sexta-feira, 28 de setembro de 2012

GRAVIDEZ - A fase mais sagrada da vida das mulheres requer sérios cuidados com a alimentação

"Adoçante e produtos diet e light são considerados tóxicos para o bebê", diz nutricionista

Quando uma mulher fica grávida, seus hábitos alimentares tornam-se mais importantes do nunca. O bebê precisa de uma quantidade exata de determinados nutrientes para se desenvolver perfeitamente e para que isso ocorra, não basta apenas manter o ganho do peso na medida certa, mas deve-se investir em uma dieta balanceada e acompanhamento nutricional para saber quais as verdadeiras carências do organismo. Uma boa dieta na gestão envolve muitos fatores que a maioria das mulheres desconhece. Regimes, por exemplo, não devem ser feitos, em hip´tose nenhuma, pois esa não é a hora de passar fome e nem de perder peso.

Enjoos
A nutricionista funcional, Nájila de Moraes, expôs alguns cuidados alimentares que devem fazer parte da rotina de uma gestante, principalmente ao sinal dos primeiros sintomas . "As grávidas possuem alguns sintomas frequentes, como o enjoo, até o terceiro mês, e para amenizar o problema, uma dica é optar por alimentos  gelados, como picolés, suco e gelo. O gengibre ralado em suco ou chá e a bolacha água e sal, em jejum, também podem ser aliados contra esse desconforto. Para azia, racionar a alimentação em cinco ou seis refeições diárias pode ajudar".

Para Nájila, alimentos fibrosos também devem fazer parte do cardápio de uma gestante, uma vez que dão mais saciedade e tiram  a compulsão, como por exemplo, pão, bolacha, arroz  e farinha integral, pois estes ajudam no bom funcionamento do intestino. Outro hábito muito importante é ingerir bastante água, pois ela será responsável pela produção de leite, e não a canjica ou a cerveja preta, como é "dito" popularmente.

Alguns alimentos devem ser evitados, com o adoçante e produtos diet e light (que são tóxicos para o bebê), frituras, alimentos condimentados, pimenta, alimentos industrializados e nada de bebida alcoólicas. A mãe de primeira viagem, Jackeline da  Silva Ferreira, falou de alguns cuidados que teve com a alimentação, durante os noves meses de gestação. "Muitas pessoas falavam de alimentos que eu podia ou não comer. Minha obstetra e meus familiares me orientaram a não ingerir alimentos ácidos e evitar excessos de sal, açúcar, pimenta e frituras. Quanto às bebidas de álcool, já não bebia nada de álcool e também evitei tomar refrigerantes", relatou.

Peso ideal
Quanto ao peso total que uma gestante pode ganhar até o final da gestação, Nájila explicou que não deve passar dos 12 quilos, sendo que destes, 3,4 são relativos ao peso do bebê. A nutricionista falou ainda da importância de avaliar a questão dos nutrientes, minerais e vitaminas. "Mesmo mantendo uma alimentação saudável, às vezes é necessário entrar com suplementação específica para a carência, porém, isso deve sempre ser feito com o acompanhamento de um nutricionista, pois é um fator que varia de gestante para gestante", concluiu.
Fonte: Alice Feres/ Correio de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário