sábado, 15 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


O QUADRO RÓSEO PINTADO PELAS AUTORIDADES NÃO EXISTE
Tem a história oficial, recheada de discursos efusivos e exageradamente otimistas e há a vida real, quando as coisas não são nem perto do róseo que as autoridades querem pintar. A verdade é que grande número de favelas e morros do Rio de Janeiro continua sendo comandado por traficantes. E nesses locais ninguém entra ou sai sem autorização deles. Nem mesmo a  tal “polícia pacificadora”. No último final de semana, quando os bandidos assassinaram nada menos do que oito pessoas – seis delas garotos que foram tomar banho uma cachoeira e não sabiam que os traficantes são “donos” do local – ficou muito claro quem manda e quem obedece, na guerra civil imposta pelo crime organizado à população do Rio de Janeiro. Em Nilópolis, terra da Beija Flor e de alguns dos mais cruéis bandidos que se conhece, a chacina do sábado passado ainda repercute, deixando ainda com mais medo os pobres coitados que estão abandonados à própria sorte, enquanto as autoridades discursam que “as favelas estão pacificadas”. Os pais, filhos, parentes e amigos que enterram todos os dias seu entes queridos, trucidados pelos bandidos, sabem muito bem que há uma diferença enorme entre o papo oficial e o mundo real.

Claro que aqui e ali, eventualmente, a presença da Polícias Militar ajuda a diminuir a criminalidade. Mas a verdade é que os chefões do tráfico apenas mudam de endereço, quando pressionados por agentes da lei. E continuam, em outro lugar onde não há polícia, a infernizar a vida da população, a explorá-la, a matar seus filhos e pais covardemente. Enquanto não houver uma reação duríssima das autoridades, das leis e da sociedade, essa tragédia não vai terminar. Com diálogo e papo furado não se acabará nunca com a guerra que estamos todos vivendo.
 
SEPARANDO POR COR
Ridículo, uma perda de tempo inominável, uma discussão estéril. Todos esses adjetivos valem e pode se acrescentar muitos outros, para definir a palhaçada que está sendo discutida até no STF, para censuras um livro de Monteiro Lobato, nosso maior gênio literário, escrito há 77 anos atrás. Algumas abestados, que fazem questão de separar o Brasil em tipos diferentes, conforme a cor da pele, alegam que o livro é racista. E pior é que um monte de autoridade perde seu tempo para discutir essa besteira!

NENHUMA PISTA
Até ontem, a polícia não tinha qualquer pista dos facínoras que mataram um PM, feriram outros, fizeram reféns e destruíram com dinamite os caixas eletrônicos do Bradesco de Jacy-Paraná, para roubarem uma grande quantia de dinheiro. A quadrilha mostrou ser super organizada, pronta para matar ou morrer. Mais de 96 horas depois dos violentos crimes cometidos, ninguém foi preso, não há qualquer pista sobre os criminosos, mesmo com todo o aparato mobilizado pela segurança pública. Resultado zero até agora.

CACETADAS
Um sintoma claro de que a jovem Mariana Carvalho está incomodando na disputa pela Prefeitura de Porto Velho, são os vários ataques que ela anda sofrendo, não só diretamente de adversários, mas também de setores a serviço de outras candidaturas. Tivesse na rabeira das pesquisas, Mariana poderia passar incólume pela campanha. Mas como seu nome tem crescido bastante, as cacetadas contra ela não param. Como ninguém chuta cachorro morto, o sinal é de que Mariana está sim incomodando.

OTIMISMO?
Nessa semana, o senador rValdir Raupp, presidente nacional do PMDB, disse que seu partido sairá ainda maior do que já é das eleições municipais deste ano.  “São 30 partidos disputando os votos dos eleitores este ano, em todo o país. Nesta disputa ferrenha, o PMDB por sua forte presença nos municípios  vai sair vitorioso das urnas”, disse Raupp numa entrevista coletiva. Estará sendo realista ou otimista demais o representante rondoniense que comanda o maior partido político do país? Logo depois de 7 de outubro ou 28 de outubro (onde houver segundo turno), saberemos se Raupp acertou ou não.

DE ASSUSTAR
Todos os meses, 1.300 novos veículos, entre carros, caminhões e motos, são emplacados em Porto Velho. Até aí não há surpresa, porque a Capital rondoniense é uma das cidades em que mais cresce a frota mês a mês. O assustador é que, desse total, apenas 750 compradores desses veículos têm carteira de habilitação. A informação foi dada pelo candidato a Prefeitura, Mário Português, em entrevista que vai ao ar hoje, na TV Candelária, a partir das 12h30. Na segunda parte do programa Papo News de hoje, o entrevistado será Mário Sérgio.

SONHO REALIZADO
Só uma grande zebra, algum evento surpreendente nessa reta final de campanha, tira a vitória do deputado Jesualdo Pires, do PSB, para a Prefeitura de Ji-Paraná. Todas as pesquisas, feitas oficialmente ou para consumo interno, apontam para um grande percentual de eleitores já definidos pelo empresário que sempre sonhou em ser o Prefeito da sua cidade. Jesualdo conseguiu reunir em torno do seu nome vários partidos e lideranças e, se não acontecer nada de novo, pode ganhar com a maior diferença proporcional de votos entre todos os futuros eleitos em Rondônia. Esperemos para ver...

PERGUNTINHA
Marta Suplicy vai revolucionar a cultura no Brasil, depois de ser chamada para comandar o Ministério, sem qualquer outro interesse que não seja o bem do país?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário