domingo, 9 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

SALÁRIOS INTEGRAIS DA UNIÃO SÓ A PARTIR DE 2015
Claro que há interesse em dar boas notícias. Quem gosta de dar as ruins? Ainda mais sendo políticos. E ainda mais a pouco tempo das eleições municipais. Por isso, tanto o governador Confúcio Moura quanto os membros da bancada federal e os sindicalistas voltaram de Brasília falando que em 90 dias sai a transposição para pelo menos 9 mil servidores do Estado e outros 3 mil da Prefeitura de Porto Velho. E alguns – Confúcio fora dessa – anunciando que os transpostos vão receber salários federais, bem maiores que os pagos pelo Estado. É uma meia verdade. Os salários serão pagos só a partir de 2014, só a metade. E em 2015 a outra metade. Ou seja, pelo menos no ano que vem, os servidores que irão para a folha de pagamento da União não receberão um tostão a mais do que recebem hoje. Outra verdade que precisa ser sublinhada: não avançou um milímetro a questão da transposição de servidores depois de 1987. Pode-se discursar, fazer promessas, comemorar com frases de efeito, mas a verdade verdadeira é uma só: a transposição será feita como quer o governo federal e como determinou a Advocacia Geral da União.

Num primeiro momento, o governo rondoniense será o maior beneficiado, se todos os que têm direito a transposição optarem por ela. A economia com a folha de pagamento será acima de 25 milhões de reais/mês, 300 milhões/ano. Essa grana toda servirá para investimentos e, certamente, para a valorização dos servidores que permanecerem no Estado. Os beneficiados começarão a ganhar um salário bem maior que o atual só daqui a dois anos. Só partir de 2015 é que receberão o novo vencimento integral. Os que estão prestes a se aposentar, os adoentados, os que já estão envelhecidos, têm que torcer para estarem vivos até lá. Isso se, no caminho, o governo federal não engolir as promessas...

MORDIDA NA LÍNGUA
Quando Júlio Olivar deixou a Seduc, houve quem anunciasse sua saída definitiva do governo Confúcio Moura. Quem foi por esse caminho, mordeu a língua. Aconteceu o que esta coluna previu: Olivar, parceiro de primeira hora do Governador, assumiu comando do departamento de comunicação, o Decom. Olivar tem a dura missão de dar continuidade ao excelente trabalho realizado por Fred Perillo, que deixou o cargo para assumir outras funções.

TÍTULOS TERRÍVEIS
Um campeonato e um vice mundial são nossos, embora ninguém em sã consciência quisesse isso. Somos os campeões mundiais no consumo de crack, uma droga que destrói uma vida em questão de dias. E somos vice no consumo de cocaína, só ficando atrás dos Estados Unidos. Nosso país deixou de ser apenas rota por onde a droga passava, para nos tornarmos grandes consumidores. Se o tráfico fosse combatido com dureza e os traficantes apodrecessem na cadeia, certamente isso não estaria acontecendo.

FAZIAM O QUE?
Quase uma dezena e meia de PMs de Rondônia está presa, porque teria ajudado dois fazendeiros da região de Canutama, no interiorzão do Amazonas. A prisão foi decretada porque a que a Justiça aceitou denúncias de crimes como ameaça, constrangimento ilegal, pistolagem e formação de quadrilha contra agricultores. Os PMS estavam fazendo o trabalho sujo a mando de fazendeiros. Pergunta que não quer cala: como tantos PMs de Rondônia foram parar numa cidade que fica a 600 quilômetros de Manaus e a 1.500 quilômetros de Porto Velho?

LEIS DIFERENTES
Uma pena que o MP e o Judiciário tenham dois pesos e duas medidas, quando se trata de conflitos agrários. Há inúmeros exemplos disso, mas pode-se citar um. A fazenda do líder dos produtores rurais do Estado, Sebastião Conti Neto, está invadida há cinco anos e até agora ninguém foi preso. Mesmo depois de inúmeras denúncias de que os falsos sem terra estariam derrubando até árvores nobres, para vender a preço de banana a madeireiros ilegais. Se houvesse medidas iguais, punindo os invasores ilegais assim como se pune proprietários rurais, se poderia dizer que a lei vale para todos. Mas do jeito que está...

COMEÇOU A ESQUENTAR
Reta final da campanha política e os principais candidatos buscam reforços e apoios. Lindomar Garçon terá a adesão de David Chiquilito, que na última eleição à Prefeitura foi muito bem. Mauro Nazif apegou-se também na questão da transposição, que parece que agora vai andar. Mariana Carvalho foi buscar depoimentos de pesos pesados do tucanato nacional. Fátima Cleide tem o apoio total da atual administração e de companheiros do PT de renome nacional. Mário Português também incrementa sua campanha, em todos os cantos da cidade. José Augusto tem apoio do governador Confúcio e do senador Raupp. A coisa está começando a esquentar...

TEM QUE PARAR
O feriadão que começou na quinta e termina hoje, já causou um grande número de vítimas no trânsito, incluindo mais mortes. O trânsito é um dos grandes desafios não só para a atual administração de Porto Velho, mas da próxima que começou no início de janeiro do ano que vem. Não dá mais para postergar, porque o número de colisões, atropelamentos, feridos graves e mortos é cada vez maior. As ruas e a BR 364 estão ensanguentadas. Chega de tantas mortes!

PERGUNTINHA
Na próxima pesquisa séria que for feita na Capital, haverá mudança no quadro da mostrada pelo Ibope há duas semanas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário