terça-feira, 11 de setembro de 2012

Opinião e Primeira

OS MALANDROS SÃO PEGOS COM A BOCA NA BOTIJA

Enfim, há luzes no final do túnel para punir malandros, corruptos, os que abusam da ingenuidade alheia e que proliferam por todos os cantos dessa terra descoberta por Cabral. Claro que só alguns poucos têm sido pegos, faltam muitos outros, mas já é um começo. O julgamento do Mensalão, pelo Supremo e as condenações já foram passos importantes. O indício é claro de que o Brasil está começando a mudar e não aceita mais a corrupção e a semvergonhice que grassam em praticamente todos os setores da vida do nosso país. Depois, começamos a mudar também nas eleições. Primeiro foi a Lei Ficha Limpa, exigida pela sociedade, que está sendo colocada em prática lentamente, mas certamente vai pegar todos os que tiverem rolos com a Justiça, não permitindo que se candidatem. A nova e excelente notícia vem de Ariquemes, uma das cidades mais progressistas do Estado, terra do governador Confúcio Moura. Lá, o Ministério Público Eleitoral fez o que deveria ser feito em cada recanto deste país: determinou que um dos candidatos à Prefeitura, que está prometendo absurdos que jamais poderiam ser cumpridos, seja proibido de incluir esse besteirol que pretende enganar o eleitorado, em sua propaganda eleitoral. Não é para se comemorar?

Mas tem mais. Em Rolim de Moura, um vereador foi preso em flagrante comprando o voto de uma eleitora. Em Porto Velho, outra prisão: um candidato a vereador, comprador de votos, também foi pego com a boca na botija. Denúncias anônimas para o número 148 (que a Justiça Eleitoral chama de Disque Eleição), levaram as autoridades a descobrir esses casos. Mas há dezenas de outros que estão sendo investigados. Enfim, não estamos ainda naquilo que se poderia chamar de ideal. Mas os primeiros passos já estão sendo dados, para mudar a mentalidade dos malandros que vivem às custas do dinheiro público. Até que enfim!

ANTIPALÁCIOS
Clima entre governo e Assembleia continua tenso. O presidente Hermínio Coelho tem sido um crítico das ações do governo. No final de semana, abriu o verbo novamente, alegando que foram utilizados 168 milhões de reais de verbas destinadas a um setor, para atender outras necessidades, o que caracterizaria ilegalidade. O presidente da ALE tem se mostrado um duro adversário do Palácio Presidente Vargas, assim como o é do Palácio Tancredo Neves, o da Prefeitura de Porto Velho.

NO CONTRAPÉ
O apoio do ex-vereador e ex-deputado David Chiquilito a Lindomar Garçon pegou os peemedebistas do dr. José Augusto no contrapé. Foi surpresa geral. Chiquilito, que entrou no PMDB para ser o candidato do partido à Prbefeitura de Porto Velho e foi preterido, não aderiu à campanha do seu companheiro de partido, e optou por apoiar Garçon, do Pv. Os peemedebistas históricos estão furiosos.

O MAIS PERIGOSO
Depois do trecho Alto Paraíso- Porto Velho ( 122 quilômetros), Dnit agora determinou o início das obras de recuperação em um trecho maior e, certamente, o mais perigoso da BR 364. Segundo o deputado federal Padre Ton (PT), que esteve com a direção do DNIT em Brasília, o trecho Ouro Preto-Pimenta Bueno, num total de quase 195 quilômetros. Esse segundo trecho custará mais e 100 milhões de reais. Pena que as obras começam só agora, quando as chuvas estão chegando. Mas, pelo menos vão começar...

MILIONÁRIOS
Porque um candidato a vereador gastaria quase 8 milhões de reais numa campanha, quando, se eleito, durante todo o mandato, vai receber, de salários, menos de meio milhão? A corrida por uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal de São Paulo, a maior cidade do país, exige grandes recursos financeiros. O salário atual de um vereador paulistano chega a pouco mais de 9 mil reais. Em quatro anos de mandato, incluindo o 13º, ele ganhará perto de 500 mil. Gastará 16 vezes o que vai receber durante todo o mandato? É, realmente, uma vergonha.

TRAIRAGEM
Estava demorando! Mas já começou a trairagem dentro da campanha à Prefeitura de Porto Velho. Um candidato a vice-prefeito, vendo que seu companheiro de chapa não tem chance alguma, bandeou-se para os lados de outro postulante, que nas pesquisas aparece com grandes possibilidades de ir para o segundo turno. Outras rasteiras vão acontecer ainda nos próximos dias e virão a público. Muitas já aconteceram, principalmente entre os candidatos a vereador, mas ainda são apenas tema de bastidores. É cada um por si!

OLHA ELA AÍ!
Quase na surdina, a inflação está chegando de novo. Só para se ter uma idéia, os produtos da cesta básica em Porto Velho, de um ano para outro, subiram 18%. O tomate, por exemplo, subiu mais de 41% de agostro der 2011 a agosto deste ano. No geral, a inflação em Porto Velho é calculada ainda em menos de meio por centro ao mês, o que superaria em muito as previsões do governo. O levantamento completo dos estudantes do Ciências Econômicas da Unir.

PERGUNTINHA
Com tanta chuva prevista já para este mês, quando terminarão, de verdade, as obras dos viadutos e de recuperação da BR 364?
Adicionar legenda
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário