quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


EM 18 ANOS, UM EM CADA 13 BRASILEIROS SERÁ IDOSO
Nesta semana do idoso, é sempre bom lembrar o quanto eles são importantes para este país, sua contribuição para nossa história e o respeito com que devem ser tratados. A chamada terceira idade tem cada vez mais membros, nesse país teoricamente de jovens. No início do século passado, apenas 25% dos brasileiros tinha mais de 60 anos. Hoje este número saltou: são 65% de homens e 78% de mulheres que não só chegam aos 60, mas passam fácil. A idade média subiu para 72,6 anos. Em duas décadas, o Brasil deverá ter a sexta população de idosos do mundo, com 17 milhões de pessoas. Um em cada 13 brasileiros será idoso em 2020. Quatro milhões a mais do que hoje. No mundo inteiro, com o aumento da perspectiva de vida, haverá 1 bilhão e 100 milhões de idosos no Planeta. E, apesar de maltratados em muitos casos, de abandonados pelos filhos em tantos outros, da falta de espaço e facilidades de acessos nas cidades, nossos velhinhos são muito independentes: 20% deles vivem sozinhos; 72% saem de casa todos os dias, a pé, de ônibus, de carro e até de bicicleta. E 87% deles dizem que o preconceito contra os velhos é o pior que lhes acontece.

Num país de grande maioria de jovens, a maioria nunca educada para respeitar e aprender com os velhos, não se facilita a vida dos idosos. Pelo contrário. Há cada vez mais casos de agressões físicas e verbais; desrespeito,falta de atendimento em postos de saúde, bancos, estatais, falta de acesso aos cadeirantes e dependentes destes serviços. Mesmo assim, os velhinhos brasileiros sobrevivem, cada vez mais em maior número. Superam tudo e sobrevivem. Como o fizeram durante toda a vida de trabalho e lutas. Na Semana do Idoso, a maior homenagem que se poderia prestar a eles é agradecer tudo o que fizeram por nós e pelo nosso país.

BOLA CHEIA
Dias decisivos na campanha pelas Prefeituras. Na Capital, a caça ao voto está acirrada. Com os números da segunda pesquisa do Ibope já nas ruas, deu prá sentir quem está com a bola cheia e quem está com ela murcha. As pesquisas que pululam nos partidos não servem como norte, porque cada uma delas aponta um vencedor, de acordo com quem a contrata. Na do Ibope não. E nela deu Garçon em primeiro, com Mário Português em segundo. Mário está tecnicamente empatado com Mauro Nazif e Mariana Carvalho. Fátima Cleide despencou e José Augusto não decolou.

GIGANTE
Algumas candidaturas estão crescendo. No caso do candidato Mário Português, por exemplo, ele realizou uma das maiores carreatas que já aconteceram em campanhas políticas de Porto Velho nos últimos tempos. No seu comitê, fala-se que participaram três mil veículos. Não foram tantos, mas a carreata era mesmo impressionando pelo tamanho. Se isso quer dizer votos, não se sabe, mas que a mobilização da turma do Português foi imensa, isso foi...

LULA EM TODAS
A presença do ex-presidente Lula em praticamente todos os programas do horário eleitoral ao lado de Fátima Cleide, demonstra o quanto os petistas imaginavam que a popularidade de Lula poderia ajudar a candidata petista de Porto Velho. Na reta final da campanha, petistas de todos os calibres e alas estão se unindo para tentar levar Fátima ao segundo turno. Está muito difícil, mesmo com a qualidade do programa de rádio e TV, o discurso e a presença de petistas ilustres, que  poderiam alavancar a candidatura. Segundo o Ibope, até agora nada deu certo.

TUDO PARADO
Depois dos policiais federais, dos funcionários dos bancos, a turma dos Correios também decidiu paralisar suas atividades. É uma bagunça tão grande que se pergunta hoje quem não está em greve. Pior de tudo é que em serviços essenciais, como dos bancos, o atendimento à população é cada vez pior. Nos presídios, o clima era de medo e espera por rebeliões, antes do acordo que pôs fim à greve. Nos bancos, só os caixas eletrônicos atendem. O Brasil está parando. Quem poderá nos socorrer?

PÉSSIMO EXEMPLO
Essa foi relatada pelo jornalista Domingues Júnior, no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis FM. Numa escolinha de futebol da cidade, um menino achou uma nota de 100 reais. Procurou o professor para entregar o dinheiro, até que aparecesse o dono. A mãe da criança, quando soube que ele tinha achado a grana, ligou no celular do professor, exigindo que o valor fosse devolvido ao seu filho. “Achado não é roubado”, disse a mãe. Por esse péssimo exemplo, que vem de casa, o menino, que queria ser honesto, mas a mãe não deixou, foi defenestrado da escolinha. A mãe deve estar comemorando...

LAVANDO AS MÃOS
Depois dos “brasiguaios”, os brasileiros que vivem próximo à fronteira com o Paraguai e estão sendo atacados por sem terra daquele país, os conflitos chegam também à fronteira com a Bolívia. Extrativistas do lado de cá que vivem na Bolívia há décadas estão sendo expulsos das terras que compraram e onde suam trabalhando. O governo boliviano doou as terras – ignorando a posse de décadas de alguns brasileiros – para bolivianos plantarem a folha da coca, base para a cocaína, exatamente na área de fronteira. Até agora, o governo brasileiro apenas lavou as mãos.

PERGUNTINHA
Com a segunda pesquisa do Ibope, quem aparece na frente na corrida pela Prefeitura de Porto Velho pode começar a comemorar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário