quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


 
TRÁGICO! TEMOS MAIS DE 30 MILHÕES DE ANALFABETOS
Sexta economia do mundo, um dos países que mais cresce, o Brasil tem ainda números lamentáveis na educação. Além dos salários ridículos pagos a professores de todos os níveis, estamos numa posição muito incômoda quando se trata de analfabetismo. Dados oficiais apontam para quase 31 milhões de analfabetos e analfabetos funcionais (aqueles que só sabem escrever o nome e não conseguem ler direito e muito menos interpretar um texto). Ou seja, 15,7% dos brasileiros estão neste quadro desanimador da escuridão do analfabetismo. Mas há ainda outras más notícias. Nada menos do que 3 milhões e 500 mil crianças estão completamente fora da sala de aula e nem têm chances de que isso ocorra a curto ou médio prazos. Para nós, rondonienses, há também um dado preocupante. Rondônia foi um dos cinco estados que tiveram crescimento no número absoluto de analfabetos. Os outros foram  Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e Acre. Estamos mais ou menos no meio da fila, como 13° entre os estados com mais analfabetos. Mas os números piores continuam sendo os do Nordeste. Um dado é de arrepiar: em Pernambuco, existem 1 milhão e 100 mil analfabetos, o maior percentual do país. Ou seja, 17% da população daquela importante unidade da federação estão neste quadro desolador.

Quando se fala em educação neste país, o que se ouve é muito discurso, promessas, garantias de pesados investimentos. Mas, na vida real, milhões de brasileiros ainda vivem na tragédia do analfabetismo. O que é um elemento extremamente negativo na história de um país que se orgulha da sua gente e que já se situa entre as principais economias do mundo. Por isso, é necessário que os governos de todos os níveis (federal, estaduais e municipais), tratem esse tema como prioridade. Não dá mais para termos números tão vergonhosos...
 
PALHAÇADA ELEITORAL
Não é só em Rondônia que há apelidos ridículos de candidatos a vereador. Como Pedro Corno, aquele diz que diz que é corno, mas não corrupto. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, tem o Bicha Muda e o Banha do Tabuleiro. Tem o Pai Gay em Timóteo, Minas e a Mulher Perereca, em Salvador. Pulga do Celular é um candidato de Bezerros, no Pernambuco. O Homem Picanha é de Piracicaba. Tem ainda o Picareta, de Bicas,e o Safado, de Divinópolis, as duas em Minas. A Resolução 23.373 do TSE diz que não devem ser aceitos candidatos com nomes ou apelidos “fora do normal”. Mas quem dá bola para isso?

SOCORRO
Dois hospitais importantes para Rondônia estão com sérias dificuldades. Tanto o das Irmãs Marcelinas quanto o do Câncer de Barretos, que funciona na Capital, não estão recebendo os recursos que foram prometidos. Há uma longa burocracia a ser cumprida e os atrasos nas verbas para esses dois entre os mais importantes locais de atendimento, principalmente à população mais pobre, estão causando grandes prejuízos. Tanto o Marcelina quanto o HC estão pedindo socorro ao governo rondoniense.

COMO FAZER?
O governo brasileiro vai investir quase 80 milhões de reais em campanhas para tentar reduzir, pela metade, o número de mortes no trânsito. A média dos últimos anos foi entre 45 e 48 mil brasileiros que perderam a vida em acidentes. Quase meio milhão em uma década. Campanhas educativas vão se somar a fiscalização mais rigorosa, avisam as autoridades. Terão sucesso na empreitada caso sejam mudadas as leis no país. Porque criminosos do trânsito continuam impunes e dirigindo pelas ruas. Enquanto não houver cadeia – e das grandes – nada vai mudar.

DEVE 16 MILHÕES
Tem um rondoniense cheio da grana que está na mira da Receita Federal. Só ele deve mais de 16 milhões de reais ao faminto leão do imposto de renda. Quem será? O nome do devedor é guardado a sete chaves, mas se não regularizar a situação, o rondoniense pode não só aparecer na mídia, como ser preso. Em toda a região norte, a Receita Federal pretende cobrar mais de 4 bilhões de reais. No país inteiro, as dívidas com o leão chegam a mais de 84 bilhões. A cobrança está chegando com tudo...

AS COISAS MUDAM...
”O direito de greve não pode ferir o direito do cidadão de ter acesso aos serviços públicos". A frase não foi dita por algum representante da direita saudoso dos tempos da ditadura militar, como se poderia supor. Saiu da boca da ministra chefe da Casa Civil do governo petista de Dilma Rousseff. É aquele mesmo partido que, nos anos 80, considerava como sagrado o direito de greve, a tal ponto de incentivá-la em todos os setores. Agora, no poder, os petistas falam a linguagem dos seus antecessores...

NÚMEROS, NÚMEROS...
Os números do trânsito continuam assustando, em Porto Velho e Rondônia. Só no último final de semana foram quatro mortes e quase 80 feridos, atendidos no João Paulo II. Mas, na área da segurança, nem tudo são más notícias. A Secretaria de Segurança Pública anuncia queda em alguns índices de criminalidade: os próprios acidentes com vítima fatal, segundo esses dados, teriam caído 55,6%. Crimes de tráfico de drogas, queda de 10,1%; de furto de veículos, 48,4%. Ainda está longe do ideal, mas já é um avanço.

PERGUNTINHA
Quando os direitos dos consumidores serão respeitados pelas empresas estatais e várias fornecedoras de serviços públicos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário