quarta-feira, 19 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MORADORES DA ARIGOLÂNDIA PODEM SER EXPULSOS PELA UNIÃO
O bairro Arigolândia é um dos mais antigos de Porto Velho. Surgiu à beira do rio Madeira há mais de 70 anos. Há casas ali construídas desde aqueles idos tempos. Há outras com 60, 50, 40, 30 anos. Nunca, durante todo esse longo período de quase três quartos de século, houve qualquer impedimento ou exigência para quem fosse construir ali. Dezenas de famílias se formaram e cresceram na Arigolândia, dos avós aos netos. Agora, depois de tantos anos, a União começa a exigir pagamentos pornográficos, de tão altos, para que os moradores possam continuar ali vivendo. Repita-se, só agora o governo federal chegou à conclusão que tudo ali é de propriedade da União. Utilizando métodos pouco ortodoxos – para não dizer coisa muito pior – representantes da União enganaram os moradores. Mentiram que eles deveriam fazer um recadastramento, para que pudessem continuar vivendo em paz em suas casas. E usaram as informações para criar os documentos de cobrança de valores abusivos e estratosféricos.

O assunto deve chegar ao Senado. O senador Tomás Correia, do PMDB, que está substituindo Valdir Raupp, vai entrar de sola no assunto, denunciando a verdadeira sacanagem orquestrada contra dezenas de famílias, que vivem naquele tradicional bairro da área central de Porto Velho. Tomás vai relatar a forma como representantes da União estão enganando os moradores e exigir que o assunto seja revisto, inclusive nas cobranças de valores abusivos. Tomara que consiga, porque do jeito que as coisas estão sendo levadas, só falta mesmo o governo mandar demolir todas as casas. Ao contrário de áreas federais que o governo quer tirar de quem trabalha nelas há décadas, para doá-las a falsos sem terra, como tem acontecido seguidamente, na Arigolândia os moradores são tratados como invasores. Uma vergonha!

É “O” CARA!
O cara é “o” cara! Lúcio Mosquini, que assumiu o comando do Deosp e DER ao mesmo tempo, prometeu e cumpriu. Nessa semana, já começou a ser feita a mudança dos dois órgãos para o Palácio Rio Madeira, aquele que nos tempos de Cassol era chamado de CPA. Escolhido pelo governador Confúcio Moura para concluir a obra que não saía do lugar, Mosquini pegou sua turma e colocou todo o mundo a trabalhar. Por isso a obra está na reta final e, até 22 de dezembro, deverá ser inaugurada com todos os prédios ocupados e funcionando. 

SEM EXPLICAÇÃO
Há algo que a Eletrobras Rondônia (nome pomposo da antiga Ceron), precisa explicar para seus milhares de consumidores em Porto Velho: porque falta tanta energia na cidade? Há bairros que ficam até 24 horas no escuro, comerciantes perdendo tudo o que têm estocado, famílias inteiras com grandes prejuízos. E nada da empresa se explicar. Qualquer sinal de chuva, já cai o sistema de abastecimento em inúmeras áreas. O que está havendo? Como não há qualquer explicação, pode-se imaginar de tudo. Até que é apenas a mais pura 
incompetência da estatal.

EXCEÇÃO
O Facebook é o paraíso da mediocridade, falta de criatividade, mesmices e um rosário de bobagens. Mas, de vez em quando, no deserto de boas idéias, aparece alguma coisa que preste. Como por exemplo o comentário de uma jovem de Porto Velho. “Esse horário eleitoral gratuito é legal. Todo mundo é honesto, pensa nos outros, gosta de crianças, gosta de animais, cuida do meio ambiente... Igualzinho no Facebook”. Não é mais ou menos o que qualquer pessoa com algum conhecimento gostaria de escrever?

OUTRA DISPUTA
O final do ano não tem só eleição municipal. Em novembro tem outra, que também deve ser muito disputada. Será a escolha do novo presidente da subseção rondoniense da OAB, que vem sendo conduzida, por dois mandatos, por Hélio Vieira. Pelo menos duas chapas já estão confirmadas. Pela situação, vai disputar o advogado de Ji-Paraná, Ivan Machiavelli, que já faz parte da atual diretoria. Pela oposição, o nome principal é o do jovem advogado Andrey Cavalcanti. É eleição de pegar fogo!

OLHA O TIRIRICA!
Quem diria? Tiririca, campeão de votos e que chegou à Câmara dos Deputados pelas mãos dos eleitores que queriam protestar contra a classe política, foi escolhido, por jornalistas que cobrem o Congresso, um dos 25 melhores deputados do pais. Tiririca é um dos nove deputados que registraram presença em todas as 171 sessões destinadas a votação na Câmara. Mesmo sem fazer nenhum discurso em plenário, o semi analfabeto Tiririca está saindo muito melhor que a encomenda. E sem se meter em qualquer confusão.

“COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS”
Centenas de porto velhenses estão recebendo, em seus telefones, uma mensagem do ex-presidente Lula, pedindo voto para a candidata petista Fátima Cleide. Houve quem levasse um susto, ao ouvir a inconfundível voz de Lula, imaginando talvez que tinha sido escolhido para “conversar” com o maior líder do PT no país. A gravação faz parte da preocupação dos petistas em dar impulso à candidatura de Fátima, que pelo menos na primeira pesquisa do Ibope na Capital, não havia decolado. Lula é certamente o nome que pode ajudar Fátima. Afora ele, só mesmo dona Dilma...

PERGUNTINHA
Na sessão de hoje do Supremo, o relator vai mesmo pedir a condenação de José Dirceu, José Genoino e outros petistas de alto escalão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário