segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SAÚDE - Óleo de abacate e seus benefícios

Novidade no Brasil, o óleo de abacate já pode ser encontrado nas lojas Mundo Verde. Entre suas funções estão a prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata, o controle da glicemia, auxiliando no tratamento da diabetes. Ajuda a proteger a saúde dos olhos, pele e cabelos, além de reforçar a imunidade e auxiliar no emagrecimento.


O óleo de abacate previne doenças cardiovasculares devido ao seu alto teor de ácido oléico, uma cordura gordura monoinsaturada que auxilia  na redução do LDL - colesterol. Em sua composição é encontrado, também, o bela-sitosterol, que colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.
"O beta-sitosterol, encontrado no óleo de abacate também é responsável por outros benefícios ao organismo. Seu consumo, pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que o s fitosteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata", explica Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Devido ao carotenóide chamado luteína, o óleo previne doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular. Seu altíssimo teor de vitamina E, de ação antioxidante inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.

COMO USAR
O óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas e na finalização de pratos quentes. Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperatura. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química. Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção de rugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos, confere maciez aos fios.
Fonte: Saúde/Diário da Amazonia

2 comentários:

Anônimo disse...

Considerando que não podemos cometer excessos na ingestão do óleo de abacate , qual seria a quantidade ideal como consumo diário do mesmo?

Blog do Chaddad disse...

Realmente na matéria publicada, não vem estipulando a quantidade; porém em conversa com uma nutricionista a mesma indica a ingestão de uma fruta do abacate por semana, ou usar o óleo como de costume, ou seja, igual ao óleo de azeite de oliva no tempero da salada. Aproveitando a oportunidade muito obrigado em acessar o blog e enviar comentários.

Postar um comentário