, a cirurgia é marcada.

Preparação
Muitas vezes a arcada dentária não está preparada para receber implantes. Infecções, dentes mal posicionados, hábitos para-funcionais, são exemplos de obstáculos que devemos superar antes de colocar os implantes.

Condições físicas do paciente
Muitas vezes o paciente apesar de querer, não está em condições de colocar implantes. Infecções orgânicas, glicose alta, usuário de bifosfonato, problemas psiquiátricos, são exemplos de condições incapacitantes para se realizar o tratamento com implantes. O dentista pega o paciente "cru", isto é, com vários problemas odontológicos e também com problemas físicos e psíquicos. O dentista lentamente vai trabalhando essas situações até que o tratamento seja realizado. Isso demanda tempo... Portanto, peço aos pacientes que sejam pacientes! Sejam compreensivos com os erros e as alterações feitas ao longo do tratamento.
Fonte: Dr. Ilomar Negri/Especialista em Implantes/ www.escolaimplantes.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário