sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Opinião de Primeira


IMPOSSÍVEL APOSTAR EM QUEM GANHA A ELEIÇÃO NA CAPITAL
A 23 dias da eleição de 7 de outubro (na Capital, apenas o primeiro turno, já que será a única cidade de Rondônia com dois turnos), há apenas alguns nomes certos para chegar ao comando dos seus municípios. Na grande maioria dos casos, incluindo Porto Velho, há tendências, indícios, mas longe de haver certeza em torno de quem irá para o turno decisivo e quem chegará lá, para substituir Roberto Sobrinho. Dos que saíram na frente, o que ainda permanece entre os mais cotados, Lindomar Garçon, do PV, é o candidato que mais caminhou e que visitou centenas e centenas de famílias de porta em porta. Mauro Nazif, que também sempre foi bem cotado, parece que arrefeceu um pouco, embora ele sempre seja um candidato em potencial para ir para o turno decisivo. Fátima Cleide, mesmo com o apoio do prefeito Roberto Sobrinho e do petismo, não conseguiu ainda empolgar. Mariana Carvalho apostou no novo, mas também parou por aí. Parece que perdeu um pouco o entusiasmo, embora seu nome tenha crescido bastante em vários segmentos e por toda a cidade.

Mário Português é uma incógnita. Ou pode arrebentar nas urnas ou pode ser um grande fracasso. Não se sabe ainda se a campanha mais vistosa e com maiores gastos, poderá transformar toda essa força em votos. José Augusto, do PMDB, uniu o partido, mas talvez o tenha feito tarde demais. Não há entusiasmo em torno da sua candidatura. Mário Sérgio não tem mais chances. O candidato do PSOL, o pastor Aluisio Vidal, é preparado, tem boas propostas, mas chance nenhuma. Assim como o representante do PSTU, que deve fazer uma meia dúzia de votos. A eleição em Porto Velho ainda está muito aberta. Não há qualquer indício de que o eleitorado já tenha se decidido. A reta final da campanha será, portanto, muito decisiva.
 
MELHORANDO
A saúde pública é o calcanhar de Aquiles de qualquer administração no Brasil. Em Rondônia e especialmente em Porto Velho, não é diferente. Pesquisa do Ibope aponta que a maioria – 54,5% dos entrevistados – da população da Capital do Estado, considera a falta de qualidade na saúde como o maior problema da sua cidade. Mas, não há dúvida de que as coisas estão melhorando. Os avanços nos principais hospitais, feitos pelo Governo do Estado e as ações realizadas pela Prefeitura, dão a certeza de que as coisas estão avançando.

UPAS
A conclusão de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), entregues nesta semana pelo prefeito Roberto Sobrinho, em solenidades com a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha e do governador Confúcio Moura, apontam para um grande avanço no atendimento à população. E vem mais por aí. A estrutura da saúde, que sempre enfrentou grandes dificuldades, começa a ter melhorias. Vamos ver o resultados, daqui para a frente.

NÃO VOLTAM
A entidade que representa os professores da Unir – a ADUNIR – continua resistido e avisa: a greve não vai terminar, mesmo que haja pressões de todos os lados. Em nota assinada pelo presidente da entidade, Delson Xavier, são feitas novamente duras críticas ao governo federal, passando para ele, governo, a responsabilidade pela paralisação. Justa ou não, a greve dos professor da única universidade pública do Estado já passou das medidas. Há quatro meses não há aula na Unir.

VIVA A ROTA!
Quase duas dezenas de bandidos se reuniram numa chácara em São Paulo, para planejar mais crimes contra a população desarmada. Foram descobertos pela ROTA, da Polícia Militar, depois de denúncia anônima. Quando os PMs chegaram, foram recebidos a tiros, já que os criminosos tinham armamento pesado e até dinamite. No confronto, nove bandidões foram mortos e oito se entregaram, depois de tentarem matar os policiais. Já foram tarde. A polícia tem que começar a reagir à altura, para conter a violência desses vagabundos.

MAIS GREVE
Em todo o país, os bancários cruzam os braços e entram em greve. Os de Rondônia aderiram também. Preparemo-nos, nós todos, pobres clientes dos bilionários bancos, para mais um  longo período de péssimos serviços. Se com todos trabalhando o atendimento nos bancos já é caótico e horroroso, imagine-se quando a greve é geral. Os banqueiros, cada vez mais ricos, estão se lixando para seus funcionários e para os clientes. Querem é o lucro, não importando a que custo. Pra eles tanto faz se há greve ou não. A fortuna deles não diminui um só centavo. Já nós....

ESTÁ MUDANDO
A selvageria, ousadia e tática de terrorismo utilizada pelo grupo armado que invadiu o posto policial de Jacy-Paraná, matou um policial, feriu outros dois e levou como refém, depois de arrombar os caixas eletrônicos da cidade, indicam que o estado está perdendo a luta contra o crime e medidas mais rigorosas devem ser adotados para proteger a sociedade”. As palavras são do advogado Pedro Alexandre, que preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB. Mais que isso, a comissão se solidarizou com as famílias do PM morto e dos outros feridos e reféns. Há é um passo importante, porque até agora as comissões de direitos humanos só se preocupavam em defender os direitos dos bandidos.

PERGUNTINHA
Até quando vamos continuar aguentando a violência absurda imposta a todos nós pelos bandidos e algumas autoridades passando a mão na cabeça deles, como se fossem eles as vítimas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário