terça-feira, 25 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MENSALÃO: PORQUE O POVO BRASILEIRO NÃO PROTESTA? 
A última mobilização popular no Brasil foi quando a ditadura militar estava agonizando e o Brasil exigia as “Diretas Já”. Quando quase todos os políticos eram opositores ao regime militar, os brasileiros bradaram por democracia. Depois, quase nada houve, em relação às questões de maior interesse da Nação. Amorfo como povo, acomodado, sem saco para se envolver em política e apenas falando mal de todos os políticos – embora continue elegendo muitos entre os piores – perdeu-se no Brasil o senso de cidadania, de envolvimento, de protesto, de exigir melhorias. Não importa o que os governantes façam nem o que a classe política faça; não importa se os criminosos estão tomando conta do país, sob o beneplácido de leis espúrias, que condenam os cidadãos comuns à condição de reféns; não há protestos ou mobilizações contra a maior carga tributária do mundo, que destrói o bolso dos assalariados. Só o milhão e pouco de assinaturas para criar a Lei Ficha Limpa, que ainda engatinha, mexeu com um pequeno percentual de brasileiros. Nada mais.

Se tiver novela, futebol, carnaval, parece que o resto está bom. No caso do Mensalão, uma podridão jamais vista na história deste país, a não ser a indignação de alguns poucos e a ação do Supremo, parece que tudo aconteceu em outro país. Não se ouve, vê ou lê protestos, não há mobilização nas ruas exigindo que seja feita uma limpeza geral; cada um está muito preocupado com sua vida e com sua sobrevivência, apenas. É assim que se acaba com o sentimento de cidadania e nacionalidade de um povo. Anestesiado, olhos vidrados na TV, na novela e no futebol, o brasileiro comum quer mais que o resto se dane. E então ações como as dos mensaleiros podem até se repetir. Uma tragédia para a Nação brasileira, mas uma lamentável realidade.
 
PESQUISA DECISIVA
Dias de grande expectativa aos candidatos à Prefeitura de Porto Velho. O quinteto que ainda tem chances de chegar ao segundo turno, torce para que suas posições tenham melhorado. A segunda pesquisa do Ibope, já com projeções para um segundo turno, poderá divulgada tão logo haja correções e a Justiça liberar, por causa do erro crasso de ignorar a candidatura de Mário Português no turno decisivo. Encomendada pela Globo, a pesquisa custou 36 mil reais e pode ser decisiva. Daqui e até a divulgação dos números,  nos comitês, esse será o único assunto.

CHANCES REAIS
A partir desta terça, faltam exatos 13 dias para a eleição de 7 de outubro. Dos candidatos que estão no páreo, na Capital, há boas chances para cinco: Lindomar Garçon, Mauro Nazif, Mariana Carvalho, Fátima Cleide e Mário Português, não necessariamente nessa ordem. O jovem vereador Mário Sérgio entrou numa fria, ao candidatar-se sem apoio financeiro e político. O representante do PSOL, o professor Aluizio, tem discurso mas não tem voto, assim como o do PSTU. Dos cinco citados, dois vão para a reta final.

JÁ FOI TARDE!
Fernandinho Beira Mar ficou bem mais de meio ano no presídio de segurança máxima em Porto Velho. Durante sua estada por aqui – junto com outros comandantes do crime organizado – houve uma verdadeira onda de violência, com quadrilhas especializadas em ataques a bancos de pequenas localidades. Embora o setor de segurança pública sempre tenha negado qualquer ligação entre tais crimes e a turma do presídio federal, sempre ficou no ar uma desconfiança de que os asseclas desses bandidos tenham vindo para cá. Já foi tarde, o Fernandinho!

TANQUE VAZIO
Já não bastavam as sucessivas greves que estão infernizando a vida do rondoniense de todas as cidades. Agora, corremos o risco também de ficar sem gasolina nos postos. O rio Madeira baixou muito e rapidamente e as balsas que transportam o combustível estão encalhando no trajeto Manaus- Porto Velho. Vindo por rodovia, o combustível chega aqui custando muito mais do que o que vem pelo rio. Quem não quiser ficar na rua ou ter que usar o álcool, que é muito mais caro pelo alto consumo, terá que pagar bem mais do que os preços de hoje. Pobres de nós!

ESTÁ AVANÇANDO
O próprio Judiciário está concluindo que a legislação de trânsito, principalmente a Lei Seca, tem que ser ampliada  para que os bêbados causadores de acidentes e mortes nas ruas paguem realmente por seus crimes e não sejam tratados como se nada tivessem feito. Agora, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que quem emprestar o carro a motorista bêbado também será responsabilizado pelos acidentes e danos que o bebum venha a praticar. Só falta agora colocar essa gente na cadeia, pelo menos por uns dois meses e só então fixar a fiança...

ACHAQUE TRIBUTÁRIO
Há empresas nesse país trabalhando até 16 dias por mês só para pagar impostos. Desse jeito, a economia brasileira corre sérios riscos. As empresas não suportam mais o achaque tributário, para sustentar governos cada vez inchados. Com tantos impostos, nossos produtos perdem cada vez mais a competitividade, até porque o Brasil é um dos raros países do mundo que taxa suas exportações. Portanto, não adianta programas localizados, nem socorro às pressas a setores da economia. Se não houver uma reforma tributária, a coisa vai ficar feia...

PERGUNTINHA
Em que país do mundo, a não ser no Brasil irreal, se considera como classe média famílias que ganham entre 290 reais e 1.200 reais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário