domingo, 16 de setembro de 2012

FALTA DE CÁLCIO PREJUDICA OSSOS

ABSORÇÃO - Saiba quais os fatores que ajudam e prejudicam a retenção do mineral no organismo

A falta de cálcio no organismo se reflete em lesões musculares e doenças que atacam os ossos. São recomendadas 1 mil mg da substância diariamente na fase adulta. O mineral é o principal composto dos ossos. Tão importante quanto consumir alimentos que possuam cálcio é evitar a perda do mesmo. A eliminação dele se dá pelo suor, urina e fezes.

Quando uma pessoa consome muito sal, a tendência é que mais cálcio seja eliminado pela urina. O mesmo acontece com o exagero de carne vermelha e branca. Outro fator prejudicial é o excesso de bebida e de cafeína. O primeiro reduz a capacidade do corpo para produzir novo tecido ósseo para repor as perdas e o segundo provoca a libertação de cálcio nos músculos, o que dificulta a recaptação  pelo sangue.

O cigarro é outro vilão que enfraquece os ossos. A nicotina dificulta a absorção de cálcio. Já o efeito contrário se dá através de uma boa alimentação e prática de exercícios físicos. A vitamina D, obtida principalmente por meio da luz solar, ajuda a fixar o mineral. Refrigerantes, carnes, molhos, conservas, pães e massas são exemplos dos alimentos que devem ser poucos consumidos, pois prejudicam o organismo de reter cálcio.

Já os derivados do leite, como queijo e iogurtes, peixes, principalmente salmão e sardinha, feijão, grãos integrais, vegetais verdes-escuros, amêndoas e o brócolis são fontes de cálcio. "O laticínio é boa fonte de cálcio, porém algumas pessoas não toleram o leite puro, então a alternativa é optar pelos derivados, como queijo e iogurte", indica Silvio Piovacari, coordenadora da Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Para quem tem deficiência de cálcio, deve-se evitar cenoura, rabanete, mandioca e espinafre, pois eles são ricos em um ácido que ligado ao cálcio podem causar pedras nos rins. No nosso corpo, o cálcio é encontrado nos ossos, dentes e em menor quantidade no sangue e tecidos moles. Quando junto com a vitamina K, o cálcio ajuda na coagulação do sangue. Ele também ajuda na contração do coração junto com o potássio e com o sódio.

A vitamina D é percussora desse mineral no organismo, ou seja, ajuda na absorção. Umas das doenças mais conhecidas causadas pela falta do cálcio é a osteoporose que é caracterizada pela perda da massa óssea e elevação das chances de fratura. Além de causar raquitismo que deixa os ossos frágeis e a osteomalácia, um defeito na mineralização do osso. E ainda câimbras musculares.

O uso de suplementos de cálcio ajuda no alívio de dores nas costas, alívio de cólicas menstruais; prevenir câncer de cólon e reto; reduz o colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares; ajuda o sistema nervoso; ajuda a aliviar câimbra; tratamento e prevenção da artrite e a manter a pele sudável.

Fontes de Cálcio: Leite e seus derivados, alface, aveia, açai, amendoim, beterraba, batata doce, brócolis, cebola, couve, espinafre, laranja, milho.

AJUDA NA PERDA DO PESO
Pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriram, no final dos anos 1990, que o cálcio ajuda na perda de peso. É que o mineral interfere no desenvolvimento das células de gordura. Na falta desse nutriente essas células incham. Já os pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovam que alimentos ricos de cálcio inibem a absorção da gordura. Já se o mineral tiver em excesso no organismo favorece o acúmulo de gordura.
Revista Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário