sexta-feira, 28 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


 
QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA DETENÇÃO DE UM “DI MENOR”
“Amanhã tô livre de novo”. A frase foi dita entre sorrisos, por um menor de 17 anos, em São Paulo, que já foi preso 51 vezes pela polícia. Assaltou, roubou, agrediu, torturou, estuprou, tentou matar, ou seja, cometeu quase todos os crimes previstos no Código Penal. O trabalho da polícia é tirá-lo das ruas de manhã para que à tarde a Justiça mande soltá-lo. Afinal de contas, ele é “di menor” e, dessa forma, tem toda a proteção do Estado. Quem não a tem são suas inúmeras vítimas. Os menores não sabem seus deveres, mas conhecem a fundo seus direitos, que estão, todos, no famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA foi feito para um país de primeiro mundo e não para o nosso, onde há uma verdadeira guerra civil, com os bandidos tomando conta das cidades e fazendo a maioria dos brasileiros reféns. O caso do jovem preso pela quinquagésima primeira vez não é único, claro. Esse começou está no crime desde os 12 anos. Mas há milhares de outros, espalhados pelo Brasil afora, iguais a ele. Estão há anos cometendo crimes, não têm noção de que quem faz algo errado tem que pagar por isso, porque não são punidos e ensinados a andar dentro da lei. E, quando completam a maioridade, estão prontos, fardados e preparados para irem para prisões fétidas e superlotadas.

É isso o que os sonhadores idiotas fizeram com os menores: os ensinaram que ser bandido não é problema. Mas se esqueceram de que quando eles forem maiores, não terão mais recuperação. Num futuro, tomara que não tão distante, esses irresponsáveis que criaram leis para proteger criminosos menores (e não os ensinar os limites que todos devemos respeitar), terão que prestar contas dos delitos que cometeram. E cometeram não só contra seu país, mas também contra milhões de jovens a quem eles deram carta branca para viver do crime.
 
RESPONDE TUDO
Imperdível a entrevista do diretor geral do Deosp e DER, Lúcio Mosquini, ao programa Candelária Debate deste sábado, na TV Candelária, em rede estadual. Mosquini fala sobre inúmeras obras em andamento e muitas outras que vão começar; sobre a futura mini cidade que será o Complexo Rio Madeira e responde a todas as perguntas do jornalista Sérgio Pires. Inclusive sobre corrupção. Não fugiu de nenhum assunto. Começa às 13h30 e, na região de Porto Velho, a atração pode ser acompanhada pelo Canal 11 (TV Aberta) e Canal 20 (TV a Cabo).

FALTOU UM
Para poder divulgar sua nova pesquisa em Porto Velho, o Ibope teve que excluir as projeções para o segundo turno, porque esqueceu do nome do empresário Mário Português. É surpreendente, porque Mário ficou em segundo, atrás apenas de Garçon e, pelos critérios do instituto, teria que estar entre os nomes possíveis para o turno decisivo. A perspectiva de confrontos para o segundo turno poderá ser apresentada em nova rodada de pesquisa, claro que antes do 7 de outubro.

CHIANDO
Mário Português comemora os números da pesquisa do Ibope, que o colocaram 10 pontos acima da primeira, de há pouco mais de três semanas. Garçon, o líder, também não tem o que se queixar. Mauro Nazif e Mariana Carvalho, empatados com o Português, também não. Mas o PT e a candidata Fátima Cleide emitiram nota protestando contra os números. Dizem que o Ibope nunca acerta suas previsões em Porto Velho. Em relação a isso, nada muda. Quem está na frente diz que a pesquisa é quente. Quem está atrás, diz que ela é distorcida, pra não dizer coisa pior.

UM POSTE NO CAMINHO
Parece mentira, mas é pura realidade. Um dos motivos do atraso das obras do viaduto sobre a BR 364, no Trevo do Roque, é um poste – um só – de linha de alta tensão, que está no meio do caminho. Já deveria ter sido retirado pela Eletrobras há muito tempo, mas o serviço foi transferido várias vezes. Agora, a promessa é que ele saia do caminho do viaduto até o próximo dia 2. Depois, se a empresa responsável pela obra não quebrar, dá para dar continuidade à construção desta obra vital para Porto Velho.

DILMA POR CIMA
O país não vive seu melhor momento. Há greves sem fim; Mensalão e a crise internacional que está chegando. Mesmo assim, nada abala o prestígio da presidente Dilma Rousseff. A aprovação do seu governo subiu para 62% , entre ótimo e bom, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria. A aprovação pessoal da Presidente se manteve: 77%. Os que consideram o governo "regular" passou de 32% para 29%. O percentual dos que classificam o governo como "ruim" ou "péssimo" foi de 8% para 7.

SÍTIO?
Porque não começaram ainda as obras da nova rodovia que vai ligar a BR 364 até o porto graneleiro, em Porto Velho, tirando os caminhões pesados do trânsito interno da Capital? Porque alguém disse que há um sítio arqueológico no caminho do traçado e, por isso, tudo teve que ser parado. Até que seja feito todo o levantamento sobre se há ou não relíquias históricas por onde deveria passar a futura estrada. Enquanto isso não for feito – obviamente a um custo muito alto e com enorme perda de tempo – não há como a obra sair do papel. Precisa dizer mais?

PERGUNTINHA
Dos nove candidatos à Prefeitura de Porto Velho, quem serão os dois que vão chegar ao turno decisivo, em 28 de outubro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário