segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BELEZA - Cabelos: como impedir a queda

Você anda estressada? Não se alimenta direito? Recentemente, notou uma perda de fios espalhados na escova de cabelo? Se você respondeu sim para essas perguntas, você pode estar em processo de queda de cabelos. Segundo o dermatologista, Anderson Bertolini perder alguns fios de cabelo por dia é normal e faz parte da renovação do couro cabeludo, mas é necessário estar atento a uma possível queda excessiva de cabelo. "Alopécia Androgenética, conhecida como calvície ou queda hereditária é uma das causas mais comum e responsáveis pela queda de cabelo. 

A pessoa só nota que os cabelos estão caindo em grande quantidade depois de penteá-los ou levá-los. No caso, de uma perda frequente procure ajuda de um dermatologista para identificar a origem do problema", orientou o dermatologista Anderson Bertolini, Diretor da Clínica Bertolini. Normalmente, as pessoas perdem de 50 a 100 fios por dia, que são substituídos rapidamente por outros que já estão nascendo no mesmo folículo, iniciando um novo ciclo. É natural o ciclo do cabelo passar por diversas estapas. Cerca de 90% dos cabelos do couro cabeludo está em fase de crescimento, esse estágio dura de dois a seis anos. Os outros, 10% estão em estado de repouso que dura de dois a três meses. A perda capilar acontece quando os fios atingem o estado queda de repouso. Uma das causas frequentes do caimento de fios pode estar relacionada a uma dieta inadequada de proteínas, tratamentos de câncer, baixo nível de ferro no sangue, calvície, uso excessivo de produtos e tinturas no cabelo ou problemas de tireoide. 

CABELOS INTACTOS
O ideal é que o cabelo cresça cerca de um centímetro por mês, esse crescimento pode ficar lento à medida que a pessoa envelheça. Para evitar a perda dos fios os dermatologistas recomendam o uso de um shampoo indicado para o seu tipo de cabelo e também revelam que um dos segredos é manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras e hortaliças.

CONHEÇA ALGUNS DOS INIMIGOS DO CABELO E FIQUE ATENTA:
Inimigo número 1: Chapinhas e escovas progressivas - A obsessão pelo cabelo liso, pode custar a queda de milhares de fios. O secador é um dos maiores inimigos do cabelo. Pode queimar o couro cabeludo, além de roubar a água do fio, deixando o cabelo ressecado e quebradiço.
DOSE DUPLA: 
Dieta equilibrada e stress - o Cabelo precisa de vitaminas e com a dieta equilibrada ele perde e sofre alterações no ciclo dos fios.
USO DE BONÉ:
Impede que o couro cabeludo respire, deixando a região  úmida em demasia.
SOL MODERADO:
Excesso ou escassez do sol é prejudicial ao cabelo.
PENTEADOS: 
Tenha cuidado na hora de fazer um penteado, evite puxar muito a raiz ou o uso de coques apertados.
PENTE COM DENTES FINOS:
Opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos.
BANHO: 
Nunca lave o cabelo com água muito fria ou muito quente, utilize sempre a água morna para lavar o cabelo.
Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário